​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Em tempos de medo, por conta da crescente onda de ataques terroristas em países do Ocidente, saber quais são os dez países que hoje em dia se mantém no topo da lista dos “países mais pacíficos do mundo” é de grande valia, não é mesmo?

Pois é, muitas pessoas que viajam frequentemente aos Estados Unidos e Europa (principalmente Europa) começaram a ficar mais temerosos em viajar para estes locais e destinos tidos como tranquilos em outros tempos, como França, Bélgica, Turquia e Orlando, hoje estão enfrentando a sombra do terror.

Se você é um viajante que quer evitar, pelo menos por enquanto, os países mais inseguros, deveria conhecer o chamado “Índice Geral da Paz (IGP)”, um relatório que anualmente é divulgado pelo “Instituto para Economia e Paz (IEP)” trazendo um ranking dos países mais bem avaliados considerando 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas, grau de militarização e até mesmo a sensação de segurança da população.

O índice de 2016 é a décima edição do estudo e classifica as nações em uma escala de 1 a 5, onde o número 1 representa uma melhor colocação, quanto ao estado de paz e o número 5, em contraponto, representa uma maior insegurança e conflitos.

Segue o TOP 10 países mais pacíficos do mundo:

1. Islândia - IGP: 1,192

Imagem: speakzeasy.files.wordpress.com

2. Dinamarca – IGP 1,246

Imagem: cntraveller.com

3. Áustria – IGP 1,278

Imagem: lonelyplanet.com

4. Nova Zelândia – IGP 1,287

Imagem: planetware.com

5. Portugal – IGP 1,356

Imagem: nyt.com

6. República Tcheca – IGP 1,360

Imagem: flexitreks.com

7. Suíça – IGP 1,370

Imagem: lenews.ch

8. Canadá – IGP 1,388

Imagem: telegraph.co.uk

9. Japão – IGP 1,395

Imagem: geo.de

10. Eslovênia – IGP 1,408

Imagem: huffpost.com

Sem muita surpresa, a colocação do Brasil no Índice Geral da Paz (IGP) não é muito boa, sendo que o país ficou em 105º colocado, com índice de 2,176. Já os nossos vizinhos chilenos estão bem no ranking, pois o Chile encontra-se como o melhor avaliado entre todos os países da América do Sul.

Ocupando as últimas posições, os países menos pacíficos do mundo são Síria, Sudão do Sul, Iraque, Afeganistão e Somália.

E aí? Quantos dos países mais seguros do mundo você já visitou? Se ainda não viajou até eles, qual você escolheria para passar as próximas férias?

Fonte: BBC BRASIL 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar