​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Serra Catarinense (Foto: UOL)

Fazendo muito sucesso em todas as épocas do ano, e mais especialmente no inverno, a Serra Catarinense é famosa por suas lindas paisagens, altitude considerável e frio intenso, sendo que até mesmo neve é possível encontrar por lá, nos meses mais gelados, claro. Caso você esteja considerando uma visita pela região, resolvemos ajudar e fazer uma listinha das 5 principais cidades da Serra Catarinense para se visitar e curtir muito as belezas locais e respirar o ar puro das montanhas.

São Joaquim

A primeira cidade de nossa lista não poderia ser outra, se não a mais famosa de todas, a nível nacional. São Joaquim já está consolidada como uma das cidades mais turísticas de todo o estado de Santa Catarina, sendo um dos municípios privilegiados que recebem a visita da neve, nos meses mais frios do ano.

Já é tradição para boa parte dos catarinenses acender o alerta quando a meteorologia avisa que existem chances de precipitação de neve na região, e cair na estrada rumo a um fim de semana bem aconchegante por lá.

São Joaquim é pequena e está a cerca de 240 km de Florianópolis, tendo uma variedade interessante de hotéis e pousadas. Além do frio em si, que é a grande atração do local, uma visita a uma das tantas vinícolas que se concentram por lá e um passeio no parque de aventuras Snow Valley são sugestões recomendadas para aproveitar bem a cidade.

Imagem: Estrada de São Joaquim e vegetação coberta de neve, fenômeno recorrente nos meses mais frios do ano (Foto: Viagem e Turismo)

Urupema

Urupema carrega um título bem interessante e emblemático: O de cidade mais fria do Brasil. Apesar de não ser o município da região da Serra Catarinense que mais oferece atrações e atrativos famosos a serem visitados, a simpática e congelante cidade possui uma posição bem estratégica e fica próxima dos municípios de São Joaquim e Urubici e de seus pontos turísticos. No entanto, Urupema possui uma boa oferta de pousadas que fazem o estilo “aconchegante”, e brindam os visitantes com algumas atrações bem particulares, como a “Cascata que Congela”. Vale adicioná-la em seu passeio.

Urubici

Muitos dizem que Urubici é uma das cidades mais bonitas de toda a Serra Catarinense, e possui encantos naturais que fascinam quem se atreve a desbravar este pequeno município. Embora não seja o que mais possui ofertas gastronômicas, por exemplo, Urubici ganha posição honrosa no ranking pelas suas incríveis atrações naturais, como a Cascata do Avencal, sendo ela uma das maiores da região, com 100 metros de altura. O Morro da Igreja também é um local a ser visitado, já que é ponto habitado mais alto da região sul dos pais, com 1822 metros de altitude e de onde é possível se avistar a famosa Pedra Furada, considerada como o verdadeiro cartão postal da Serra Catarinense. Urubici também abriga e o Morro do Campestre, uma formação de arenito com 1380m de altitude e que possui um visual simplesmente espetacular.

LEIA TAMBÉM: UM FINAL DE SEMANA NA SERRA CATARINENSE

Imagem: Cachoeira do Avencal, em Urubici

Imagem: Do alto do Morro da Igreja, é possível conferir o cartão postal da Serra Catarinense, a Pedra Furada

Bom Jardim da Serra

Conhecida como o portal principal da Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é também chamada de capital das águas, considerando que possui muitos rios e 35 cachoeiras. A atração do município que realmente é a grande estrela para quem visita o local, é a famosíssima, Serra do Rio do Rastro, que possui 8 kms de subida, com paisagens de tirar o fôlego. A estrada cheia de curvas da Serra do Rio do Rastro é constantemente considerada uma das mais lindas estradas do mundo e assim que o topo dela é alcançado, um mirante (Mirante da Serra) recebe os turistas para que um visual de encher os olhos seja admirado e para que boas fotos sejam registradas.

Imagem: Serra do Rio do Rastro (Foto: viajali.com.br)

Bom Retiro

Último município da lista e é o que está localizado mais próximo ao litoral, mais precisamente da capital, Florianópolis, a aproximadamente 140 kms. Bom Retiro é pequena e serve como um “bate e volta” fácil e oportuno partindo de Floripa para quem já quer começar a sentir o clima gostoso e agradável das montanhas e de quebra degustar bons vinhos, visitando algumas vinícolas instaladas na região. Um dia pelo local já vale como suficiente para se encantar.

Esperamos que a nossa lista de 5 cidades para se visitar na Serra de Santa Catarina tenha inspirado e feito você se empolgar e pegar estrada rumo a esta maravilhosa região. Seja nos dias mais amenos ou no inverno mais gelado, conhecer os encantos naturais da Serra Catarinense é meta mais que obrigatória para aqueles que querem conhecer bem o estado. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar