​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Ouro Preto (Blog Turismo de Minas)

O estado de Minas Gerais possui uma das histórias mais ricas do país. São diversas cidades históricas com atrações arquitetônicas, culturais e gastronômicas sem igual.

Se você tem interesse em fazer um passeio histórico pelo estado, mas não sabe bem quais cidades incluir no roteiro, continue lendo este texto para conhecer 6 destinos incríveis.

Ouro Preto – a mais famosa das cidades históricas

Ouro Preto é uma das mais icônicas cidades históricas do Brasil. Basta andar pelas ruas para perceber que não faltam motivos para visitá-la.

Patrimônio histórico da humanidade, a cidade possui o maior conjunto arquitetônico do estilo barroco no Brasil, com duas igrejas como suas jóias da coroa: a Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais trabalhos do artista Aleijadinho e; a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, conhecida pela sua ornamentação exuberante, com mais de 400 quilos de ouro empregados.

A cidade ainda se destaca pelo seu contexto histórico no Ciclo do Ouro e como palco da Inconfidência Mineira.

Imagem: Ouro Preto (Blog Turismo de Minas)

Mariana – viaje pela história do Ciclo do Ouro

A cidade de Mariana é a mais antiga do estado e abriga atrações incríveis para quem é apaixonado por história e pela arquitetura colonial do século XVIII. Um de seus principais destaques é a Catedral Basílica da Sé, terminada em 1760 e considerada uma das mais ricas do Brasil, com peças como um órgão alemão de mais de mil tubos e lustres de cristal da Boêmia.

Outra atração que vale a pena é a Mina da Passagem, a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação (são mais de 300 metros só de trilho para um tour incrível pelo período do Ciclo do Ouro no estado!).

Imagem: Mariana (Blog Turismo de Minas)

São João del-Rei – arte barroca e religião

O centro histórico de São João del-Rei, repleto de casarões, sobrados e construções do século XVIII, é outra parada essencial para quem quer fazer um tour pelas cidades históricas de Minas.

As principais atrações turísticas do lugar incluem uma parada para assistir a missa na Igreja de São Francisco de Assis (que ainda é acompanhada por música barroca nas manhãs de domingo) e um passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, a próxima cidade do nosso artigo.

Imagem: São João del Rei (Blog Turismo de Minas)

Tiradentes – artesanato, gastronomia e cultura

Entre os principais atrativos de Tiradentes estão no “percurso do artesanato”, no qual alguns dos artesãos mais criativos do estado mostram todo seu talento na criação de produtos incríveis e, também, no seu cenário gastronômico singular – é por aqui que podemos provar os deliciosos pratos de comida tipicamente mineira.

Imagem: Tiradentes (Blog Turismo de Minas)

Congonhas – a beleza e a festa das tradições religiosas

Dentre as principais cidades históricas de Minas, poucas possuem uma força religiosa tão marcante como Congonhas.

Seu principal atrativo é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinho, um destino essencial para os fãs do talento de Aleijadinho, já que por lá estão algumas das suas esculturas mais celebradas.

O mais recomendado é visitar Congonhas durante a Semana Santa, quando a cidade está repleta de procissões e encenações católicas encantadoras.

Imagem: Congonhas (Blog Turismo de Minas)

Diamantina – um espetáculo sem igual

A riqueza de seu centro histórico, constituído por ruas de pedras habitadas por igrejas barrocas e ainda contando com a iluminação feita por lampião, foi o que fez com que Diamantina fosse declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1999.

Um dos grandes atrativos da cidade é a Vesperata, evento em que músicos tomam conta das sacadas dos sobrados no centro histórico para um espetáculo musical e visual inesquecível!

Imagem: Diamantina (Blog Turismo de Minas)

Gostou da nossa seleção de cidades históricas de Minas que todos devem conhecer? Então, não perca tempo e faça já as malas para visitar esses lugares incríveis! Mas antes não esqueça de deixar um comentário dizendo qual dessas cidades você vai visitar primeiro e por que.

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!  

Via: Blog Turismo de Minas

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar