​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Ilha do Campeche (Foto: Vanessa Palhano)

A paradisíaca capital de Santa Catarina já foi considerada um local com 42 praias, bem distribuídas ao redor de toda a sua costa. Há alguns anos, após um novo levantamento, foram catalogadas mais de 100 praias em toda Florianópolis e é possível que algumas praias desconhecidas ainda tenham ficado de fora da contagem.

As praias da região são bem variadas, tendo boas opções de águas mais bravas para o surfe e mais calmas para a criançada. Está de viagem agendada para a querida Floripa? Então vem descobrir a nossa relação das 6 praias da ilha que merecem uma visita:

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é sem sombra de dúvidas uma das praias mais queridas dos manezinhos da ilha e dos turistas que a visitam. Toda a sua badalação surgiu nos anos 70 e 80, época em que começou a ganhar notoriedade entre os surfistas, que descobriram na Joaquina um mar perfeito para o esporte, cheio de boas ondas. A Joaquina está na parte leste de Floripa e a 18,5 km do centro, do lado da Lagoa da Conceição. A praia tem uma vibe de vida “pura e simples” e as suas dunas de areia são propícias para a prática do sandboard. O mar é bravo e bem agitado, de águas geladas e por isso merece muita atenção por parte dos banhistas.

Imagem: Praia da Joaquina (Via: melhoresdestinosdeviagens.com)

Praia do Campeche

Um pouco mais de 14 km separam o centro de Florianópolis da praia do Campeche, praia paradisíaca, com uma beleza particular, e que, no decorrer dos anos, vem ganhando cada vez mais e mais entusiastas. O Campeche é uma das praias do sul de Floripa e é muito procurada por surfistas e pelos praticantes de kitesurf, por conta das boas e fortes ondas e também por famílias, atraídas por um estilo de vida natural, pela areia fina e pelo mar de águas claras.

Em frente à praia do Campeche fica localizada uma das joias de Floripa, a Ilha do Campeche. A areia bem fina, o mar calmo e as águas clarinhas ao estilo caribenho, fazem da Ilha do Campeche um dos grandes paraísos brasileiros. O acesso à ilha é feito com embarcações privadas ou por cias que realizam o transporte, que saem da própria praia do Campeche e de outras localidades de Florianópolis.

Quando visitar a Ilha do Campeche, não deixe de fazer uma trilha pelo local e o mergulho de superfície. Você não vai se arrepender.

Imagem: Praia do Campeche (Via: marinadosol.com.br)

Imagem: Ilha do Campeche (Foto: Vanessa Palhano)

Praia da Lagoinha do Leste

Quer ter a sensação de aventura e contato único com a natureza? Então uma visita a praia da Lagoinha do Leste vai fazer a sua cabeça. Considerada como um dos grandes cartões postais da cidade, a Lagoinha do Leste é uma praia protegida e faz parte do Parque Municipal que carrega o mesmo nome. A praia é deserta, intocada e a região conta também com uma lagoa e cachoeira, tornando a experiência de convívio com a natureza ainda mais completa.

A Lagoinha não pode ser acessada de carro, então para se chegar até ela é preciso caminhar por meio de trilhas, partindo do Pântano do Sul ou saindo da praia da Armação. Indicado realizar o caminho sempre acompanhado (por conta de possíveis emergências) e as trilhas podem levar de 1 a 2 horas, sendo que o local não possui estrutura para atender o turista (não espere encontrar restaurantes por lá, por exemplo). Leve comida, água, tênis confortável, roupa esportiva, protetor para o sol, filtro solar e saquinhos para coleta do lixo produzido. Última recomendação? Aproveite o visual!

Imagem: Praia da Logoinha do Leste (Via: trekkingrs.com)

Praia de Jurerê

A praia de Jurerê fica localizada no norte da Ilha, a cerca de 25 km do centro das cidade, e é dividida em duas partes bem diferentes: Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional. Jurerê internacional é mais conhecida e badalada devido aos famosos paradores a beira mar, às mansões de luxo, aos carros importados e pelas festas mais exclusivas da cidade. Gosta de mais calmaria? Vá na parte tradicional, que é onde se encontram os moradores mais antigos da região e aproveite a areia fina e águas tranquilas e quentes da praia. Ideal para toda a família e para as crianças.

Imagem: Praia de Jurerê (Via: executive.tur.br)

Praia do Moçambique

Estando a aproximadamente 36 km do centro, a Praia do Moçambique ganha destaque por ser a praia mais extensa de toda Floripa, contando com 7,5 km de faixa de areia. A praia é vizinha da famosa praia da Barra da Lagoa, ao Leste da cidade. Moçambique é uma praia ideal para quem gosta de explorar locais pouco acessados pelos nativos e pelos turistas. A área da região é preservada por fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, deixando a praia livre de construções e estruturas que possam prejudicar o meio ambiente e a natureza. O acesso da praia de Moçambique é feito sem muitas sinalizações e realizado através de uma estrada de chão. O mar é agitado e atrai muitos surfistas, e o seu ar de praia “virgem” é motivo mais que suficiente para ela estar em nossa lista.

Imagem: Praia do Moçambique (Via: destinoflorianopolis.com.br)

Praia de Naufragados

A praia de Naufragados também entra em nossa lista por ser uma das praias mais distantes e reclusas de Florianópolis, pouco badalada, porém com uma beleza indiscutível e com uma atmosfera bem diferente das outras praias da cidade. Do centro são cerca de 35 km e o acesso se dá através do mar ou por trilha (partindo da comunidade da Caieira), já que carros não são bem-vindos por lá.

A praia não é extensa demais e a trilha de acesso vai fazer você respirar o ar puro da região e se encantar com as paisagens de tirar o folego. As águas do mar são azul escuro e dependendo do vento do dia, podem ficar bem violentas.

Naufragados, assim como a Lagoinha do Leste, não é uma praia com estrutura para receber o visitante e não possui guarda vidas, sendo desaconselhável para os pequenos. Alguns bares locais, pertencentes aos moradores e pescadores da região, servem comida típica na praia e o local é aconselhável para a prática de trekking, pesca e surfe.


Imagem: Praia de Naufragados (Via: static.panoramio.com)

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar