​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Confesso que estava ansiosa para fazer esse passeio, pois antes de ir li que era lindo, mas com muitas curvas e que deveria ir até Hana e retornar pela mesma estrada, pois continuar seria perigoso devido as condições da estrada.

A Hana Road é uma estrada que é referência para os havaianos, são 90 km de uma ponta a outra, tem mais de 600 curvas, é estreita, de pista simples e sem acostamento em alguns trechos, mas com uma vegetação exuberante e boa parte dela passa perto do mar.



Estava hospedada em Kahului e o passeio até Hana durou o dia inteiro, sai do Hotel às 9h e retornei aproximadamente 20h, ou seja, tire o dia para fazer esse passeio com calma.

Começamos por Paia onde estão localizados os últimos postos de combustíveis até Hana, é uma cidadezinha muito acolhedora, na rua principal tem várias lojas que vendem produtos diferenciados, galerias de arte, bares e restaurantes. Diferente de Kahului, você não irá encontrar as redes americanas.

Após Paia tem a Hookipa Beach, que é muito bonita, com longa faixa de areia, estacionamento e salva vidas.

No caminho ainda passamos por Jaws, famoso pico de surf. Não há qualquer sinalização indicando a praia, então você precisa estar atento para entrar na Hahana Rd (a sua esquerda), dobrar a esquerda e andar uns 10 minutos numa estrada de chão.

No primeiro dia que fui não tinha onda, já no segundo dia me surpreendi com a quantidade de pessoas, pois estava rolando altas ondas. Realmente é bem emocionante ver os surfistas pegar aquelas ondas gigantes e ver aquela quantidade de fotógrafos.

Depois de Jaws começam as curvas, pelo caminho há alguns mirantes, realmente a estrada é muito linda, mas bem sinuosa.

Com uma entrada pouco sinalizada fomos até Honomanu Bay, uma praia muito bonita, com areia preta, fica num vale, e realmente merece a visita. Não tem qualquer infraestrutura, mas a natureza é exuberante.

Em seguida tem uma cachoeira, a Upper Waikani Falls, confesso que quando fui (fevereiro/2016) fazia muito tempo que não chovia, então as cachoeiras não tinham um volume considerável de água, estavam praticamente secas, e, portanto, não foram a principal atração.

No caminho você vai encontrar o Nahiku Marketplace, que são alguns trailers que vendem comida. Tem comida tailandesa, fish and chips, entre outros, inclusive, tinha um senhor que vendia produtos naturais, comprei um coco dele delicioso, além de bananas. Se estiver com fome não perca a oportunidade de comer aqui, pois depois não encontrará mais opções, só em Hana.

Uma das atrações imperdíveis no caminho é a Black Sand Beach, realmente algo bem diferente, uma praia de areia preta, mas que na verdade não é areia, são pedras negras, e a praia é linda. 

Continuando o caminho logo chegará a Hana, uma cidade pequena, sem muitos atrativos. Fui para Koki Beach, que é uma praia para a prática de surf.

Não muito longe está localizada a Wailua Falls que é uma cachoeira na beira da estrada, que quando tem um grande volume de água deve ser linda.

Resolvi não retornar pelo mesmo caminho e seguir o que estava fazendo até voltar ao Hotel e não me arrependo. Tem uma parte mais critica que não tem asfalto (Km 35 a 33) e só passa um carro por vez, mas para nós brasileiros acostumados com estradas esburacadas e em péssimas condições, é tranquila.

Apenas aconselho ir com cuidado e atenção e antes de anoitecer. A estrada continua costeando o mar, com lindas paisagens pelo caminho. Vi o sol se pôr depois de passar essa parte mais complicada, foi um belíssimo espetáculo da natureza.

Pensei que seria a única maluca a ir por este caminho, mas estava enganada, ha vários turistas que fazem esse percurso, pois voltar as 600 curvas de fato não é a melhor opção.

Achei interessante que pelo caminho tem varias bancas com frutas e flores, só que não tem ninguém vendendo, então você escolhe o que quer e como tem o preço nos produtos você deixa o dinheiro numa caixa que tem com cadeado e o proprietário passa no final do dia para recolher, imagina se fosse no Brasil?

Para quem não gosta de dirigir ou quer curtir de fato a paisagem sem se preocupar com a direção aconselho contratar uma empresa para fazer o passeio, existem várias em Maui, ou até mesmo um guia particular, pois a estrada é linda e vale muito o passeio, mesmo sendo um pouco cansativo, já que como falei anteriormente, para aproveitar as praias com calma será necessário reservar um dia inteiro.

Tenho certeza que não irá se arrepender de fazer o passeio, mas só analise qual o seu perfil antes de pegar a estrada, para que possa de fato aproveitar. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar