​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Paraty é uma bela cidade colonial, muito bem conservada, cheia de encantos e localizada apenas a 250km do Rio de Janeiro.

Fundada em 1667, o Centro Histórico preserva até hoje as construções da época e o passeio tem que ser feito sem pressa, por conta da quantidade de coisas para admirar e pelas pedras “pés de moleque” que por serem irregulares, necessitam de uma atenção especial, ainda mais quando molhadas.

* Centro Histórico

* Igreja Santa Rita de Cássia

Na região é proibido o tráfego de carros, mas tem estacionamento no entorno, sendo que nas ruas próximas também é possível estacionar o carro sem problemas.

Por lá você irá encontrar diversos restaurantes, bares, alambiques, sorveteria, lojas, etc, ou seja, um ótimo local para passear no final de tarde.


Sobre os restaurantes, existem opções para todos os gostos e bolsos, desde prato feito a pratos mais refinados. Há também bastante opções de bares com músicas ao vivo, ideal para quem estiver procurando um pouco mais de agito.

Algo bem característico de Paraty são as carrocinhas de doces, em cada esquina tem uma, vale a pena se aventurar.

Para quem gosta de carnaval animado, Paraty tem essa opção, a animação toma conta das ruas do Centro Histórico. Os blocos carnavalescos da cidade são os responsáveis por arrastar os foliões, que são de todas as idades.

Se pretende ir no carnaval não esqueça de reservar com muita antecedência, tentei fazer a reserva um mês antes e não consegui, tanto que só consegui opções de hospedagem para quarta-feira de cinzas.

A rede hoteleira é formada em sua grande maioria por pequenas pousadas, algumas situadas no Centro Histórico e outras um pouco mais afastadas.

Fora o Centro Histórico, Paraty também é um ótimo destino para quem curte a natureza, já que conta com diversas cachoeiras, umas de fácil acesso outras nem tanto, mas confesso que deixei esta experiência para uma próxima visita.

Para quem gosta de trilhas também é um destino perfeito, tem muitas opções, o ideal é contratar uma empresa especializada para facilitar o passeio.

Na cidade também são oferecidos inúmeros passeios marítimos para desfrutar as diversas praias e ilhas existentes na região, sendo que os passeios custam em média R$70,00 e duram de 4 a 5 horas. Você pode optar desde a embarcação, quais praias e ilhas visitar e se inclui almoço ou não, há realmente diversas opções.

Em nossa visita tentamos focar nos passeios marítimos, e assim, curtir as belezas naturais do local.

Um dos locais que visitamos foi a praia de Paraty-Mirim, que fica a 17km de Paraty, mas o percurso demora em média uns 30 minutos.  O local possui uma grande importância histórica, já que o local foi porto de desembarque de escravos. Na beira da praia encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição construída em 1746.

Em geral, Paraty-Mirim é uma praia tranquila e tem a opção de contratar passeio de barco para conhecer algumas praias do Saco do Mamanguá, que é um lugar impressionante e merece a visita.




A maioria dos passeios de barcos incluem no roteiro ilha Comprida, Praia da Lula, Lagoa Azul e Praia Vermelha, sendo que a partida pode ser do centro de Paraty ou até mesmo em Paraty-Mirim.

Um dos pontos de parada, a Lagoa Azul, surpreende pela cor da água, realmente fascinante, mas é apenas um ponto de mergulho, não tendo faixa de areia.  

* Lagoa Azul

Já a Praia Vermelha possui faixa de areia e estava bem mais lotada, mas mesmo assim é uma ótima opção.

Não restam dúvidas que Paraty encanta não só pela sua importância histórica como também pela sua grande beleza natural, não concordam?  Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre esse destino maravilhoso.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar