​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Quando decidimos visitar o Uruguai recebemos boas recomendações sobre uma vinícola imperdível, localizada a aproximadamente 70 km de Punta Del Este, a famosa Bodega Garzon.

Desta forma, reservamos um dia em nosso roteiro para ir conhecer o local e podemos confirmar que a visita à Bodega Garzon é realmente uma parada obrigatória para quem vai visitar a região e não só para quem assim como nós adora vinhos, mas para quem adora conhecer lugares incríveis.

Nós achamos a estrutura do local incrível, pois além de ser grandiosa, foi projetada para ser sustentável, por isso vamos contar toda a nossa experiência no local para vocês entenderem o porquê do nosso encantamento com o local.

Bom, para se chegar ao local partindo de Punta Del Este é bem fácil, basta seguir o mapa que há no próprio site da Bodega Garzón ou se prefere comodidade, colocar no GPS.

O trajeto é bem sinalizado, inclusive com indicações da Bodega, levando cerca de 1h30min para se chegar ao local. Contudo é importante mencionar que boa parte do trajeto é feito em estrada de terra, que até estava em boas condições, mas como pegamos chuva neste trajeto tivemos que fazer com maior cautela, o que atrasou um pouco a nossa chegada.

Tal atraso não prejudicou nosso passeio, pois tínhamos deixado algumas horinhas livres entre nossa chegada e o horário de nossa reserva para que pudéssemos mesmo ir passeando com mais calma e também para curtir um pouco o local.

Válido mencionar que a Bodega está localizada no pequeno povoado de Garzón, sendo esta uma parada interessante no passeio, justamente para curtir o ar tranquilo da cidade do interior e detalhes da pequena cidade. Por lá, o grande destaque fica por conta do Restaurante Garzón, do premiado e famoso chef Francis Mallmann.

Nossa dica é justamente essa, separar pelo menos meio período do dia para que o passeio valha a pena e para que você possa curtir o passeio e ainda conhecer todas as atrações que o local oferece, com calma.

Antes de contarmos sobre todas as opções de passeios no local é importante contarmos um pouco sobre o complexo que na verdade é chamado de Agroland, isso porque abrange além da Bodega Garzón onde são produzidos os vinhos, outras produções, como os azeiteis de oliva, amêndoas e castanhas, entre outros produtos.

Na verdade todo o sonho dos proprietários argentinos começou a tornar-se realidade justamente pela produção de amêndoas e castanhas, contudo o primeiro destaque da empresa foi na produção de azeite, o qual chegou ser premiado internacionalmente como o 14º, entre 25, melhor azeite fora da Europa pela Organização Internacional World’s Best Olive Oil.

Inclusive, entre 2016/2017, Colinas de Garzón, que é o nome da empresa produtora dos azeites, ganhou mais de 45 dos principais prêmios a nível mundial, e pelo sexto ano consecutivo foi considerada a linha de azeite de oliva extra virgem uruguaio mais premiado a nível internacional. 

Nós provamos 2 dos 3 rótulos de azeites vendidos no local e podemos dizer que é um azeite digno das premiações, e uma boa dica para trazer como lembrança ou presente, já que é vendido na própria Bodega Garzón.

* azeites Colinas de Garzón podem ser adquiridos diretamente na Bodega Garzón

Já a produção de vinhos começou a nascer com o plantio das primeiras parreiras em 2008. Certamente a localização dos vinhedos faz com que a produção de vinhos seja diferenciada, seja pela geologia da região como pela proximidade com o Oceano.

Deixando de lado a parte técnica e das características dos vinhos, as quais são devidamente abordadas durante o tour/visita pela Bodega, vamos falar da vinícola em si.

A Bodega Garzón conta com uma sede linda, sofisticada, moderna e muito preocupada com a qualidade da produção e com a questão da consciência ambiental, trazendo em sua construção e na produção de vinhos, rigorosas normas internacionais de sustentabilidade.

Para que vocês tenham ideia sobre tais padrões de sustentabilidade empregados pela empresa, podemos mencionar que a empresa investiu em captação da água das chuvas para utilização na produção, em tecnologia para redução do consumo de energia elétrica, inclusive investindo em energia eólica. Já na construção da sede, toda a madeira utilizada é certificada, sendo de reaproveitamento e para auxiliar na manutenção da temperatura interna, diminuindo a utilização de climatizadores artificiais, investiram em “telhados verdes”.

Logo que chegamos já ficamos encantados com o local, que como dito anteriormente, é bem moderno, e conta com um hall bacana e aconchegante. Na entrada fica uma espécie de guichê, onde é feita a recepção para os tours ou direcionamento para bar/restaurante.

* recepção da Bodega Garzón

* área da recepção, bem moderna 

Como nosso horário do tour ainda demoraria alguns minutos, aproveitamos o tempo para conhecer a estrutura da Bodega, que conta com um restaurante com capacidade para 120 pessoas, um bar/lounge com algumas mesas, uma sala de espera, e ainda um deck bem legal, com uma vista privilegiada para a propriedade.

* deck com vista espetacular para a propriedade


* restaurante

* bar/lounge

A Bodega Garzón oferece alguns tipos de experiências no local, como o pinique entre os vinhedos, o tour single vineyard, experiência premium, tour estate, o tour reserva e o Garzón aéreo.

No dia que visitamos o local, havíamos reservado a Experiência Premium, onde era possível além de conhecer a linha de produção da vinícola e degustar alguns rótulos, ainda havia um passeio guiado pelos vinhedos.

Contudo, como falamos no início, estava chovendo bastante durante a nossa visita, o que impossibilitou esse passeio, então acabamos realizando o tour state.

Nesse tour guiado conhecemos todo o interior da vinícola e pudemos conhecer o imenso complexo subterrâneo onde são produzidos os vinhos, passando por diversos ambientes.

* parte do complexo subterrâneo que passamos durante o tour

* um pouco da estrutura da Bodega Garzón

* continuando o tour

Ao todo são degustados 3 rótulos diferentes, e as degustações são realizadas no decorrer da visita, sempre acompanhado de diversas informações, tanto da uva como do processo de produção.

* um dos rótulos que degustamos durante o tour

* nosso guia explicando todas as curiosidades da produção e características do vinho

Ficamos realmente surpresos com a estrutura e impactados com a grandiosidade das instalações.

Ao final da degustação é possível comprar algum dos rótulos que foram provados no tour ou os demais que a Bodega comercializa, assim como outros produtos da marca, a exemplo dos azeites.

* alguns rótulos da Bodega Garzón

Será que gostamos? Claro!!! Portanto, independente se você é grande apreciador da bebida, uma visita na Bodega Garzón é um passeio bem interessante se estiver conhecendo Punta del Este e região, que pode ser facilmente combinada com um almoço ou jantar no restaurante do local ou mesmo no Restaurante Garzón (no pueblo), ambos assinados pelo premiado e famoso chef Francis Mallmann..

Informações adicionais no Site Oficial (clique aqui).

Contato: info@bodegagarzon.com ou pelo telefone +598 4224 1759.

Endereço: Ruta 9, km 175 – Garzón, Maldonado – Uruguai.

* visitamos a Bodega Garzón a convite do estabelecimento, mas as informações contidas neste post refletem nossa real experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar