​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Foto: Puerto Madero, uma das regiões mais charmosas da capital portenha

Que Buenos Aires nos encantou, isso não é novidade. A cada visita que fazemos a capital portenha percebemos o como ela consegue nos surpreender, e de maneira positiva, é claro!

A cidade, além de possuir diversas atrações e pontos turísticos, encontra-se muito bem preparada para receber e atender os turistas, proporcionando uma ótima experiência para quem a visita.

E como sabemos que Buenos Aires é destino recorrente de nós brasileiros, no post vamos dar algumas dicas gerais para facilitar a sua programação na capital portenha, confiram:

Localização

Capital e maior cidade da Argentina, além de ser considerada uma das mais importantes e populosas entre as capitais sul-americanas, Buenos Aires está localizada na Costa Ocidental do estuário do Rio da Prata, mais especificamente na costa Sudeste do Continente.

Do outro lado do Rio da Prata encontram-se as cidades uruguaias de Colônia de Sacramento e Montevidéu.

Como chegar

Devido à proximidade com o Brasil, há boa oferta de voos e horários, tonando cada vez mais fácil visitar a cidade de Buenos Aires.

Existem voos diretos partindo de diversas cidades brasileiras, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.

Além disso, são várias as companhias que operam nesse trajeto, como por exemplo, Aerolíneas Argentinas, GOL, LATAM, Azul, Emirates, Qatar e Turkish, etc.

Por ser destino recorrente, é muito comum encontrarmos promoções com valores bem atraentes, sendo uma ótima oportunidade para programar a viagem.

Importante mencionar que Buenos Aires é atendido por 2 aeroportos, Ezeiza e Aeroparque, sendo este último mais próximo da região central, embora com menor número de voos, já que atende principalmente a voos domésticos. Por sua vez, o Ezeiza é o mais conhecido e movimentado, contando ainda com um bom free shop, ideal para quem gosta de compras ou pretende levar alguma lembrança.

Para os mais corajosos, outra opção para chegar até Buenos Aires é de carro. Nós já tivemos a oportunidade de fazer esse trajeto uma vez, saindo de Florianópolis/SC, e podemos dizer que apesar de longo o percurso, a estrada é boa e tranquila.

Contudo, considerando a grande oferta de voos e promoções, vale a pena analisar bem os custos e verificar se realmente vale a pena fazer o percurso de carro. No nosso caso, aproveitamos para desbravar outras cidades da Argentina e Uruguai.

Para quem estiver no Uruguai, também é possível chegar à capital portenha atravessando o Rio da Prata de Ferry, através das empresas Buquebus e Express.

Já fiz a travessia com a empresa Buquebus, que conta com uma embarcação bem grande, confortável e confiável. Inclusive, atravessamos com o carro.

As empresas fazem o trajeto entre as cidades uruguaias de Colônia de Sacramento e Montevideo até Buenos Aires, assim como o trajeto contrário. Indicamos entrar no site da empresa e efetuar a reserva antecipada, e assim, evitar qualquer imprevisto.

Como se locomover

Buenos Aires conta com diversos pontos turísticos e atrações, dos mais variados tipos, atendendo desta forma a todo o público. Muitos destes locais encontram-se espalhados pela cidade, em seus diversos bairros, de modo que é fundamental analisar cautelosamente o roteiro a ser realizado e como chegar até o local.

Em nossa última viagem utilizamos o serviço de transfer entre o aeroporto/hotel/aeroporto, e foi ótimo. Praticidade, conforto e confiança, são apenas alguns benefícios que podemos citar sobre a nossa experiência (clique aqui para ver nosso relato).

Além disso, como fizemos alguns passeios pela cidade, a maioria incluía transfer, de modo que nos buscavam no Hotel e nos deixavam no mesmo local, ou então em algum ponto turístico que fazia parte do passeio, economizando tempo e dinheiro.

Também utilizamos táxi para realizar alguns trajetos mais longos, e podemos dizer que não é um transporte muito caro, principalmente quando comparado com o Brasil.

Pela rua você irá encontrar uma infinidade de táxis. Aconselhamos apenas a procurar os táxis amarelos, que constem a informação “radiotáxi”. Digo isto pois estes são mais confiáveis, inclusive, foi o conselho de um dos guias durante o passeio.

Não precisa ficar preocupado ou com receio, não tivemos nenhum problema ou reclamação com relação aos táxis, andamos em diversos momentos e horários, e todos, sem exceção, foram gentis e solícitos.

Na viagem também tentamos andar bastante a pé, principalmente na região central, para conseguir explorar os pontos turísticos, bem como para desbravar melhor a cidade e curtir a bela arquitetura.

Por isso, vale a pena analisar bem a localização do Hotel, pois facilita a locomoção pela cidade.

Fizemos um passeio a pé bem bacana pelo centro histórico que vale a pena conferir (clique aqui).

Também é possível utilizar o transporte público, que é atendido por ônibus e metro. Para isso, basta comprar um cartão chamado de SUBE, e que pode ser adquirido e recarregado em um dos muitos Kioskos espalhados pela cidade.

Por fim, ainda existe a opção de alugar um carro, contudo eu não vejo como a melhor alternativa, pois além do custo de aluguel, em determinados horários o trânsito é bem intenso, e pequenos trajetos podem levar um tempo bem superior, ainda mais quando não se conhece a cidade e seus “atalhos”.

Além disso, o trânsito na cidade é bem confuso, o que demanda uma maior atenção e cautela do motorista, e nem todos os Hotéis possuem estacionamento, o que pode gerar despesas extras. Portanto, só aconselhamos caso você realmente considere importante, e ainda tenha boa prática.

Para outras informações sobre como se locomover em Buenos Aires, confira o post exclusivo que preparamos sobre o assunto (clique aqui).

Onde se hospedar

Escolher um Hotel nem sempre é fácil, principalmente quando existem diversas opções, como é o caso de Buenos Aires. A cidade realmente conta com uma boa rede hoteleira, atendendo a todos os gostos e bolsos.

Por isso, vale a pena escolher o Hotel tendo como base a localização, pois vai influenciar bastante na forma que você vai explorar a cidade, já que assim pode-se evitar gastos desnecessários e desperdício de tempo para locomoção.

Pois bem, em nossa última passagem pela capital portenha ficamos hospedados em dois hotéis, um na região central e outro em Palermo Hollywood, e tivemos duas experiências bem diferentes.

Na região central ficamos hospedados na Avenida de Mayo, em um Hotel bem diferenciado, temático (em homenagem ao Tango), chamado Tango de Mayo. O Hotel conta com uma boa estrutura e ótima localização, sendo possível acessar vários pontos turísticos a pé. Inclusive, fizemos um post review sobre o Hotel (clique aqui).

Nas demais viagens que fizemos para Buenos Aires, tivemos a oportunidade de ficar hospedados em outros Hotéis, como por exemplo, Dazzler San Martín e Hotel Bel Air. Ambos são bem localizados, confortáveis e com bom atendimento.

Já em Palermo Hollywood ficamos hospedados no Hotel Clasico, com estilo boutique, que igualmente fica bem localizado no Bairro, próximo de diversos restaurantes e bares. Além disso, a poucos minutos de caminhada era possível chegar em Palermo Soho, ou nos Bosques de Palermo.

Palermo (tanto Hollywood como Soho) é um bairro bem aconchegante e com uma vida noturna bem desenvolvida, sendo assim, é bem legal para se hospedar caso pretenda explorar a região. A gastronomia também é ponto forte no bairro e também merece destaque.

Portanto, se você pretende explorar melhor a cena gastronômica ou vida noturna, realmente vale a pena ficar hospedado por ali. Caso contrário, não indico, pois os hotéis normalmente não são os mais baratos, e a sua localização fica mais afastada da região central, onde estão diversos pontos turísticos, o que vai representar em maior custo e tempo para se locomover.

Se pretende ficar hospedado em algum hotel mais refinado, no Bairro de Recoleta encontram-se alguns destes, a exemplo do Palácio Duhau - Park Hyatt e Alvear.

Quanto tempo

Como sempre falamos nos post sobre Buenos Aires, a cidade possui uma infinidade de atrações e pontos turísticos, atendendo a todos os gostos e bolsos.

Portanto, considerando estes aspectos, considero que 4 dias são suficientes para conhecer bem a cidade, com tempo para apreciar com tranquilidade os encantos do local.

Caso não tenha esse tempo disponível para desbravar a cidade, a dica é organizar bem o seu cronograma, otimizando assim o tempo e priorizando as atrações que serão visitadas.

Onde Comer

Certamente você já deve ter ouvido falar da ótima gastronomia de Buenos Aires. E realmente, é difícil visitar a capital portenha sem explorar os diversos restaurantes disponíveis na cidade. Comida de ótima qualidade aliada a um bom atendimento e preço adequado (claro que pode variar).

São muitos restaurantes espalhados pela cidade, dos mais variados tipos de culinária, o que ajuda a agradar os diversos perfis de turistas que visitam a cidade.

Justamente por ser uma cidade turísticas, existem os famosos restaurantes, que nem sempre oferecem a melhor comida ou preço, mas que mesmo assim, não deixam de ser bons.

Pois bem, algumas regiões abrigam boas opções de restaurantes, a exemplo de Puerto Madero, que ao longo de sua orla oferece ótimas opções, dos mais variados tipos e preços. Ali, já tivemos a oportunidade de jantar no Bahia Madero, e achamos uma ótima relação custo x benefício. Se visitar a região, não deixe de experimentar as delícias da gelateria Lucciano’s.

Por ali você também pode encontrar os famosos restaurantes Siga La Vaca, Cabaña Las Lilas, La Cabana, etc.

Outra região que nos agradou bastante foi Palermo, como já falamos anteriormente, que possui diversos restaurantes e bares. Podemos citar o La Miranda Parrilla como uma ótima opção para apreciar carnes, o Brandon Restaurant, como opção mais moderninha, e o Nick NY Sushi, para quem adora Sushi.

Se pretende curtir a noite, indicamos os bares The Harisson Speakeasy, que é um bar secreto, nos fundos do Nick NY Sushi e o Rey de Copas, que tem uma proposta diferenciada, mais temático, e com drinks autorais bem interessantes.

Escrevemos um post exclusivo sobre onde comer e beber em Buenos Aires, vale a pena conferir (clique aqui).

Temperatura

O clima na cidade é subtropical úmido, com estações bem definidas. No verão bastante calor, com maior umidade, sendo também considerada a época mais chuvosa.

Já o inverno possui temperaturas bem baixas, principalmente à noite, e é considerada uma época com menor chance de chuvas, embora com maior nebulosidade.

As estações de primavera e outono são épocas de transição, e portanto, sem calor e frio ao extremo, como nas outras duas estações, sendo boas épocas para viajar.

Nossa última viagem foi em maio/2017, e no caso, era outono, e mesmo assim prevíamos que seria um pouco frio. Contudo, os dias foram quentes, com média de 24o durante o dia, e somente a noite um pouco mais frio, mas dentro da normalidade. Praticamente não usamos as roupas de frio que havíamos levado.

Atrações

Há lugares imperdíveis em Buenos Aires e que você precisa incluir no seu roteiro.

Nós já fizemos um post falando especificamente das 10 atrações imperdíveis da cidade (clique aqui), mas além das já mencionadas no referido post podemos ainda mencionar muitas outras atrações que você não pode deixar de conhecer ao visitar Buenos Aires:

1 - Plaza de Mayo – Casa Rosada e Catedral Metropolitana;

2- Puerto Madero;

3 - Jardim Japonês;

4 - Um show de Tango;

5 - El Rosedal;

6 - Caminito;

7 - La Bombonera;

8 - Teatro Colón;

9 - Obelisco;

Dicas Gerais

Uma das dicas que temos para você que pretende visitar Buenos Aires é para levar repelente. Em alguns passeios que fizemos, como por exemplo no El Rosedal e Jardim Japonês, era praticamente impossível passear sem que fosse importunado pelos insetos que existiam no local. Portanto, leve repelente e passe mesmo se estiver de roupas compridas.

Outra dica é com relação às tomadas, que são diferentes do padrão brasileiro (assim como na maioria dos países). Portanto, para evitar desgastes desnecessários, aconselhamos levar um adaptador universal, pois nem sempre os hotéis disponibilizam adaptador.

Bom, essas são nossas dicas gerais sobre a charmosa cidade de Buenos Aires, espero que tenham ajudado a organizar melhor a sua próxima viagem. E se ficou alguma dúvida, não deixe de nos perguntar!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar