​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Roosevelt Tram (Imagem: stagebuddy.com)

Hoje encerro a série especial de 3 Posts sobre os Meios de Transporte presentes na cidade de Nova York, e para finalizar apresento e descrevo hoje mais 4 formas de transitar por dentro e pelos arredores de Manhattan. A cidade no geral realmente é bem eclética, em todos os aspectos, e isso reflete muito nas opções de transporte que lá estão disponíveis. Perdeu a Parte 1 e 2? Então clica antes aí:

COMO SE LOCOMOVER EM NOVA YORK? PARTE 1
COMO SE LOCOMOVER EM NOVA YORK? PARTE 2

Tuk Tuk (Pedicabs): Muito famosos em sociedades orientas como na Índia, Tailândia e diversos outros países asiáticos, os Tuk Tuks, que também são conhecidos como Pedicabs, Rickshaw e Bikecabs, conquistaram espaço pelas ruas de Nova York e são, assim como as carruagens, motivo de conflitos e discórdia. O transporte se caracteriza por uma bicicleta ou moto (em Nova York são bem mais comuns as bicicletas) carregando um “carrinho” que acomoda geralmente 2 pessoas, sendo elas carregadas pelo condutor. Simples assim. Boa parte dos veículos se encontram no Central Park e suas redondezas e em ruas famosas como a Broadway, Times Square e Quinta Avenida, por exemplo. O meio de transporte pode realmente ser interessante para aqueles que querem usufruir de um passeio diferente, descansar as pernas ou evitar trânsito, haja vista que os Tuk Tuks costumam trafegar ao lado das calçadas.

Pedicabs (Imagem: nydailynews.com)

Os Pedicabs são em sua maioria sustentáveis e dinâmicos, e os preços cobrados pelos motoristas podem variar em média de 3 a 5 dólares por minuto para os que ficam nas ruas. Já os “Tuks” que estão presentes no Central Park, em geral tem preço tabelado por meia ou 1 hora. Vale a pena combinar com o condutor antes do passeio e ficar ligado para não cair em alguns famosos golpes (pesquise bem antes).

Teleférico: Você sabia da existência de um teleférico em Nova York? Não? Pois saiba que a cidade possui um sim, chamado Roosevelt Tram. O teleférico segue as linhas tradicionais dos “bondinhos” presentes em famosas estações de Ski espalhadas pelo mundo e até mesmo com as mesmas características do nosso famoso “bondinho” do Pão de Açúcar, no Rio, onde os passageiros são transportados “em pé” e tendo “bondes” que comportam um generoso número de usuários. O Roosevelt Tram permite um passeio diferenciado de cerca de 4 minutos e direciona o turista até a ilha de Roosevelt (pequena ilha onde vivem e trabalham alguns Nova Yorkinos) e oferece vistas incríveis de Manhattan durante o percurso, atravessando o rio “East River”. O transporte é acessível e possui as mesmas tarifas do metrô, sendo $3 por trajeto ou sendo aceito o pagamento com o Passe Ilimitado do metrô, o Metrocard (Falamos dele AQUI!), opção de fato muito mais vantajosa. Gostou e quer dar uma volta no Roosevelt Tram? Quando for a Nova York, vá até esquina de 2nd Avenue com a 60th Street, local em que ele está localizado, e aproveite. Uma curiosidade bacana é que o Roosevelt Tram já apareceu e foi destruído em uma famosa cena no primeiro filme do Homem Aranha, de 2002. Vale conferir.

Roosevelt Tram (Imagem: marinachetner.files.wordpress.com)

Limousine: As limousines são veículos clássicos, cheios de pompa e de uma certa forma atemporais. Elas constantemente também podem ser vistas circulando pela Big Apple e você pode ter certeza que elas estão quase sempre transportando um executivo de Wall Street, uma celebridade famosa, um morador do prestigiado “Upper East Side” (bairro nobre e caro que fica localizado ao lado do Central Park), noivos recém casados ou turistas afim de uma experiência diferente. As limousines são espaçosas, confortáveis, cheias de mimos e claramente fazem o passageiro se sentir exclusivo e especial.

Você pode alugar uma limousine para te pegar no aeroporto e te levar até o Hotel/Apartamento, como transfer, ou juntar um grupo e circular pela cidade a noite, promovendo um passeio diferente e cheio de luxo, passando pelos principais pontos da cidade. Seja o que for, saiba que existem diferentes empresas e assim diferentes valores. Pesquise e aproveite um pouco do glamour e sofisticação embarcando neste modal que é um dos mais exclusivos de nossa lista. Seguem alguns serviços de “Limos” por lá: www.nycitylimo.com, www.carmellimo.com, www.nyclimousine.com, www.nycitylimo.com.

Limousine (Imagem: nycchauffeursvip.com)

Ônibus: A cidade de Nova York opera hoje a maior frota de ônibus públicos do mundo, com números incríveis de 4373 “carros” que servem milhares de usuários todo ano, sendo eles nova yorkinos e turistas, e contam com 16000 paradas espalhadas pela cidade. Tão democráticos quanto o metrô, os ônibus assumem o papel de complementar as linhas do metrô da cidade, ligando bairros mais distantes ou até mesmo transportando os passageiros no modelo chamado “interbairros”.

Vale a pena considerar os ônibus para os trajetos mais longos (bairros mais afastados) ou para transitar de forma mais dinâmica em curtas distâncias (dentro de um próprio bairro ou entre bairros vizinhos). O serviço de Ônibus opera dia e noite, com os tradicionais veículos de cores “azul e branco”, que são confortáveis em sua maioria. Os ônibus possuem WiFi, Ar Condicionado e todos são equipados com as rampas especiais para cadeirantes. Um ótimo exemplo de acessibilidade que deveria estar presente em todas as cidades do mundo, não é mesmo?

Quanto à tarifa, saiba que ela é única e os trajetos são tabelados em um valor geral de $2,25. E como falei anteriormente, os ônibus são complementares ao metrô e fazem parte do mesmo sistema integrado de transportes, então caso você tenha em mãos o passe ilimitado de metrô, saiba que ele também te dá direito a corridas ilimitadas com os “Buses”. Aproveite!

Ônibus (Imagem: autoevolution.com)

Foram 12 tipos diferentes de transporte ao todo, considerando os 3 Posts desse pequeno “especial” sobre os transportes presentes na Big Apple, e as características e particularidades de cada modal fazem com que cada um tenha um objetivo distinto e bem especifico, assim um meio de transporte acaba não excluindo o outro.  Acredito que eles devam ser utilizados de forma que você consiga extrair o melhor de cada um e o mais importante, promovendo uma locomoção dinâmica, prática e segura dentro da frenética cidade de Nova York, afinal, ela não para!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar