​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Foto Divulgação

A cada 2 anos, sempre no mês de Outubro, é realizada no coração da Serra Gaúcha a Festa do Espumante Brasileiro, ou Fenachamp, como é amplamente conhecida.

Completando 36 anos de história, o evento é realizado no Parque da Fenachamp – localizado na Rodovia VRS-313, km 16, em Garibaldi/RS, esta que é considerada a Capital Brasileira do Espumante, e tem o objetivo divulgar os espumantes nacionais, em especial os produzidos na região.

O munícipio de Garibaldi, como já mencionamos em outros posts sobre a região, fica a 110 quilômetros da capital Porto Alegre, e guarda, além do segredo para produzir os melhores espumantes nacionais, toda a cultura da imigração italiana no sul do país, preservando a história da colonização na região pioneira na produção de vinhos e espumantes no Brasil.

Depois de muitas recomendações positivas sobre a Fenachamp, felizmente, este ano tivemos a oportunidade de conhecer a 15ª edição do evento que ocorre de 05 a 29 de outubro e podemos dizer que fomos surpreendidos, não só pela organização impecável do evento e receptividade das pessoas locais, como também pela qualidade e excelência dos produtos que provamos.

No primeiro dia da Fenachamp ocorre o tradicional evento de abertura do evento – o sabrage coletivo, o qual já foi registrado no Guinness Book como o maior do mundo, e que foi criado pela organização com o intuito de valorizar o espumante, já que bastante usado para solenizar grandes e importantes momentos.

O sabrage é a abertura do espumante com um só golpe de sabre, ocasionando a degola da garrafa. Inclusive, essa tradição foi criada por Napoleão Bonaparte, o qual abria as garrafas com um golpe de sabre como forma de comemorar as suas vitórias.

Este ano, a informação que tivemos é de que 388 pessoas participaram do evento, sendo que tivemos o privilégio de fazer parte deste número, e comemorar o início do evento.

Certamente os espumantes da serra gaúcha despontam atualmente entre os melhores do mundo, com premiações dignas dos produtos que hoje as principais vinícolas da região oferecem. E a Fenachamp faz jus a estes produtos de extrema qualidade, pois consegue proporcionar aos amantes do espumante, toda a atmosfera de elegância que a bebida merece.

Isto porque a Festa possui uma infraestrutura diferenciada, fugindo muito àquela velha ideia de “Feiras Nacionais” com os tradicionais estandes, ou simples pavilhões.

De uma maneira positiva, a Fenachamp consegue divulgar várias marcas dos produtos locais mantendo um ar de sofisticação, pois cada uma das 23 vinícolas participantes possui um espaço próprio, onde instala toda sua infraestrutura para que os visitantes se sintam confortáveis para degustarem com calma e requinte os produtos oferecidos.

* Espaço da Chandon

* Espaço da Vínicola Pericó

Vinícolas bastante conhecidas como Chandon, Miolo, Garibaldi, Peterlongo, Pericó, entre outras, são exemplos das participantes no evento.

Logo, a Festa é uma oportunidade única para os amantes do espumante, pois além de possibilitar ao visitante a oportunidade de conhecer e degustar os melhores produtos nacionais no segmento em um só local, ainda consegue proporcionar momentos de descontração em um ambiente requintado e familiar.

Vale mencionar que outro diferencial da Festa são os shows artísticos e culturais que ocorrem em um palco montado bem no centro do pavilhão, que ao mesmo tempo em que integra os diferentes ambientes de cada vinícola, não interfere na tranquilidade que sentimos para conversarmos, sem que o som fosse um incomodo.

Se você sentir fome, há espaços reservados à gastronomia local, onde você pode saborear desde comidas típicas a sobremesas deliciosas, sendo que todas as diversas opções podem ser servidas nos ambientes das vinícolas também, facilitando a experiência do visitante.

Nós, por exemplo, tivemos a oportunidade de jantar no Restaurante Veteranos, que conta com opções de massa, galeto, frios e polenta, funcionando como buffet livre. Comida caseira e bem saborosa, com preço justo. Ainda provamos uma trufa com sorvete da Devorata Trufas Artesanais, e um delicioso Brownie da Le Petit Sablé.

* Buffet do Restaurante Veteranos

Além do setor destinado aos espaços das vinícolas e restaurantes, existe ainda um espaço onde são realizados cursos de degustação e até de gastronomia. Em nossa visita pudemos realizar um desses cursos de degustação, que curiosamente foi realizado pela vinícola catarinense, a Pericó, e adoramos conhecer e degustar também os produtos desse produtor.

Por ali, ainda é possível encontrar itens de artesanato, que de maneira muito interessante, trazem nos produtos uma homenagem à bebida da festa, o Espumante.

* Um exemplo de artesanato encontrado


Por fim, vale mencionar que na entrada do pavilhão está disposta uma feira comercial, com grande diversidade de produtos e setores, agradando a todos os gostos.

Já no lado de fora dos pavilhões, está situada a Vila Típica Italiana, onde produtores rurais e a comunidade local produzem e comercializam deliciosas comida típicas, como pães, cucas, geleias, salames, e que podem ser adquiridas ou degustadas ali mesmo, aproximando ainda mais o visitante à cultura do local.


* Capela na Vila Típica Italiana

Outras atrações disponíveis na Festa são brinquedos infláveis e games para a alegria do público infantil, bem como escalada e tirolesa para os mais corajosos.

Para se ter uma dimensão da grandeza da Fenachamp, segundo informações da Secretaria de Turismo de Garibaldi, mais de 15 mil pessoas prestigiaram a festa no primeiro final de semana do evento, com 6 mil garrafas de espumante consumidas.

Se você se interessou, não deixei de participar, pois a Fenachamp 2017 segue nos próximos finais de semana de outubro, incluindo programações até o dia 29 de outubro (clique aqui para ver a programação).

Para acesso ao Parque da Fenachamp é necessário adquirir o ingresso que custa R$ 15,00 por pessoa, podendo ser adquirido antecipadamente no comércio de Garibaldi ou pela internet (clique aqui), e o estacionamento possui um custo de R$15,00 por veículo.

Como podem perceber, motivos não faltam para conhecer o evento, não é mesmo?

*Visitamos a Fenachamp 2017 a convite da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi/RS.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar