​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Quem já viajou ou viaja frequentemente para Nova York, sabe que grande parte das atrações da cidade já existem há muitos anos e ajudaram a construir toda a atmosfera única de uma das cidades mais clássicas do mundo. Nova York possui grandes e famosos monumentos e com a ajuda da cultura pop em geral (cinema, seriados...), povoam o imaginário de boa parte do mundo, que sonha um dia em poder visitá­los de perto. São obras antigas porém atemporais e cito aqui algumas famosas, como: Estátua da Liberdade, Central Park, Quinta Avenida, Flatiron Building, Times Square, Rockefeller Center, Empire State, Metropolitan, Grand Central Terminal e até mesmo as finadas Torres Gêmeas (World Trade Center).

Porém, apesar de toda a História que a cidade carrega por meio de suas atrações mais idosas, a famosa ilha não deixa de evoluir e dá lugar aos ares jovens dos espaços que vem sendo criados. Nova York consegue se modernizar e criar uma nova vida e ainda assim resguardar todo o seu precioso e importante passado, equilibrando de forma bem satisfatória a cidade de ontem, de hoje e que deseja ser no futuro.

A Nova York de hoje vem se modificando e projetos recentes ganham destaque, merecendo toda a atenção dos seus novos ou já veteranos admiradores. Entre as novas idealizações, o destaque vai para a Freedom Tower (Novo World Trade Center), o novo Museu "Whitney", a revitalização do bairro Williamsburg, a futura "maior roda gigante do mundo" e o um dos parques urbanos mais queridos e celebrados da cidade: o High Line.

O High Line se configura como um parque urbano suspenso, inaugurado em 2008 no bairro Chelsea e foi implantado sobre uma linha férrea que havia sido construída em 1930 e logo após, desativada. No ano de 1999, a área esteve ameaçada e alguns empreendedores pretendiam demolir o elevado. Diante do feroz desejo capitalista, um grupo de residentes da vizinhança criou a ONG Friends of the High Line, visando a criação de um espaço público arborizado e ideal para passeios. Conseguiram!

 Fico feliz que a ONG prosperou e que o parque idealizado foi de fato desenvolvido, pois falo sem medo que foi um dos lugares mais legais que visitei em minha última viagem à Nova York. Era minha segunda estadia em Manhattan e em minha primeira viagem já havia desbravado as atrações mais tradicionais. Não que eu não tenha as visitado na segunda vez, porém eu tinha mais tempo (10 dias) e resolvi aproveitar a oportunidade para conhecer outros cantos.

Logo digo que é um lugar simples, sem muita afetação, porém acredito que o dia ensolarado de agosto (verão americano), o meu estado de espírito, as pessoas descoladas e a arquitetura moderna me fizeram tirar o chapéu para o lugar. Me senti muito bem lá.

Para chegar no parque é bem tranquilo, seguindo em direção ao Chelsea, seja de metrô, taxi, Uber ou Bicicleta, próximo ao cruzamento da 10th Ave com W23rd St.

Subi no parque durante uma manhã que foi dedicada a desbravar os bairros Chelsea e Greenwich Village, e logo fui caminhando, calmamente sentindo o clima do lugar e tirando fotos, muitas fotos! O High Line é extremamente fotogênico e oferece ângulos de Nova York bem particulares, aumentando ainda mais a euforia em estar lá.

Diante dos atletas correndo e pedalando, as babás passeando com as crianças, os moradores locais que procuravam apenas meditar ou passear com seus cachorros, os fotógrafos, os hipsters e os turistas (muitos turistas, Italianos em especial), eu procurei olhar para todos os detalhes, arquitetura e design dos prédios que rodeiam o parque, os painéis de arte urbana, os jardins muito bem preservados e as vistas que o lugar oferece.

 O High line pode ser descrito como uma galeria de arte a céu aberto, um ambiente "cool", denominado como um dos melhores espaços públicos do mundo, cercado de hype e é o queridinho do momento. Uma maravilha que em meu ponto de vista, merece ser visitado.

"Perdi" quase toda a manhã no local e ainda acho que não foi o suficiente. As boas memórias estão guardadas comigo e em meu computador e não vejo a hora de voltar. Está de viagem marcada ou sonha em visitar Nova York? Pois saiba que o High Line merece um lugar no seu roteiro. Encaixa ele lá!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar