​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

A pequena cidade de Carmelo, no Uruguai, situada às margens do Rio da Prata, foi fundada no ano de 1816 pelo herói da independência nacional José Artigas, e até hoje preserva a arquitetura e o estilo de vida tranquilo, sendo bastante conhecida por causa de suas vinícolas centenárias.

E como bons apreciadores da bebida, não poderíamos visitar a cidade sem conhecer uma de suas vinícolas, não é mesmo?

Assim, aproveitando a nossa experiência Carmelo, fizemos uma reserva para conhecer a prestigiada Narbona Wine Lodge e o melhor, fazer a degustação de vinhos e queijos, uma das opções disponibilizadas por lá.

A Narbona Wine Lodge está situada em uma antiga Fazenda, original do ano 1909, onde Juan de Narbona fundou umas das primeiras bodegas do país, e que atualmente conta com uma área de aproximadamente 50 hectares, onde se concentram os vinhedos e algumas árvores frutíferas, que são utilizadas para elaboração de geleias e caldas.

No local, além dos vinhedos, também estão estabelecidos o Lodge, com apenas 5 quartos, bem exclusivos e no estilo boutique, o restaurante e o armazém.

* O Lodge está situado em uma construção antiga, bem arquitetura bem preservada

* área comum do Lodge, bem aconchegante

* bastante verde junto à área comum do Lodge 

Uma vez que chegamos à Narbona, fomos prontamente recebidos pela equipe do local, que nos levou até o nosso guia, para então começarmos o passeio.

* pelo tour conseguimos observar bastante área verde na estrutura da Narbona

Não se trata apenas de uma simples degustação de Vinhos e Queijos, já que o passeio inclui um tour guiado pelas Adegas (antiga e nova), passando pelo meio da estrutura do local, inclusive pelo Lodge, que é muito charmoso, em meio aos vinhedos.

* durante o passeio fomos conhecer a estrutura da Vinícola

* nova adega, ambiente muito bem elaborado

* mais um pouco da estrutura da Narbona

* este local serve como uma espécie de "Museu", com itens antigos da Fazenda onde foi instalada a Narbona

O tour é relativamente rápido, mas bem interessante, pois assim é possível conhecer não só a estrutura, como também ter uma noção mais aprofundada da origem do local, produção dos vinhos, etc.

Para se ter uma ideia, a Vinícola Narbona conta com 15 hectares exclusivos para Tannat, a sua principal uva, além de áreas destinadas a outras variedades, como Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah.

Pois bem, após o tour fomos guiados até a Cave subterrânea, chamada de Antiga Cava, um ambiente mais reservado, bem interessante, e que possui uma decoração bacana, conservando a atmosfera da antiga moradia italiana.

* Antiga Cava e seu ambiente mais reservado, onde fizemos a degustação

* detalhes da decoração na Antiga Cava

É na Antiga Cava que é realizada a degustação, a qual é composta de 3 rótulos de vinhos Narbona, acompanhada de uma variedade de queijos, pães e azeite, tudo produzido ali mesmo.

* a degustação de vinhos e queijos é composta de 3 rótulos de vinhos e alguns queijos para harmonização

O guia começa a degustação explicando os tipos de rótulos que serão servidos, bem como as particularidades de cada uva/vinho, como aromas, coloração, etc, bem como sugerindo o tipo de queijo específico para melhor harmonizar com o vinho.

Iniciamos a degustação com o vinho Tannat Rosé, seguido de um Pinot Noir e finalizando com um Tannat Roble, este que foi o nosso favorito.

* após a degustação, ficamos à vontade para degustar os vinhos

* vinho Tannat Roble, nosso favorito

Diferente de uma simples degustação, na Narbona você é convidado de fato, para explorar os rótulos que são oferecidos, já que após a apresentação destes e harmonização, o guia nos deixa à vontade para curtir com calma o ambiente, e claro, apreciando os vinhos.

O ambiente é tão agradável, que sequer percebemos o tempo passar, sendo uma experiência bem diferenciada e interessante.

* mais um pouco do ambiente da Antiga Cava

Nossa intenção, após a degustação, era aproveitar para explorar também um pouco do restaurante da Narbona, mas como a degustação é bem completa, estávamos mais que satisfeitos.

O Restaurante está situado bem na entrada da Narbona, e conta com três ambientes diferentes, bem adequadas para receber bem os visitantes, e com uma decoração repleta de detalhes que chamam a atenção. 

* variedade de rótulos da Narbona que ficam expostos nos ambientes do Restaurante

* estrutura do balcão de atendimento do restaurante

* queijo também produzido pela Narbona

* Grappa feita pela Narbona

Mas antes de irmos embora, resolvemos conhecer o Armazém, espaço dedicado à venda dos produtos produzidos pela Narbona. A lista de produtos é realmente completa e impressiona, pois além dos vinhos, ainda é possível encontrar uma variedade de queijos, doce de leite, iogurte, geleias, azeites de oliva, massas e itens de padaria.

* variedade de queijos e iogurte produzidos pela Narbona

* mais um pouco dos produtos disponíveis no Armazém

* alguns vinhos disponíveis para compra ou para degustar no restaurante

Diante de tanta variedade, aproveitamos para trazer alguns vinhos e doce de leite, o qual consideramos sem dúvidas um dos melhores que experimentamos no Uruguai, pois é bem artesanal, nos remetendo à sabores da infância.

E assim, finalizamos nosso passeio pela Narbona Wine Lodge, que superou em muito nossa expectativa, pois não foi apenas uma simples degustação, mas sim uma experiência completa, digna de bons momentos.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente no Site Oficial (clique aqui), pelo e-mail info@narbona.com.uy  ou telefone (+598) 4544 6831.

* visitamos a Naborna Wine Lodge a convite do estabelecimento, mas as informações contidas neste post expressam nossa real experiência no local.

** nossa visita faz parte da Experiência Carmelo;

+ veja também como foi nossa experiência em Puerto Camacho, também em Carmelo

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar