​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Eu tinha muita vontade de conhecer Gante, ou Ghent, na Bélgica e dessa vez não deixei a cidade de fora da viagem.

Ela é a 4 maior cidade da Bélgica e tem o estilo medieval e vejo muita gente comparar ela com Bruges, mas Ghent é mais grandiosa pelo seu tamanho.

A cidade é bem grande, mas a parte turística esta situada no centro, então é possível fazer tudo a pé.

Cheguei de trem na estação St Peters e já fiquei admirada com ela, que tem muitos arabescos diferentes e é super colorida.

Dormi uma noite por lá, em um Ibis Budget que fica próximo ao porto e foi super tranquilo ir a pé para o centro, cerca de 20 minutos caminhando.

A primeira parada do passeio foi a praça Sint Veerplain, que fica em frente ao castelo. Lá tem vários bares e restaurantes para você sentar e ficar admirando a arquitetura, que me lembrou bastante alguns prédios em Bruges.

*Sint Veerplain

O Castelo dos Condes é um castelo do século XII, mas que está muito bem preservado e pode ser avistado de várias partes da cidade. É possível fazer uma visita guiada e subir até o topo, dizem que a vista de lá é maravilhosa, mas como estava chovendo, super nublado e muito frio, eu acabei desistindo de gastar meus euros. Dentro do castelo não tem muita coisa para ver, mas as estruturas que ficaram, a vista do alto e sala de tortura.

Ghent também tem muitos canais e o rio Lis, então é possível fazer um passeio de barco para ter um outro ponto de vista da cidade. Infelizmente não fiz em função do tempo, mas acredito que se em uma viagem você estiver visitando Bruges e Ghent, basta escolher uma das duas para o passeio. Meu conselho é para aproveitar e caminhar pelos canais que cortam a cidade, passar pelas pontes e admirar dessa forma.

Saint Nicholas Church é uma igreja maravilhosa por fora, grandiosa e que me chamou muito a atenção pela arquitetura e suas torres, achei ela simplesmente linda. A parte de dentro é maravilhosa também e eu fiquei impressionada com o tamanho do pé direito da igreja.

*Saint Nicholas Church

*Saint Nicholas Church

*Saint Nicholas Church

Outra igreja muito conhecida é a Saint Bavos, que é a catedral da cidade e tem um estilo gótico que foi construída em 1559. Dentro da catedral está a obra “Adoração do cordeiro místico” que é muito famosa na história de Napoleão e depois dos nazistas, porém para visitar essa parte é preciso comprar um ingresso, enquanto a visita a catedral é free.

*Saint Bavos

Belfry ou a torre do sino, é outro ponto turístico muito visitado em Ghent. Dizem que ela se tornou o símbolo da independência da cidade e por isso tão importante. É possível subir no topo da torre e ver a vista da cidade, no passeio da torre também há uma prisão histórica que pode ser visitada.

*Torre Belfry

*Torre Belfry vista de outro ângulo

A Torre Belfry, Catedral St Bavos e Igreja St Nicola, são chamadas de três torres e todas elas estão alinhadas.

PS - Fique atento aos horários de abertura das atrações turísticas, pois eu fui no inverno e tudo fechava extremamente cedo.

A minha parte favorita da cidade foi ficar sentada a beira do rio Graslei, próximo a ponte St Michels e ficar observando as casinhas históricas, tudo isso com uma batata frita belga na mão, é claro. Há duas casas que mais se destacam, Korenmetershuis construída em 1435 e a Spijker do século XIII que hoje inclusive é uma cervejaria.


Grasburg é outra ponte que merece a visita, ela é bem pequena feita de madeira e tem uma vista bonita das casinhas.


As margens do rio Koranlei também tem muita graça e arquitetura bonita para fotografar e observar.

Visitei também a famosa rua de grafites, Werregarensteeg, para quem gosta é um prato cheio.

Veldstraat é a principal rua de comércio da cidade e vale a pena o passeio. Essa rua sempre teve muita importância para a cidade e já recebeu muitas pessoas importantes nos séculos passados.

Ghent tem um doce famoso, o Neuzen ou em português “nariz” e leva esse nome devido ao formato. Experimentei um e confesso que não agradou o meu paladar.

Como visitei Ghent por um dia e já escrevi anteriormente, a parte histórica é pequena então aproveitei para ficar andando sem rumo nas ruas e achar lugares lindos e fora da rota turística.

A cidade é linda e me surpreendeu positivamente, o estilo gótico faz você pensar que ela será super cinzenta e sem vida, mas Ghent é o contrário disso, cheia de vida, com uma arquitetura lindíssima e muita história para contar. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar