​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Localizada na Serra Catarinense, a cidade de Urubici está situada a apenas 170 km de distância da capital Florianópolis/SC, e guarda verdadeiros tesouros da natureza a serem explorados.

Como ainda não conhecia a cidade, aproveitei um final de semana para subir a serra e curtir toda a beleza que Urubici tem a oferecer, e confesso que fiquei positivamente surpreendido com o lugar!

Por isso, no post de hoje vou trazer algumas dicas de lugares bacanas para você conhecer, confiram:

Serra do Corvo Branco

Um dos lugares mais conhecidos e procurados pelos turistas é a Serra do Corvo Branco, uma estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará e que foi a primeira ligação entre o litoral e a serra.

A apenas 30 km do centro da cidade de Urubici, e com parte do trajeto sendo realizado em estrada de chão, certamente o passeio vale muito a pena. Logo na entrada da Serra fica o famoso corte na rocha, formando dois paredões imensos ao longo da estrada. Realmente é impressionante e merece uma foto!

* parada obrigatória para uma foto

Não deixe de continuar a percorrer a estrada até chegar no mirante, onde é possível ter uma vista incrível da Serra e da vegetação local.

* vista privilegiada do mirante

Morro da Igreja

É o ponto turístico mais famoso e procurado de Urubici e está situado a apenas 29 km do centro da cidade. O Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto do Sul do Brasil, com 1.822 metros de altura, e o local onde foi registrado a temperatura mais fria do país.

Do topo é possível ter uma vista privilegiada para a Pedra Furada, uma formação que realmente impressiona, e que pertence ao Parque Nacional São Joaquim, na divisa dos municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici.

* famosa pedra furada 

Para quem deseja visitar o Morra da Igreja é importante saber que é necessária uma autorização do ICMbio, que deve ser obtido diretamente em seu escritório no centro da cidade de Urubici.

Durante a nossa viagem o local estava fechado para visitação, por isso, é bom confirmar antes se já existe a liberação ou não.

Cascata do Avencal

Situada no Morro do Avencal, a Cascata conta com uma queda livre de 100 metros, e possui este nome por causa da Avenca, uma vegetação que é bastante comum no local.

Você pode chegar de carro até a parte superior da Cascata, onde pode optar entre 2 propriedades privadas para acessar o mirante. Cada mirante possui uma vista diferente, já que estão em lados opostos, sendo que o ingresso custa 5 reais por pessoa em ambos.

* vista da Cascata do Avencal

Particularmente preferi a propriedade Parque Cascata do Avencal, pois embora tenha um pequeno mirante, a sua vista da Cascata é de frente, sendo possível contemplar toda a sua imponência. Para quem gosta de aventuras no local também existe um tirolesa que sobrevoa a cascata.

* vista da Cascata do Avencal a partir do Parque Cascata do Avencal

Também é possível chegar na parte de baixo da Cascata através de uma trilha, sendo uma ótima opção para ter um ângulo diferente da queda d’água.

Morro do campestre

Situado a 1.380 metros de altitude, impressiona com a sua formação geológica. Do local é possível ter uma vista panorâmica espetacular do Vale do Rio Canoas e encontrar um dos locais mais bonitos para curtir o pôr do sol na cidade.

* vista espetacular do topo do morro do campestre

É possível chegar de carro bem próximo do topo, embora ainda assim seja necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 600 metros para alcançar as formações geológicas.

* Morro do Campestre e sua formação geológica

* ótimo lugar para curtir o pôr do sol

O Morro do Campestre está situado em propriedade privada e a entrada custa 5 reais por pessoa.

Cascata Véu da Noiva

O seu nome foi dado em decorrência da água deslizar pelos paredões de rocha, formando uma espuma branca que lembra um grande véu de noiva. Com 62 metros de queda, a cascata é bastante conhecida e ponto de parada constante entre os turistas.

* Cascata Véu da Noiva

A Cascata está situada em uma propriedade privada situada no trajeto que dá acesso ao Morro da Igreja, sendo que no local você ainda pode aproveitar para explorar algumas trilhas e outras cachoeiras.

* uma das cachoeiras que encontramos no parque

A entrada custa 5 reais por pessoa, com direito ao estacionamento, e você também encontra um restaurante e uma pequena tirolesa.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A apenas 10 km do centro da cidade e no caminho para a Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma atração que realmente nos surpreendeu, pois é realmente muito bonita e o local bem preservado.

Bastante arborizada, a gruta é toda cercada de paredões, e conta com uma queda d’água com mais de 10 metros de altura, composição perfeita de elementos! Um ambiente de paz e tranquilidade é facilmente encontrado por ali.


* o local é bem arborizado

Não é cobrada nenhuma taxa para acessar ao local, apenas uma doação voluntária para a manutenção, e na frente existe local para deixar o carro.

Inscrições Rupestres

Localizada no Morro do Avencal, um pouco antes do no acesso à Cascata, é possível encontrar algumas inscrições rupestres deixadas pelos povos antigos que habitaram o local há pelo menos 4.000 anos, sendo assim, considerada um dos principais registros arqueológicos da Serra Catarinense.

Não é cobrado nada para acessar o local, embora quando visitamos estivessem construindo um deck bem em frente, que pertence a uma propriedade privada.


Igreja Matriz

Inaugurada no ano de 1973, a Igreja Matriz é uma atração por quem passa pelo centro da cidade, já que chama a atenção pela sua imponência e beleza. Construída em estilo gótico, a Igreja conta com 3 entradas bastante semelhantes à entrada principal, o que causa até um pouco de confusão nos visitantes. Mas não deixe de acessá-la, pois achamos o seu interior ainda mais bonito.


Bom, estas são algumas dicas do que visitar em Urubici, espero que tenha ajudado, e boa viagem!!!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar