​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

A Estância Mimosa está localizada na Rodovia MS-178 a 24km de Bonito/MS, com um pequeno percurso de estrada de chão, que é bem tranquilo, não necessitando de veículo 4x4.


A atração funciona todos os dias das 07h30 às 18h, mas é necessário reservar com antecedência, pois existe um limite diário de visitantes.

A principal atividade da Estância Mimosa é o ecoturismo e na visita percebemos que prezam pela qualidade dos serviços, segurança para os visitantes e conservação ambiental.

Ao chegar ao receptivo do local um funcionário irá lhe repassar todas as informações necessárias para aproveitar bem o passeio.

* Receptivo

O passeio de trilha e banho de cachoeira é feito em pequenos grupos, de no máximo 12 pessoas, sendo que crianças a partir de 3 anos podem participar, dura em média 3h30min e o grupo é acompanhado por um guia devidamente credenciado.

Para chegar até ao início da trilha, é necessário percorrer um curto trajeto a bordo de um caminhão, que nos leva até uma “casa” de apoio, que conta com banheiros.


Durante o passeio não é permitido usar chinelo ou sapato aberto, sendo necessário tênis, sapato fechado ou botas de neoprene. Caso não tenha, não precisa se preocupar, pois eles alugam as botas de neoprene por R$5,00.

Além disso, existem coletes salva-vidas à disposição para quem quiser usar nos banhos de cachoeira.

* Local onde se aluga a bota de neoprene

A trilha conta com 2.800 metros (ida e volta) e percorre a mata ciliar do Rio Mimoso, com uma fauna e flora exuberante, o trajeto é bem acessível, conta com passarelas de madeiras e escadas e no trajeto você passa por leitos de riachos secos, por mirantes com vista para a Serra da Bodoquena e por oito cachoeiras.

* Vista das Cachoeiras pelo caminho



A trilha possui grau de dificuldade fácil e exige um condicionamento físico moderado, mas como são realizadas algumas paradas durante o caminho, achamos bem tranquilo.


Nosso guia optou em caminharmos até a última cachoeira sem parar para banho e voltar aproveitando as piscinas naturais, o que achei ótimo.




A volta ainda conta com um pequeno percurso, de aproximadamente 500m, realizado a bordo de um barco a remo.


Para os que gostam de adrenalina, em uma das paradas para banho há uma plataforma de salto com 6m de altura. Testamos a plataforma, e achamos bem legal e segura.

Outro detalhe importante é que nenhuma experiência é necessária para o passeio e não é preciso saber nadar, já que não é obrigatório entrar na água.

Nossa dica é para não se esquecer de levar roupa de banho, toalha, tênis ou outro sapato fechado, repelente, protetor solar, uma roupa seca e muita disposição para aproveitar o dia ao máximo.

Se não tiver ou esquecer de levar a máquina fotográfica, não tem problema, pois também é possível alugar uma Gopro por R$78,00, sendo que neste valor está incluso um pen drive com as fotos.

A nosso ver, o ponto de destaque da Estância Mimosa é que a atração conta com uma política de segurança exemplar, se comprometendo efetivamente com a segurança dos visitantes, possuindo um sistema de gestão de segurança certificado pela ABNT e Inmetro, com Certificação ISO 21101, tornando-se assim o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber tal certificação, na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.


No retorno do passeio aproveitamos ainda um almoço típico, preparado em fogão à lenha com produtos frescos retirados da própria horta orgânica existente da Fazenda e sobremesas deliciosas. Inclusive, alguns produtos podem ser adquiridos pelo visitante, como por exemplo, o tradicional doce de leite da Mimosa, que é muito gostoso.


* Produtos à venda

O almoço é opcional, e não está incluído no passeio, mas dependendo do horário do passeio, é uma ótima opção.

Outra opção oferecida no local é o passeio a cavalo pelos campos da fazenda, o qual é realizado em grupos de no máximo 6 visitantes, acompanhados de um monitor e tem duração média de 1h30min. Para este passeio é obrigatório o uso de calçado fechado e calça comprida.

Tínhamos programado realizar o passeio, pois dizem que as paisagens pelo caminho são lindas, mas infelizmente o tempo não nos ajudou, e no período da tarde choveu bastante, sendo interrompida a sua realização. Quem sabe na próxima, né?

Por fim, ainda existe o passeio de observação de aves, já que a Fazenda está localizada em uma região com grande diversidade ambiental, inclusive, com mais de 200 espécies de aves registradas. O passeio é feito em grupos de 12 visitantes, acompanhados de um guia especializado.

E se estiver pela Estância Mimosa, não deixe de observar os jacarés que estão na lagoa em frente ao receptivo. Não demora muito para eles aparecerem à beira da lagoa e fazer a alegria dos visitantes.

* Jacaré na beira da lagoa


Como dito anteriormente, existem atrações suficientes para o turista curtir o dia todo no local. Porém, caso venha optar apenas pelo passeio de trilha e banho de cachoeira, é possível conciliar com outro passeio pela cidade.

Portanto, se estiver em Bonito/MS, não deixe de visitar a Estância Mimosa, pois é um passeio muito bonito, com atrativos para a família toda.

Maiores informações sobre a Estância Mimosa podem ser encontradas no Site Oficial (clique aqui), ou pelo e-mail contato@estanciamimosa.com.br.

*Visitamos a atração a convite do Grupo Rio da Prata.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar