​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Se estiver programando sua viagem à Bonito/MS, não deixe de incluir no seu roteiro o passeio à Lagoa Misteriosa, o qual consideramos imperdível.

Na realidade a Lagoa Misteriosa fica na zona rural da cidade de Jardim, a 45 km do centro de Bonito pela estrada MS 178. O trajeto dura em média 50 minutos e inclui trechos de estradas de chão batido.

O local é uma Fazenda que pertence ao Grupo Rio Da Prata e onde também está localizada a Nascente Olho D'água, portanto, vale a pena agendar esses dois passeios para o mesmo dia, pois ambos ficam no Recanto Ecológico do Rio da Prata. Aconselho apenas que você fique atento porque cada atração possui o seu próprio receptivo, sendo que no receptivo da Lagoa Misteriosa além de contar com banheiros, existe um bar.

* Receptivo Lagoa Misteriosa

Ao chegar ao receptivo da Lagoa Misteriosa, logo o visitante é direcionado ao seu grupo, de até 10 pessoas por horário (no caso da flutuação), o qual seguirá o guia pela trilha até a Lagoa. No receptivo o guia explica como funciona o passeio e apresenta as informações básicas da Lagoa Misteriosa. Antes de começar a trilha, ainda é fornecido o snorkel para quem fizer o passeio de flutuação.

Sobre a trilha, a mesma é bem tranquila e leva em média 20 minutos, conta com uma descida de 179 degraus que conduzem até um deck já na beira da Lagoa. A vista do caminho já é incrível, aumentando ainda mais a vontade de chegar logo até o local.

* Início da Trilha

* Escadarias no caminho

* Vista durante o trajeto

No deck o visitante deve se preparar para a flutuação ou mergulho com cilindro, a depender do passeio contratado, local onde ainda são fornecidos alguns equipamentos necessários para cada prática, como por exemplo, o colete salva-vidas no caso da flutuação. Por ali ainda existem banheiros (não tradicionais), outro ponto positivo.

* Deck


* Banheiros

Nós optamos fazer a flutuação e adoramos! Mas no local também é possível fazer o batismo a 8 metros de profundidade. 

Apesar de só ter pequenos peixinhos na Lagoa, a flutuação encanta pela cor da água (extremamente azulada e cristalina) e pelo mistério de não conseguir visualizar o fundo da Lagoa.

* Lagoa Misteriosa - vista do deck

* Água Cristalina da Lagoa

Isto ocorre justamente porque não é conhecida a profundidade exata da Lagoa, sendo que se conseguiu chegar através de sonda a 220 metros de profundidade, por isso é considerada uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil. A caverna possui formato de Y, contando com duas cavidades, que se encontram em determinada profundidade.

Mergulhadores habilitados podem ir para maiores profundidades, mas também é permitida apneia a quem se atreva descer pelas cordas existentes em cada cavidade.

* Fazendo apneia

* Mergulhadores

A flutuação tem duração de aproximadamente 40 minutos, e somando-se ao tempo de trilha e colocação de equipamentos, a duração total do passeio fica em torno de 1h e 40min.

O local é tão lindo que as fotos ficam incríveis, contudo não conseguem retratar a real beleza e a proporção da imensidão azul que o visitante avista embaixo de si enquanto flutua.


O deck também é outra diversão dos visitantes, rendendo ótimas fotos.


Isso sem contar que a Lagoa Misteriosa é toda rodeada pela mata nativa, que aliada ao efeito dos raios de sol que incidem no local, deixa a experiência ainda mais surreal. Em razão da incidência do sol ser maior no período próximo ao meio dia, indicamos fazer o passeio próximo a este horário. Nós fizemos as 9h30m e mesmo assim já foi incrível!

* Lagoa Misteriosa - vista do alto

A dica mais importante se você pretende fazer esse passeio (flutuação ou batismo) é que a visitação só ocorre normalmente de abril a setembro de cada ano, pois de outubro a março há proliferação de algas na Lagoa e somente está liberada para mergulhos mais profundos, autorizada somente para mergulhadores com curso avançado. É sempre bom checar esta questão antes de programar a sua viagem, pois a visita é imperdível!

O passeio incluindo trilha e flutuação custa R$140,00, já os valores para realização de mergulhos com cilindro devem ser consultados diretamente com o atrativo ou agências de turismo da região (Recomendamos a Aguas Turismo e/ou BonitoWay).

Sobre a Lagoa Misteriosa, outras informações podem ser obtidas diretamente no site da empresa (clique aqui), ou pelo e-mail contato@lagoamisteriosa.com.br .

*Visitamos a atração a convite do Grupo Rio da Prata.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar