​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Valletta

Estivemos em Malta por uma semana agora em maio e ficamos simplesmente encantados com esse país. Neste post vamos contar aqui o que descobrimos dessa ilha encantadora, confiram:

Geografia

Malta é formada por 3 ilhas, sendo elas: Malta, Comino e Gozo. A maior e mais populosa é Malta onde vivem pouco mais de 380 mil habitantes, a segunda maior é Gozo com pouco mais de 37 mil habitantes e a última é Comino com incríveis 2 habitantes.

* Gozo, Comino e Malta (esq. para direita)

O país, portanto, tem quase 420 mil habitantes e fica localizado a 93 km ao sul da Sicília (Itália) e a 288 km a nordeste da Tunísia (África).

O tamanho de Malta é de 316 km² e a capital é Valletta, porém a maior cidade é Birkirkara.

História

O país já esteve nas mãos de espanhóis, franceses, ingleses entre outros impérios e passou por muitas batalhas até conseguir a independência da Grã Bretanha no ano de 1964, porém os britânico continuaram no país cotrolando grande parte dele até 1979, quando Malta decidiu romper a sua aliança com o Reino Unido.

Devido a toda essa história, a língua maltesa é uma mistura de francês, ingles, italiano e árabe, porém 90% da população fala inglês e deixam o maltês para falar somente em casa.

* Anoitecer em Paceville

As crianças na escola aprendem 50% em maltês e 50% em inglês, quando completam 13 anos eles escolhem mais uma língua para aprender e nos 3 últimos anos de estudo podem escolher mais uma língua ou alguma matéria que vai ser utilizada na sua futura faculdade.

Como chegar

As formas de chegar na ilha são por navio, via cruzeiro ou de avião. Vindo da Sicília são apenas 20 minutinhos.

Como se locomover

Uma opção é alugar carro, pois assim dá para você escolher a hora que vai sair e voltar sem depender do transporte público. O preço da gasolina na ilha é um pouco salgado, custa em média 1,31 euro/litro. Acho boa a idéia de ter carro, porque dá para visitar vários lugares no mesmo dia, mas o porém é que a maioria das ruas tem só uma pista o que acaba implicando em muito trânsito.

* Frota nova de ônibus que ligam as várias cidades em Malta

Eu fiquei 7 dias e utilizei os ônibus da cidade, que diga-se de passagem, foram os melhores que já usei na vida. Toda a frota é super nova, com um ar-condicionado muito potente que até sentimos frio, motoristas super educados e o preço da passagem muito bom. Pode-se comprar o ticket individual que custa 1,50 euro ou um dos cartões (para 7 dias ilimitado que custam 21 euros ou com 12 passagens que custam 15 euros) e todas as passagens de ônibus tem uma validade de 2 horas a partir do momento que você entrar no ônibus.

Vacinas

Como no Brasil teve surto de febre amarela, eles podem solicitar o comprovante dessa vacina na hora de entrar no país. Inclusive consta no site da Anvisa, então é melhor tomar e ter na carteirinha internacional (clique aqui para entender como solicitar a sua carteira).

Alimentação

As comidas mais típicas do país são: coelho, polvo e frutos do mar em geral e a boa e tradicional cozinha italiana.

Existem muitos restaurantes espalhados pelas cidades, mas sempre achei os menus com poucas opções. O gasto médio para uma refeição em restaurante é mais ou menos na casa dos 20 euros.

* Dingli Cliffs em Malta e seu incrível pôr do sol

Para quem for ficar em Airbnb e quiser cozinhar em casa, achar um mercado não é uma tarefa muito fácil. Tem áreas que não tem nenhum mercado, achei isso muito estranho. Como é uma ilha e a forma de entrega não é fácil, os preços acabam sendo um pouco mais caros que o normal, mas nada absurdo também. Ah, a maioria dos mercados não abrem aos domingos.

Compras

Nos lugares mais turísticos não tem muitas lojas para fazer compras e nem grandes shoppings, então não é o lugar certo para comprar, afinal você está indo para um país paradisíaco e o mais importante é conhecer os locais com águas cristalinas e aproveitar.

* Um pedacinho de Mdina - uma cidade medieval lindíssima

Segurança

Nunca li nada de ruim sobre Malta e nos dias que estive por lá, andei de madrugada e durante o dia sem problema algum e sem medo. Um fato que me deixou curiosa, foi não ter encontrado nenhum pedinte na rua, nada, zero mesmo.

Esse post foi especial com as principais informações do país, semana que vem vai ter post com os passeios e o que fazer por Malta. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar