Bombinhas é reconhecida como a capital do mergulho ecológico e abriga grande diversidade de fauna e flora, lindas ilhas e mais de 14 belas praias em contraste com o verde da Mata Atlântica.

No final do ano passado tivemos a oportunidade de conhecer a Pousada Vila do Bosque em Bombinhas (SC) (veja o post), e aproveitamos a visita para explorar melhor a cidade e suas belas praias.

Como era dia de semana e tínhamos apenas 1 dia para aproveitar, tentamos otimizar nosso roteiro para conseguir aproveitar bem a região.

Começamos o dia conhecendo a Praia da Sepultura, que fica ao lado direito de Bombinhas. No local existe um estacionamento (R$10,00) e a partir dele é necessário fazer uma pequena caminhada para chegar até a praia.

A praia é pequena, com pouca extensão de areia, porém, com águas verdes e grande quantidade de peixes. No local existe um bar e um local para aluguel de caiaque, cadeiras, pranchas e equipamento de snorkel.

Considero uma das praias mais bonitas da região, porém, dependendo do horário pode ficar cheio, tirando a privacidade e sossego do local.

Seguimos em direção à Praia do Retiro dos Padres, que fica após a Praia da Sepultura (basta continuar a estrada). A praia tem esse nome pelo fato dos padres salesianos terem construído uma casa de retiro no local. Esta praia é maior, com uma grande faixa de areia, e bastante pedras. Esta praia também é conhecida como praia dos Ingleses.

Na praia existe um camping e um restaurante maior. Além disso, conta com estacionamento na beira da praia.

Saindo da Retiro dos Padres voltamos em direção à Bombinhas e paramos na Praia da Lagoinha. Resolvemos deixar o carro em uma rua bem apertada, próximo ao trapiche (Prainha). Também é possível acessar a praia por uma trilha que parte da praia de Bombinhas.

Chegando na Prainha existe um caminho que leva até a Praia do Embrulho e posteriormente à Praia da Lagoinha. A praia do Embrulho possui esse nome pela sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes com os nativos, que acabavam “embrulhando” ao descarregar as mercadorias das embarcações que ali chegavam.

*Praia do Embrulho

Achamos a praia da Lagoinha também uma das praias mais belas da cidade. A praia conta com algumas piscinas naturais, com água cristalina e grande quantidade de peixes, sendo um ótimo local para a prática de snorkel. Inclusive, é possível alugar equipamento no local.

Já era próximo ao meio dia e resolvemos seguir a dica da gerente da Pousada e fomos conhecer o Restaurante Mestre das Águas, que fica na Beira da Praia de Bombinhas e não nos arrependemos (a comida estava ótima).

Uma vez satisfeitos partimos em direção ao Mirante Eco 360°, que está localizado no acesso à Praia da Tainha. Antes passamos pela Praia de Mariscal e posteriormente paramos na Praia da Conceição que fica antes do acesso ao mirante, e que tem como uma das principais atrações as piscinas naturais.

* Mariscal

* Praia da Conceição

Para acessar o Mirante é necessário pagar uma taxa de R$5,00, utilizado para a manutenção do local.

Antes de subir ao mirante, é possível conhecer um pequeno museu sobre a fauna e flora local. Ao lado do Museu existe um Mirante onde é possível apreciar a beleza do litoral.

Para acessar o mirante é necessário fazer uma trilha que leva em torno de 10 minutos, devidamente demarcada e em alguns pontos com “escada”. Apenas chegando ao topo é que a trilha fica um pouco mais difícil e é necessário se segurar em um “corrimão” para subir as pedras.

Do mirante é possível ter uma visão privilegiada do litoral, com vista para a enseada de Zimbros, praia do Mariscal e Morro do Macaco. A vista é sensacional e vale muito a pena. Recomendo a visita.

Tentamos ir até a Praia da Tainha, mas o trajeto não estava dos melhores (estrada de chão) e resolvemos voltar.

Após fomos costeando a Praia de Canto Grande, que ainda guarda a cultura de uma vila de pescadores e maricultores. Devido a sua grande extensão, a praia está dividida em mar de Dentro e Mar de Fora. O Mar de dentro fica no lado oeste, na Baía de Zimbros, onde a água é tranquila e de onde parte boa parte dos barcos de pescaria. Já o mar de fora que fica ao leste possui água mais agitada, boa para prática de esportes aquáticos, como surf.

Por fim, voltamos à Bombinhas e finalizamos o dia na Prainha, ao lado do Trapiche onde partem os barcos de passeio e de mergulho. Na praia existe um restaurante e uma escola de mergulho (Submarine). Ficamos ali por um tempo curtindo a praia que possui água mais calma.

Para melhor visualização, este foi nosso itinerário:

Vale lembrar que para ingressar em Bombinhas, entre 15/11/2015 e 15/04/2016 é necessário efetuar o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A renda obtida com a taxa é revertida para ações de infraestrutura e preservação ambiental.

No nosso caso, como ficamos apenas 24 horas dentro do município, pagamos a taxa no valor de R$24,00, sendo que efetuamos o pagamento no guichê existente bem na entrada de Bombinhas (existem outros locais espalhados pela cidade onde se pode realizar o pagamento). Dependendo do período de permanência e número de entradas no município o valor da taxa pode alterar.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de Bombinhas (clique aqui)