Em nossa última ida ao Rio de Janeiro tínhamos apenas dois dias para apreciar as belezas da cidade e nossa intenção era curtir as praias cariocas.

No entanto, a previsão climática não era animadora, e os dois dias foram chuvosos, nos obrigando a conhecer outras atrações da cidade maravilhosa.

Nosso Hotel estava localizado em Copacabana, o que facilitou a mobilidade para alguns pontos da cidade.

No primeiro dia, aproveitamos que o tempo estava nublado, mas sem chuva, e saímos cedo para caminhar na orla de Copacabana até o Forte de Copacabana.

O Forte de Copacabana abre para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 18h, sendo que a Alameda, a Cúpula de Canhões e os cafés ficam abertos até às 20h, e o ingresso para entrada custa R$6,00 (inteira).

Tivemos o privilégio de tomar nosso café da manhã ali mesmo, na filial da Confeitaria Colombo, a qual tem uma vista deslumbrante de toda a orla de Copacabana, além de opções saborosas no cardápio.

Na Confeitaria optamos por degustar o prato “Chá da Tarde” (R$50,00), que acompanha café, suco de laranja, cesta de pães, torradas, fatia de bolo, etc. É bem completo e suficiente para duas pessoas, mesmo sendo um prato individual. Gostamos muito do café, mas confesso que não superou nossas expectativas, pois já tínhamos ouvido falar maravilhas da Confeitaria.

A dica para quem pretende aproveitar o café da manhã na Confeitaria é chegar um pouco antes das 10h, pois em finais de semana e feriados costuma ter fila e como são poucas mesas na Confeitaria (principalmente na área externa), você pode não conseguir seu lugar.

Depois de satisfeitos, seguimos para a visitação no Forte. O lugar é muito bem conservado e organizado, remetendo o visitante à toda a história que o local carrega. Ainda há um Museu Histórico do Exército que vale a visita. O lugar que mais gostamos é a Cúpula dos Canhões, onde há uma vista linda de Copacabana.

Mais informações sobre o Forte de Copacabana podem ser obtidas no site oficial (clique aqui).

Saindo do Forte aproveitamos para seguir caminhando até o Arpoador, de onde é possível se ter uma linda vista da cidade maravilhosa. Mesmo com tempo nublado a vista é exuberante.

Ficamos um tempo ali apreciando a beleza e vendo a movimentação, o pessoal surfando, correndo, e até mesmo os turistas se aventurando pelas pedras.

Saindo dali seguimos caminhando até a Praia de Ipanema. Pela orla diversos quiosques espalhados, convidando para sentar na beira da praia e tomar uma cerveja.

Após mais uma parada, agora para tomar uma cervejinha, seguimos caminhando pelas ruas do bairro até a bela Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois de uma caminhada pela orla da Lagoa, seguimos de Táxi para o Parque Lage.

O Parque Lage é um parque público (entrada gratuita) e está localizado aos pés do Morro do Corcovado. O Parque é lindo, e mesmo com o tempo chuvoso, não perdeu seu charme. Almoçamos por ali mesmo, no Bistrô que há dentro do Parque, e que foi delicioso! Ambiente agradável e comida boa, combinação perfeita.

Depois de passear e conhecer o Parque, caminhamos até o Jardim Botânico, que fica na mesma rua, e o percurso demorou em torno de 15 minutos.

O Jardim Botânico é belíssimo e realmente ficamos encantados com as suas paisagens maravilhosas, já que abriga diversas espécies em uma área com cerca de 54 hectares.

O Jardim é muito grande, e assim, aproveitamos para nos perder pelos seus caminhos, desbravando o lugar. Quando vimos já estava quase no horário de fechamento do Jardim.

O Jardim Botânico fica aberto de segunda a domingo, das 8h às 17h, exceto na segunda-feira que funciona das 12h às 17h, e o Ingresso custa R$10,00 (inteira).

Maiores informações no Site Oficial (clique aqui).

De lá, voltamos para o Hotel e fechamos a noite com um ótimo jantar na Capricciosa Pizza D.O.C. em Copacabana.

Já no segundo dia, o tempo piorou bastante, então optamos por desbravar o centro da cidade e conhecer a Fundação Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esse dia estava chovendo bastante, então começamos pela Biblioteca. A visitação começa a partir das 10h e a entrada é gratuita. O lugar nos surpreendeu bastante, a construção é muito imponente e linda, podendo ser facilmente comparada com as belas construções europeias.

Em seguida seguimos para o Museu Nacional de Belas Artes, que fica no outro lado da rua. No dia que visitamos a entrada era gratuita, embora o valor do ingresso seja de R$8,00 (inteira). O Museu funciona de terça a sexta-feira das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.

Também achamos bem interessante o museu, que conta com um bom acervo.

Por fim, fomos para o Teatro Municipal. Infelizmente a visitação ao Teatro era somente guiada e teríamos que aguardar bastante até o próximo horário, o que acabou inviabilizando a nossa visita.

Então resolvemos conhecer a matriz da Confeitaria Colombo, e já verificar se dessa vez éramos surpreendidos com os sabores tão famosos. Pedimos, além do famoso Pastel de Belém, dois salgados.

Confesso que os sabores não nos ganharam, além de o atendimento não ter sido dos melhores. Porém, o local onde está situada a Confeitaria é muito bonito e charmoso, e merece a visita.

Depois de conhecer um pouco do Centro do Rio, voltamos para Copacabana, onde passeamos novamente pela orla e pelas ruas do bairro.

Para finalizar o dia optamos por jantar no Bar Astor em Ipanema. Fomos muito bem atendidos, a comida estava ótima. Além disto, pela sua localização, o Bar Astor possui uma bela vista para a Praia de Ipanema, ideal para curtir um final de tarde.

Nos despedimos do Rio com gostinho de quero mais e em breve pretendemos voltar para apreciar toda a sua natureza exuberante em dias ensolarados.