​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Entrada da festa

  • 02

    Super feliz com meu caneco de 1 litro

  • 02

    Amigos de vários países que conheci na mesa que ficamos

  • 02

    Dentro de um dos pavilhões

  • 02

Eu nasci em Florianópolis mas moro em Blumenau desde pequena então já me considero de lá e como boa blumenauense desde pequena já aprendi a gostar da festa mais alemã do Brasil. Sempre desfilei durante a festa, já concorri a rainha da oktober e aprendi a amar a culinária alemã e é claro aprecio uma bom chopp.

Bom, como falei sempre participei da festa e tinha uma curiosidade, quer dizer, um sonho de conhecer a Oktoberfest de Munique, ela sempre esteve no topo da minha listinha de lugares para conhecer.

Aproveitei que ano passado fui fazer o intercâmbio em Portugal e já me empolguei para ir à festa, mas como cheguei na Europa em julho eu queria primeiro começar a trabalhar na empresa para ver como seriam as coisas e não pude me programar com antecedência.

Quando tudo já estava certo na empresa eu fui procurar passagem para ir na tão sonhada Oktoberfest, tive então o meu primeiro grande susto, as passagens aéreas estavam absurdas, pesquisei todas as formas possíveis de poder chegar em Munique mas a única viável era o avião e então ou eu comprava rápido antes que elas aumentasse mais ou eu desistia, o que eu não via como opção; Comprei e paguei 160 euros pra voar de Ryanair(empresa aérea de baixo custo que voa na Europa), depois comecei a procurar lugar para ficar e então veio o meu segundo susto, não tinha mais lugar nenhum, hostel, hotel, casas, barracas, couchsurfing, cidades próximas, simplesmente estava tudo lotado. Entrei em pânico, mas pensei em últimos casos dormia na estação de trem, que eu já tinha lido que algumas pessoas faziam isso, como estava eu e minha amiga uma cuidava da outra. No final conseguimos um camping que acabou vagando duas únicas camas na tenda que eles tinham comunitária.

Chegou o tão sonhado dia de embarcar para Munique, nosso vôo era a noite e como os aeroportos da Ryanair não são os principais da cidade tivemos que pegar um ônibus para ir para até o centro e isso fez com que chegássemos tarde, queríamos mesmo é comer alguma coisa e descansar e acabamos comendo em uma pizzaria na frente da estação de trem e foi lá que tomei meu primeiro chopp alemão em terras alemãs, foi amor ao primeiro gole.

Após a janta, isso já era quase meia noite, começamos a nossa batalha para chegar ao camping, a gente tinha o endereço certinho mas ninguém sabia qual o tram (tipo de trem que anda pelas ruas da cidade) que precisávamos pegar, até pra comprar o ticket foi complicado mas enfim conseguimos e chegamos no The Tent Munich quase 1 da manhã, até fazer o check in, pegar as cobertas e achar a grande tenda demoramos um pouco. Quando entrei na tenda tive o meu terceiro susto, me senti na guerra onde os soldados dormiam em tendas cheias de beliches e tinha apenas uma cobertinha fina, 6 graus lá fora e lá dentro parecia estar 0 grau, eu não sei dizer quantas pessoas estavam lá dentro mas eram muitas, vários tipos de roncos e muita risada na certa, foi difícil dormir mas o que eu mais queria era que o amanhecesse logo.

Acordamos super cedo (6:30am) para tomar banho, nos arrumar e ir para festa, tínhamos que levar nossas coisas já pois não tínhamos tempo hábil para voltar para o camping e pegar nossas coisas (deixamos elas guardadas no locker da estação central e se não me engano pagamos 6 euros por 8 horas). Compramos o ticket do tram (uma média de 5 euros) e fomos até a estação central para comer alguma coisa, chegamos lá as 8 da manhã e a movimentação era gigante, milhares de pessoas bebendo cerveja aquela hora e eu só pensei: por que eu não nasci aqui? Não pensei duas vezes e fui lá comprar a minha Paulaner de 600ml por 1 euro.

Depois do meu café da manhã super nutritivo começamos a caminhar em direção a festa, afinal só pode chegar perto a pé pois eles fecham as ruas.

Você tem quem chegar cedo e escolher em qual cervejaria quer e entrar no pavilhão da mesma, isso deve ser feito até umas 9:30 porque depois já lota e só entram pessoas a medida que vão saindo, ao entrar procure um lugar para sentar pois só assim vai conseguir pedir alguma bebida ou comida. Você pede para a garçonete (cada uma chega a trazer 10 canecas) que atende a sua gigante mesa e assim que ela trouxer deve-se pagar e dar uma gorjetinha (paguei cada caneco 11 euros). As cervejas vem em humildes canecos de 1 litro e depois de beber um você já vai querer correr para o banheiro mas não se preocupe que a fila anda rápido e os banheiros são bem limpinhos (pelo menos os que eu fui). Para animar a festa sempre tem uma banda tocando música alemã fazendo todo mundo dançar e confraternizar.

Optamos por ficar lá dentro até a tarde porque eu sabia que se eu saísse ia demorar horas pra poder entrar em outro pavilhão, minha amiga não bebe álcool então ficamos lá até o máximo que ela agüentou e depois saímos para passear e conhecer o resto da festa.

Existe um portal que divide a entrada da festa e a partir dele você encontra os pavilhões das cervejarias, várias barracas de comida, roupas, souvenirs e um parque de diversões. Sobre a comida, eu acabei comendo metade de um franguinho assado que custava 7,50 euros.

No meio da tarde decidimos passear pelo centro da cidade para conhecer um pouco Munique mas isso deixo para contrar em outro post.

No dia seguinte voltei para a festa sozinha já que minha amiga preferiu conhecer mais a cidade, escolhi uma outra cervejaria para ficar apreciando e um tempo depois consegui me encontrar com um amigo do Brasil que também queria muito conhecer a festa, ficamos lá conversando, fazendo novas amizades e bebendo é claro. Fiquei na festa até o ultimo minuto que eu podia e depois fui me encontrar com a minha amiga no ponto onde o ônibus saia para o aeroporto (esse transfer de ida e volta custou 16 euros).

Minha viagem foi cara mas era um sonho e posso afirmar que sim, faria tudo de novo.

Tá pensando em ir também? Vou dar algumas dicas:

·         Programe-se com antecedência para não ter os mesmos sustos que eu tive;

·         Chegue cedo para poder escolher em qual cervejaria você quer entrar;

·         Vá preparado para o frio porque geralmente mais a noite faz bastante frio;

·         Leve sua quantia em dinheiro pois na festa não aceitam cartão

Enfim, espero que você possa aproveitar a festa tanto quanto eu e se tiver alguma dúvida mande a pergunta que eu respondo.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar