​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Parador Casa da Montanha

Tivemos o privilégio de conhecer os encantos do Parador Casa da Montanha em maio deste ano e vamos tentar transformar em palavras e compartilhar com vocês como foi nossa incrível experiência no local.

No dia que chegaríamos ao Parador, infelizmente surgiu um compromisso em Porto Alegre, o que nos prendeu na cidade até por volta das 17h daquele dia. Por tal razão, acabamos chegando ao Parador após o sol se pôr, não conseguindo descobrir as belezas do lugar logo que chegamos, e nem curtir o entardecer, que já nos tinham dito que era imperdível.

Contudo, fomos muito bem recepcionados, apresentados à área de lazer que é anexa à recepção e posteriormente, encaminhados à nossa Cabana.

Imagem: Entrada do Parador Casa da Montanha

Imagem: Parador Casa da Montanha


Imagem: Parador Casa da Montanha

Vale mencionar que a ideia do Parador Casa da Montanha não é apenas de um “Hotel” em meio a uma região já bastante visitada em razão dos Cânions, mas sim a de uma experiência diferenciada em meio as belezas naturais do lugar e de um verdadeiro acampamento de luxo.

Como o próprio Parador define, ele “foi idealizado para oferecer a você momentos de puro relaxamento em meio à natureza, sem abrir mão do conforto e sofisticação”, e foi realmente isto que pudemos presenciar em nossa estadia. 

Para tanto, o Parador conta com três tipos de Cabanas, sendo 4 Suítes Superiores, 8 Barracas Suítes e 10 Barracas Luxo, sendo que as instalações são barracas térmicas inspiradas nos mais conceituados Lodges Africanos.

Imagem: Caminho para as cabanas

Ficamos acomodados na Suíte Superior, a qual nos encantou por tudo – decoração, conforto, comodidade, requinte e vista da natureza. Na verdade, essa Suíte é uma mistura de barraca e chalé. Coberta com telhado de palha santa-fé, possui um deck exclusivo com jacuzzi e lareira, além da incrível vista panorâmica do Rio Camarinhas, o qual corta a Fazenda que está situada o Parador.

A Suíte Superior, assim como as demais, acomoda 2 pessoas em cama de casal e possui ar-condicionado, frigo-bar, lençol térmico, banheiro completo, TV, DVD e som ambiente.

As suítes Superiores ficam em uma parte separada das demais suítes, sendo que a sua frente é toda de vidro, privilegiando a linda vista do local, principalmente ao amanhecer, que é encantador.

Imagem: Entrada da suíte superior

Imagem: Suíte superior

Imagem: Suíte superior

Imagem: Deck externo da Suíte superior

Imagem: Deck externo da Suíte superior

Imagem: Suíte superior e uma vista de tirar o fôlego

Já a Barraca Suíte pode acomodar até 4 pessoas (2 adultos e 2 adolescentes) e conta com calefação, lençol térmico, ventilador de teto, banheiro completo, TV e DVD.

Por sua vez, a Barraca Luxo é a que mais se aproxima de um verdadeiro acampamento, pois é única que não conta com banheiro completo, sendo que o chuveiro fica em uma “Casa de Banho”, localizada há poucos metros, com salas/espaços individuais totalmente equipadas. Apesar deste diferencial, a Barra Luxo possui todos os demais itens como calefação, lençol térmico, ventilador de teto, TV, DVD, toalete e lavabo.

Imagem: Barraca Suíte

Imagem: Área externa da Barraca Suíte

Imagem: Barraca Luxo

Anexo à Casa de Banho há um Spa, onde é possível desfrutar de sauna seca e curtir o visual dos Campos de Cima da Serra relaxando em uma jacuzzi. O ambiente é muito aconchegante, ideal para curtir o momento, e também se aquecer, já que conta com uma lareira.

Mas a área de lazer não se restringe a isso, pois conta com uma ampla área social, com diversos ambientes: sala de estar com enorme Lareira de Pedra, Bar, Mesa de Bilhar, Sala de TV e um lindo Deck com fogo de chão de onde é possível contemplar as estrelas e a natureza no entorno do Parador, que diga-se de passagem, é muito bonito.

Para quem adora tecnologia e não consegue se “desconectar”, o Parador oferece Wi-fi na área social. Porém, percebemos que a intenção do hotel é realmente fazer com que os hóspedes consigam relaxar, tanto que encontra-se a disposição diversos livros e DVDs, já que nos quartos não há disponibilização de canais na televisão.

Em nossa estadia o sinal do wi-fi estava um pouco ruim devido a problemas técnicos, assim como o sinal do 3g, de modo que aproveitamos o momento para curtir, e posso dizer que não nos arrependemos.

Imagem: SPA

Imagem: Área de Lazer - Bar e Sinuca

Imagem: Deck externo

O Parador também possui um restaurante, que além do café da manhã, serve almoços e jantares, os quais devem ser reservados com antecedência. Justamente ali saboreamos o jantar em nossa primeira noite no Hotel. O menu do dia contava com dois tipos de caldos (abóbora e canja), uma salada muito bem elaborada e como prato principal um risoto de charque delicioso. A sobremesa ficou por conta de um cheesecake de physális, que igualmente estava bom. Vale mencionar que o restaurante conta com uma adega com rótulos bastante diferenciados, o que pode ser incrível para os amantes de um bom vinho.

Aos sábados, no almoço, é oferecido um churrasco, e em determinados dias, pela noite, o cardápio do restaurante é composto de um delicioso Fondue.

A dica então é conferir os horários em que as refeições são servidas diariamente, para não correr o risco de perder a oportunidade de se deliciar com a gastronomia local. Além disso, o cardápio muda todos os dias.

Imagem: Espaço do restaurante

Imagem: Buffet do café da manhã

Imagem: Café da manhã

Imagem: Jantar

Imagem: Sobremesa

Pois bem, após o jantar, resolvemos curtir o restinho da nossa noite na área social, onde pudemos degustar um bom vinho bem aconchegados e aquecidos pela lareira.

Se você pretende fazer os passeios e trilhas guiadas pelos Cânions é necessário reservar com antecedência, pois embora os passeios serem terceirizados, a própria recepção do Parador realiza as reservas para seus hóspedes. O valor dos passeios na época era em torno de R$ 120,00 por pessoa, os quais contam com traslado e guias para as trilhas.

Como não tínhamos muito tempo, optamos por não fazermos os passeios e ficamos curtindo os encantos do Parador. Então desfrutamos do café da manhã com calma, deliciando as inúmeras opções servidas, e admirando a linda vista do local.

Imagem: Área social do Parador

Imagem: Área externa e acolhedora

Imagem: Sala de estar

Imagem: Vinho e lareira

O ambiente é muito acolhedor, pois é todo de vidro, cercado pelas belezas naturais da Fazenda, e, além disto, conta uma lareira, ideal para esta época de inverno.

Em seguida fomos caminhar pela Fazenda e aproveitamos para fazer belos registros, em meio a natureza, pelas trilhas que passam por dentro da mata de araucárias e também que levam à outra margem do Rio, onde ainda há as antigas instalações do Parador.

Nossa experiência não poderia ser melhor definida do que uma frase retirada do próprio site do Parador: “Fazer uma Caminhada na fazenda e observar o que está a sua volta, fazer Fotos, escutar os pássaros, são um exercício à sensibilidade.”

Com essa sensação de “energias renovadas” nos despedimos do Parador Casa da Montanha, querendo permanecer ali por muito mais tempo do que apenas 1 dia. Então, se você pretende visitar o local, reserve de 2 a 3 dias para poder curtir com calma e desfrutar de todos os encantos e serviços que o Parador Casa da Montanha tem a lhe oferecer, inclusive quanto à gastronomia local.

Depois dessa experiência, esse é o local que certamente indico para quem procura um bom lugar para “desconectar do mundo” e relaxar, ou também, para curtir um momento a dois, já que é muito romântico.

Imagem: Área externa do Parador Casa da Montanha

Imagem: Área externa do Parador Casa da Montanha

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial (clique aqui).

*Visitamos o Parador Casa da Montanha a convite.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar