​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Que Arraial nos encantou não é nenhuma novidade, não é mesmo? Pois bem, hoje vou contar um pouco mais sobre o passeio de barco que realizamos na região.

O passeio de barco é considerado um dos mais tradicionais em Arraial do Cabo, isto porque leva os turistas às principais praias, e a beleza natural por lá é realmente indescritível. Portanto, não se assuste se encontrar diversas empresas realizando/oferecendo este passeio.

* vista durante o passeio

Contudo, nós realizamos o passeio com a empresa Don Juan Tour, empresa bastante conhecida em Arraial e muito bem recomendada, tanto pela qualidade do serviço prestado, como pela segurança com que transporta os passageiros.

Assim, antes mesmo de chegar em Arraial já tínhamos entrado em contato com a empresa e realizado a reserva do passeio, pois dependendo da época do ano pode ser bastante concorrido.

Uma vez com a reserva concluída, fomos informados que no dia marcado deveríamos estar às 8h30 na sede da empresa, na Praia dos Anjos, para que assim o grupo fosse reunido e direcionado ao Porto/Marina dos Pescadores, de onde partiria a embarcação, o que deveria ocorrer aproximadamente às 9h.

Chegando à sede da empresa, cada passageiro recebe uma fitinha de identificação que irá auxiliar ao longo do passeio. Igualmente, algumas informações gerais sobre o funcionamento do tour também são repassadas pela equipe e logo todos são encaminhados ao porto.

Na chegada ao porto é necessário pagar a taxa de embarque, que custa R$ 5,00 por pessoa e não está incluso no valor do passeio, sendo que o pagamento é efetuado em um guichê específico.

O passeio é realizado a bordo do Saveiro Don Juan, embarcação nova e bastante espaçosa, com capacidade para 57 passageiros, e que conta com bar e banheiros para maior conforto aos turistas. Além disso, a embarcação possui som ambiente, grande espaço coberto com toldo (ou seja, bastante sombra, ótimo para os dias mais quentes), e um bote de apoio utilizado para transportar os passageiros no desembarque até a praia.

* Saveiro Don Juan

* Saveiro Don Juan na Ilha do Farol

Durante todo o trajeto o grupo é acompanhado por uma equipe completa e muito bem preparada. O capitão além de navegar a embarcação, atua como guia, explicando detalhadamente os pontos de visita e trazendo diversas curiosidades sobre o local, o que achamos bastante interessante e diferenciando o tour de um simples passeio de barco.

Em relação ao passeio, a primeira parada realizada foi na Ilha do Farol, que já foi considerada diversas vezes como a praia mais “perfeita” do Brasil.

A praia é realmente belíssima, com água cristalina e bastante calma. Por ser área de preservação controlada pela Marinha, o acesso à praia é limitado, podendo permanecer na praia somente 250 visitantes a cada 45 minutos.

* Praia da Ilha do Farol

* Praia da Ilha do Farol

Gostamos bastante da programação do passeio, inclusive por ter iniciado pela Praia da Ilha do Farol, pois assim fomos os primeiros a desembarcar na Ilha, não precisando aguardar nenhum outro grupo, além de termos curtido tranquilamente a praia ainda vazia.

Ao todo, tivemos 45 minutos para aproveitar a praia e curtir a sua beleza, o que foi pouco, pois permaneceria facilmente por mais algumas horas ali.

Já embarcados, o guia nos levou para mostrar o Boqueirão, que é a separação entre a ilha e o continente, a Pedra do Gorila e a Fenda de Nossa Senhora. A programação ainda incluía a Gruta Azul, porém, devido às condições do mar, que estava agitado naquele dia, tivemos que modificar o trajeto e ir direto para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

As Prainhas são bastante conhecidas pelas escadarias que levam ao paraíso, mas como estávamos de barco não seria necessário descer ou subir, a não ser para tirar algumas fotos, como foi no nosso caso.

* Famosas escadarias

* vista da praia da escadaria

O lugar, assim como a praia da Ilha do Farol, é lindo, com uma praia paradisíaca, onde encontramos areia branca e água cristalina, ou seja, combinação perfeita.

Nas Prainhas, tivemos aproximadamente 1 hora para curtir o local. Por aqui já existe uma infraestrutura, com alguns bares na beira da praia, e consequentemente maior movimento, já que além de ser ponto de parada dos diversos tours, é possível chegar de carro.

* Infraestrutura nas Prainhas 

Mesmo com todo o movimento, como a faixa de areia é um pouco mais extensa, pudemos curtir tranquilamente as prainhas, e confesso que 1 hora também foi pouco.

* Prainhas do Pontal do Atalaia

* Vista das Prainhas do Pontal do Atalaia

De volta á embarcação, era hora de continuar o tour, que já estava quase finalizando. No trajeto de retorno o Saveiro passa bem próximo à Praia do Forno, proporcionando uma bela vista panorâmica da praia. No dia anterior já tínhamos feito a trilha até a Praia do Forno, mas achamos interessante esta vista panorâmica pois é bem diferente da que tivemos a partir da trilha.

* Vista da Praia do Forno 

Para quem tiver interesse, é possível realizar o desembarque na Praia do Forno, basta avisar o capitão, embora devendo retornar através da trilha ou contratando um barco táxi.

Como ninguém decidiu desembarcar por ali, seguimos até a Marina dos Pescadores, finalizando assim o nosso passeio, que teve duração de aproximadamente 3h30/4h.

* Roteiro realizado durante o Passeio

Em resumo, podemos dizer que o passeio de barco é imperdível para quem estiver visitando Arraial do Cabo, e o Saveiro Don Juan é uma ótima indicação, pois a empresa atua com bastante seriedade e organização, a embarcação é nova e confortável, e a equipe que nos acompanhou era totalmente preparada e preocupada com a segurança e bem-estar dos passageiros.

Quanto aos valores, o tour custa R$70,00 por pessoa, incluso água mineral durante todo o trajeto, lembrando que a taxa de embarque não está inclusa no valor.

A embarcação ainda conta com um bar, onde é possível adquirir bebidas (refrigerante, cerveja, etc) e alguns petiscos (espetinhos, queijo coalho, etc), ideal para quando bater a fome. A bordo também é disponibilizado para aluguel equipamentos de mergulho/snorkel e prancha de stand-up.

Para quem gosta de registrar o momento, há um fotógrafo que acompanha o grupo durante todo o passeio, sendo possível adquirir um DVD com fotos pessoais ou de paisagens, com custo adicional.

Como dito anteriormente, o passeio inicia às 8h30, porém aos finais de semana, feriados e durante a alta temporada, existe a opção do passeio também ás 12h30, embora seja necessário confirmar previamente a sua realização.

Maiores informações também podem ser obtidas no Site Oficial da empresa (clique aqui), pelo e-mail contato@donjuantour.com.br, ou diretamente no seu escritório localizado na Praia dos Anjos, próximo ao Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil. 

* Realizamos o passeio a convite da empresa, porém as informações constantes neste post expressam nossa real experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar