​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

O visual marcante, composto dos enormes paredões sempre nos chamou atenção, e a vontade de conhecer esse paraíso no sertão nordestino era grande. Aproveitando uma roadtrip que fizemos pelo Nordeste, conseguimos, enfim, encaixar esse destino.

A nossa grande expectativa era poder navegar pelo rio São Francisco e poder curtir de perto toda a beleza natural da região, como o próprio Cânion do Xingó, uma vez que o Velho Chico é um dos principais cursos d’agua do Brasil, com seus mais de 2800 km, cruzando ao todo 5 estados brasileiros. 

Logo que chegamos a pequena cidade de Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, ficamos maravilhados com o local, que embora simples, possui uma energia única.

Nosso primeiro passeio na região foi o tradicional passeio com o Catamarã, em direção ao Cânion do Xingó e a Gruta do Talhado. Para se ter noção de sua grandiosidade, o Cânion é um dos maiores do mundo, com 65 km de extensão, 170 metros de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros. Impressionante, não é mesmo?

Nós escolhemos a empresa MFtur, que é uma empresa consolidada na região e muito bem indicada.

O Catamarã parte do Restaurante Karranca’s, local bem conhecido na cidade de Canindé de São Francisco, e de fácil acesso, já que conta com algumas placas indicativas ao longo da rodovia.

* Restaurante Karranca's

Logo que você está chegando é possível avistar uma grande quantidade de carros estacionados à margem do rio, onde se pode deixar tranquilamente o carro, pois no local há cuidadores.

O Restaurante Karranca’s possui uma ampla estrutura para atender a todos os visitantes, que diga-se de passagem, são muitos. Por ali, você pode optar pelo almoço, servido no estilo “buffet livre”, onde é necessário adquirir uma pulseira de identificação. Esta é uma boa opção para quem não deseja perder muito tempo, e pode ser adequado conforme o horário do passeio (dependendo da época existem passeios pela manhã e a tarde).

Além do restaurante em si, existe um pequeno quiosque, onde são vendidos itens de artesanato e produtos locais, além de um espaço bem bacana na beira do rio, onde é possível pedir bebidas e aperitivos enquanto aguarda o passeio.

Nosso passeio estava agendado para as 15h, e no horário marcado, começaram a ser chamados pelo alto-falante os grupos e pessoas, para ingressarem no Catamarã. Realmente o sistema funciona muito bem e é bastante organizado, sem formação de filas ou demora para acontecer o embarque.

A MFtur conta com diversos Catamarãs para realizar os passeios, e nós fomos a bordo do “Padre Cicero”, que é espaçoso e acomoda bem todos os visitantes, em seus dois andares. Na parte inferior existem diversos bancos e mesas, e já na parte superior apenas bancos, além de um espaço ótimo para quem deseja curtir o visual em pé.

* Catamarã Padre Cicero que fizemos o passeio

* parte superior do Catamarã

Todos acomodados, era hora de dar início ao passeio! O trajeto até o ponto de destino, na gruta do talhado, demora em torno de 1 hora. Porém, após 15 minutos navegando pelo “Velho Chico”, já é possível avistar os primeiros paredões de granito avermelhado que compõem a paisagem. Ficamos realmente encantados com a beleza do local, e com o embalo das músicas nordestinas nem percebemos o tempo passar e logo chegamos no destino.


Importante mencionar que durante todo o trajeto é possível fazer o pedido de alguns petiscos e bebidas, já que o passeio tem uma duração total de aproximadamente 3 horas.

No caminho o Catamarã ainda passa por uma pequena gruta, onde encontra-se uma estátua de São Francisco. Infelizmente não é possível descer para ver de perto.

* gruta com a estatua de São Francisco

Já a Gruta do Talhado, nosso destino, é feita uma parada para banho no rio, onde existe um deck flutuante. Por ali existe uma espécie de área cercada, onde é possível nadar tranquilamente, curtindo aquele visual incrível em meio ao Cânion. Para as crianças, existe uma área exclusiva, de menor profundidade. São disponibilizados também boias espaguetes, sem qualquer custo. Para os que gostam de mais emoção, também é possível alugar standup paddle.

* área cercada para mergulho e o barco para passeio à gruta do talhado


Outra opção para aproveitar os aproximados 45 minutos de parada é fazer um passeio de barco até uma parte mais estreita da Gruta do Talhado, que recebeu este nome pois os paredões de rochas areníticas parecem ter sido talhadas à mão, e assim, poder contemplar de perto a grandiosidade das formações. O passeio tem duração de 15 minutos e custa R$10,00 por pessoa, que devem ser pagos na hora (obs. Não está incluso no passeio).

Após realizar o passeio de barco e mergulhar no rio para refrescar, era hora de retornar.

Como nosso passeio foi no período da tarde, ao longo do trajeto de volta ainda fomos presenteados com um belo entardecer no “Velho Chico”, fechando com chave de ouro nosso passeio.

Em resumo, consideramos o passeio como parada obrigatória para quem estiver visitando a região, pois realmente é possível se encantar com a beleza local ao explorar a grandiosidade dos Cânions!

Gostou? Maiores informações podem ser obtidas diretamente no Site da MFtur (clique aqui), pelo e-mail reservas@mturxingo.com.br ou pelo telefone (79) 3346-1184.

*Fizemos o passeio a convite da empresa MFtur, mas as informações contidas neste post representam nossa experiência no local. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar