​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Pousada Rosa dos Ventos, localizada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (Bahia)

Localizada na exuberante Chapada Diamantina na Bahia, a Pousada Rosa dos Ventos foi concebida em uma das regiões mais bonitas do famoso santuário baiano: O Vale do Capão. O Vale é um lugar muito interessante, belíssimo e cheio de misticismo, e a Rosa dos Ventos parece realmente ter sido destinada a fincar raízes neste local encantado e abençoado.

Contamos agora um pouquinho de como foi a nossa experiência estando hospedados por 3 noites na Pousada Rosa dos Ventos, em nossa recente passagem pela Chapada Diamantina, em setembro deste ano.

Chegar até a Pousada Rosa dos Ventos exige um pouco de tempo e cuidado, sendo que a estrada que dá acesso ao local é de “chão batido”, e dependendo das condições do tempo, pode realmente pedir um pouco mais de cautela e um pouquinho de paciência. De Palmeiras, município que fica bem próximo da BR 242, são aproximadamente 25 km e 50 minutos estimados, chegando de carro.

É possível dizer que o caminho que leva o hóspede até à pousada, mesmo sendo acidentado, é um espetáculo à parte, e um portal de boas e intensas energias vai se abrindo conforme se chega mais próximo à região do Vale do Capão. E mesmo com tanto encantamento, é difícil explicar exatamente a sensação que a natureza esplêndida do Vale desperta em quem adentra por lá.

Logo quando chegamos na pousada, já foi possível sentir que a sua estrutura se une de forma orgânica aos elementos da Terra, promovendo uma conexão harmoniosa com a vegetação rica, e fauna e flora diversificadas dos arredores. É perceptível a atmosfera viva e de tranquilidade instalada em um local que é um verdadeiro templo de paz e contemplação.

A estrutura da pousada é simples, porém sofisticada, constituída de um prédio principal e de outros dois prédios, onde estão as suítes. O prédio principal fica próximo à entrada e é onde se localizam a recepção, e o lounge com TV, este anexo à área em que o café da manhã é servido.

Imagem: Prédio principal da pousada, onde ficam a recepção, área comum e ambiente para o café da manhã

Imagem: O charmoso espaço com conceito minimalista, e design clean, contruído em alvenaria e com vidros nas laterais

Imagem: Lounge com TV e uma boa música ambiente

Imagem: Em harmonia com a área de TV, anexo fico o ambiente onde é servido o café da manhã

Com um conceito charmoso e minimalista, em conjunto a um design clean, com decoração clássica, bem planejada, o espaço foi construído em alvenaria e todo cercado por “paredes” de vidro. Ponto positivo para uma proposta de lugar que claramente quer estar integrado à divina natureza, sem tirar dela o seu protagonismo, participando de uma pintura que parece se formar diante dos olhos de quem a visita.

É fácil perceber que tudo na pousada foi pensado com carinho e muito esmero, a fim de criar um clima espiritualizado e de boas vibrações, oferecendo silencio, conforto, paz e privacidade a quem escolhe passar alguns dias explorando a Chapada.

Os apartamentos possuem nomenclaturas em referência aos elementos naturais, e a suíte em que ficamos instalados, chamada de Fogo Superior, fica no andar de cima de uma estrutura de dois pavimentos e possui generosos 37 m2, espaço suficiente para acomodar casais, amigos e até famílias de três pessoas.

No amplo e aconchegante apartamento em que ficamos são três camas individuais (existindo também a opção de cama King Size de casal + cama solteiro), um televisor com TV por assinatura, WIFI, colchões confortáveis, frigobar, ventilador, criado-mudo e um armário aberto.

A área de banho oferece uma ducha de alta potência, aquecida com sistema de energia solar e o ambiente conta ainda com uma parede de vidro para proporcionar uma experiência de banho com vista panorâmica para o jardim.

Imagem: Apartamento fogo superior, na configuração "três camas de solteiro"



Imagem: Área de banho com ducha de alta potência, aquecida com energia solar, e visão panorômica para o jardim

É preciso salientar que o ponto alto da nossa suíte, com certeza é a fachada de vidro de 10m2, que foi estrategicamente desenvolvida para proporcionar aos hospedes um sentimento de deslumbramento, admiração e profundo respeito à natureza que abraça o espaço. A vista é realmente fascinante e adorável, e impressiona pela dimensão das montanhas e montes, pela extensa área verde, formando um cenário perfeito e que nos dá a sensação de “casa na árvore”, misturado a um sentimento de que nos reconectamos à nossa fonte. Já se imaginou acordando com um visual assim? Garantimos que é mágico demais!

Algo que também nos chamou muito a atenção foi a ventilação e a limpeza da suíte, além disso, adoramos muito a varandinha externa e exclusiva, com uma rede pra lá de oportuna, perfeita para um momento de relaxamento, apreciando o som dos pássaros e degustando um bom livro.

Imagem: Fachada de vidro de 10 m2 em frente às camas 

Imagem: A fachada de vidro proporciona a real sensação de integração com a natureza

Imagem: Varanda exclusiva do apartamento Fogo superior, com uma rede perfeita para momentos relaxantes

Imagem: Se hospedar nas suítes da Pousada Rosa dos Ventos é um convite à contemplação e reflexão

Mesmo sendo difícil querer sair da cama, “frente a frente” a uma vista hipnotizante, o café da manhã nos esperava e tínhamos “um mundo” de passeios na Chapada para aproveitar.

Chegando no ambiente onde o café da manhã é servido, diariamente das 8h às 10h, a simpática e prestativa colaboradora Rose foi nos explicando cada uma das opções deliciosas e gostosuras que tínhamos para experimentar.

O farto café é servido ao estilo buffet self-service, com uma variedade de quitutes e comidinhas caseiras. A refeição matinal é servida em louças refinadas, atingindo perfeitamente o equilíbrio entre o bom gosto e a simplicidade da vida no campo, sabe?

No espaço, as mesas são distribuídas próximas às laterais de vidro da “área comum”, proporcionando um visual magnífico para o jardim do lado de fora e para as montanhas. Além de tudo isso, o som ambiente, um instrumental relaxante, ajuda a criar o clima para que o dia comece da melhor forma possível, vibrando alto.

No buffet, são servidos: Café, leite, sucos naturais, doces típicos, mingaus, cereais, iogurte, frutas da estação, pães, ovos (mexido ou omelete), tapioca, torradas, bolos, tortas (doces e salgadas), geleias, frios, salada de frutas, mel, achocolatado, e algumas iguarias locais. Tudo fresco e muito saboroso. De dar água na boca!

Imagem: Ambiente onde o café da manhã é servido

Imagem: Variedade de quitutes e comidinhas caseiras

Imagem: Espaço perfeitamente projetado para um café da manhã com um visual natural incrível

Imagem: A refeição matinal é servida em louças refinadas, atingindo perfeitamente o equilíbrio entre o bom gosto e a simplicidade da vida no campo

A Pousada Rosa do Ventos possui uma “pegada” sustentável forte, e algumas áreas externas de descanso que valem muito a pena ser utilizadas, como um redário coletivo e um local com banquinhos e estrutura para se fazer uma fogueira, ótima para aquecer as noites estreladas de friozinho que costumam fazer por lá.

A paisagem que se encontra em frente ao pátio da pousada é de tirar o fôlego, sendo composta pelo majestoso e lendário Morro Branco, pela Serra do Candombá, Morro do Cruzeiro, Cachoeira do Batista e Vale do Pati.

Imagem: A área externa da pousada oferece uma paisagem de montanhas majestosas, área para um fogueira, hortinha e uma vegetação belíssima

Imagem: Silencio, conforto, paz e privacidade para quem escolhe passar alguns dias hospedado na "Rosa dos Ventos"

Encerro o relato dizendo que foi um prazer imenso termos ficado três dias hospedados na Pousada Rosa dos Ventos, sendo ela um paraíso isolado que não apenas hospeda os seus visitantes, mas que é também um local inclinado ao mundo esotérico, que nos convida à reflexão e incentiva o caminho do autoconhecimento. Marcados por momentos inesquecíveis, um atendimento de qualidade e uma equipe acolhedora, a nossa experiência na pousada deixou um gostinho de “quero mais”. Saímos da Rosa dos Ventos reabastecidos de excelentes energias, e acreditamos que ela nos ajudou a avançar um pouco mais em nossa jornada interior. Já estamos com saudades!

* Visitamos a Pousada Rosa dos Ventos a convite do estabelecimento, mas as informações contidas neste post review demonstram a nossa real experiência.

** Agradecimento especial à proprietária Carol e à sua equipe, Rose e Igor, que nos receberam com muita acolhida e simpatia.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar