​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Embarcar de carro e cair na estrada desse Brasilzão sempre foi o nosso sonho de “viagem ideal”, e assim que fomos desafiados pela Honda Automóveis Brasil a pegar um HR-V e nos lançarmos “às cegas” pelo nordeste do país. Já começamos logo a experimentar aquela sensação gostosa de adrenalina e friozinho na barriga, sabem? Pois é, estamos em nosso segundo relato da #Rota20anos, em comemoração aos 20 anos de produção da Honda no Brasil, e Alagoas foi o Estado da vez. Já imaginam as coisas lindas que vimos lá, não é mesmo?

Recheada dos mais deliciosos clichês nordestinos, a consagrada Praia do Francês, em Alagoas, além de ser um paraíso de encher os olhos, transborda boas vibrações. O mar de águas “azul inacreditável” e o vento estão lá, fazendo companhia para abundância de coqueiros, juntamente com o calor típico de um lugar que vê o sol praticamente o ano todo. Uma combinação de elementos naturais perfeitos que compõem a paisagem clássica do litoral do Nordeste.

A praia do Francês, assim batizada devido aos navios piratas franceses que atracavam em suas águas, na época da colonização, possui acesso fácil para quem chega de carro, com estradas de boa estrutura e sinalização pertinente, proporcionando ao turista prazer em percorrer os cerca de 30 km que separam o famoso balneário da capital do estado, pela AL-101. Maceió está bem do lado deste destino e é o ponto de entrada mais fácil para os visitantes que chegam dos mais diversos estados do país.

* Praia do Francês

* Canto esquerdo da Praia do Francês, ambiente mais calmo, ideal para quem deseja descansar e curtir a praia

* Parada estratégica na Praia do Francês, que está ao fundo

Visitar a Praia do Francês também abre caminhos para outras praias de beleza indiscutível, que se encontram em seus arredores, assim como para algumas vilas de pescadores locais, além de ser vizinha de uma cidadezinha histórica muito charmosa. Indicações de passeios perfeitas para quem quer pegar o carro e sair explorando bem os arredores do local.

A indicação é, além de curtir bem o movimento e o agito da Praia do Francês, pegar o carro e seguir a estrada até chegar na Barra de São Miguel e também curtir uma tarde tranquila na sossegada praia que fica em Barra Mar.

* tranquilidade da Barra de São Miguel

Além dos dois destinos, exploramos mais um pouco dos lugares próximos, a bordo do nosso Honda HR-V, e fizemos um tour de meio dia no município que leva o nome de um ex-presidente da República, Marechal Deodoro. O clima amigável de cidade pequena e um centrinho histórico bem conservado fazem do passeio uma verdadeira “dica de ouro” para quem, além de curtir o mar, quer também ter contato com a História de uma parte importante de Alagoas.

* Centrinho de Marechal Deodoro

* mais um pouco de Marechal Deodoro

* centro histórico de Marechal Deodoro

E sabe o que é ainda possível visitar nas adjacências? A famosíssima Praia do Gunga, praia que está sempre cotada nos rankings de melhores praias de Alagoas e do Brasil, proporciona aventura e frescor a quem a visita, contando com uma paisagem composta de milhares de coqueiros em frente ao mar. Já pensou em um passeio de buggy ou quadricíclo por lá? Garantia de adrenalina combinada com um visual de tirar o fôlego. O estacionamento no local é garantido, sendo muito bem amplo e organizado.

* vista sensacional do Mirante da Praia do Gunga

* Praia do Gunga

Estando muito próxima à Maceió, não vai ser difícil encontrar boas opções de hospedagem quando for agendar uma trip até esta belíssima região, pois tanto na Praia do Francês, quanto nos outros destinos que a cercam, a oferta de hotéis e pousadas é bem farta, dispondo de uma rede hoteleira bem estruturada e mostrando que o local, de fato, está preparado para receber os visitantes.

Uma indicação que realmente vale a pena é se hospedar na região de Barra de São Miguel, no renomado Gungaporanga Hotel, que fica no alto da falésia, e que além de ser muito bem localizado, oferece um visual hipnotizante para a baía.

E do mesmo modo, se a malha hoteleira de um destino já está bem formatada, o espaço dedicado à gastronomia geralmente acompanha o progresso, certo? E no “Francês” não é diferente. Tanto na praia em si, como na região da Barra de São Miguel é possível encontrar uma porção de restaurantes bem diversificados. Tem cozinhas de todos os estilos e para todos os bolsos, mas, é claro, que a oferta de casas especializadas em frutos do mar se sobressai.

O restaurante Dona Madalena, por exemplo, serve uma comida caseira, caprichada e com um preço justo, sedo que a Lagosta e um saboroso peixe, são pedidos certeiros para uma refeição bacana por lá. Já uma boa indicação de restaurante italiano, que também se aventura nos pescados, é o Fellini, uma cantina de personalidade, que serve uma comida gostosa demais.

A Praia do Francês, assim como as cidades e regiões que fazem fronteira a ela tem muito a oferecer, surpreendendo pela quantidade de passeios bacanas, bons restaurantes e opções de lazer variadas. A estrutura para quem viaja de carro é muito bem elaborada, e por lá, facilmente se encontra badalação e calmaria separados por alguns quilômetros de faixa de areia, fazendo deste pedaço do litoral sul alagoano, um lugar digno de recomendação e retorno certo.

Esse post faz parte da Road Trip #Rota20anos que me levou #DeHondaPeloBrasil. Continuem acompanhando por aqui que logo mais iremos contar como foi nossos próximos destinos pelo Nordeste.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar