​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação

O aplicativo mais controverso da atualidade, o UBER, está sempre envolvido em grandes polêmicas e vem conseguindo “quebrar” antigos paradigmas no segmento dos transportes. A empresa já nos trouxe algumas inovações bem curiosas e interessantes ao mercado de viagens e turismo, como, por exemplo, o serviço de translado de helicópteros em São Paulo, que foi anunciado em junho deste ano. A novidade agora chega primeiro aos EUA, com a oferta de “viagens” em carros sem a presença de motoristas, ou seja, totalmente autônomos.

As “corridas” com os veículos sem motorista começaram a ser oferecidas hoje, dia 14, na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia. Por ora, apenas quatro carros “Ford Fusion” circularão pelas ruas da cidade, sendo que o novo serviço ainda está em fase de testes e começou a operar de forma gratuita com a presença apenas de clientes já frequentes.

Visando diminuir os riscos e fazer da segurança um ponto primordial para o sucesso do novo serviço, a empresa colocou dentro de cada um dos veículos um engenheiro e um funcionário do Uber para intervir caso o sistema automático venha a falhar ou cometer algum erro.

Travis Kalanick, cofundador da empresa, emitiu comunicado:

"Hoje estamos convidando nossos passageiros mais fiéis para serem os primeiros a experimentarem o futuro. Se um carro autônomo do Uber estiver disponível, o enviaremos junto com um motorista de segurança para garantir que a viagem transcorra sem problemas"

"Os testes em estrada são cruciais para o sucesso desta tecnologia e criar uma alternativa viável a carros próprios é importante para o futuro das cidades"

A escolha para que Pittsburgh fosse a pioneira no novo serviço autônomo do Uber não foi aleatória, já que a cidade foi considerada importante pelas suas particularidades geográficas e por ser onde se localiza a Carnegie Mellon University, um dos principais institutos de pesquisa sobre a tecnologia.

O Uber possui planos bem ambiciosos de no futuro substituir todos os seus 1,5 milhões de motoristas por carros automáticos, e dentro de alguns anos poderemos utilizar o novo serviço para ir ou sair de um aeroporto, por exemplo, ou “rodar” em cidades que estejamos visitando dentro e fora do Brasil. Já pensou poder controlar todos os seus itinerários apenas com a ajuda do GPS e de um poderoso algoritmo?

Fonte: UOL

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar