​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Como já falamos em outros posts, viajamos recentemente para a região de Bonito/MS, e ficamos literalmente encantados pelo local. Hoje vamos falar sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata, mais um passeio que consideramos imperdível na região.

O atrativo está localizado na Fazenda Cabeceira do Prata, situada na zona rural do município de Jardim, município contiguo à Bonito/MS, e inclusive, fica na mesma fazenda onde está a famosa Lagoa Misteriosa.

O trajeto do centro de Bonito/MS até a fazenda é feito pela Rodovia MS178, com distância de aproximadamente 50 km, dura em torno de 50 minutos, sendo necessário andar por um pequeno trecho de estrada de chão.

Para facilitar, clique aqui para obter o Mapa Turístico da cidade de Bonito/MS.

Uma vez chegando na Fazenda, fomos direto para o Receptivo do Recanto Ecológico Rio da Prata, onde recebemos todas as informações pertinentes, desde os horários das nossas atividades, funcionamento do almoço, etc.


Como iriamos aproveitar a parte da manhã para conhecer a Lagoa Misteriosa, tivemos que nos deslocar até o seu próprio receptivo, retornando ao Recanto Ecológico já próximo ao meio dia.

O almoço é opcional, e você pode reservar junto com o passeio. Pela distância do centro da cidade, caso você aproveite o dia para fazer Lagoa Misteriosa e Rio da Prata, é aconselhável almoçar por ali mesmo.

Preparado em fogão a lenha, o almoço é típico da fazenda, e conta com diversas opções de pratos, com produtos frescos retirados da própria horta orgânica e sobremesas deliciosas. Realmente adoramos!!!



Já satisfeitos, e como ainda tínhamos um bom tempo até o horário do nosso passeio (trilha + flutuação), resolvemos ficar descansando no redário, que é bastante convidativo.



Durante nosso momento de descanso ainda fomos surpreendidos com algumas araras que passaram por ali, e eram realmente lindas.


Na sede, além do restaurante, existe um bar e uma loja de souvenirs, onde é possível comprar diversos tipos de lembranças, e ainda, alugar GoPro.

* Loja de Souvenirs

Quando chegou o horário do passeio, fomos direcionados para uma “sala de equipamentos”, onde fomos apresentados ao nosso guia, recebemos as orientações específicas do passeio e entrega do equipamento (máscara e snorkel, roupa e bota de neoprene, e colete salva-vidas, sendo este último opcional).

* Local para pegar os equipamentos e receber instruções

Uma vez prontos, fomos levados por uma caminhonete até o início da trilha. A caminhada é realizada em uma área de RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural, em um trajeto de aproximadamente 2.200 metros pela mata ciliar, que leva em torno de 50 minutos, possuindo grau de dificuldade médio e exigindo um esforço físico moderado.

Ao longo da trilha o guia vai nos mostrando um pouco mais da vegetação e dos animais. Lembre-se que é proibido o uso de protetor solar e repelente, e como o trajeto é feito em mata fechada, sofremos um pouco por causa dos insetos.

Um detalhe bastante importante é que a caminhada ocorre até um ponto de início da flutuação, e o retorno se dá através de outro ponto de acesso, de modo que não há como levar os seus pertences. Ou seja, leve apenas o que for utilizar e que possa molhar.

Uma vez chegando ao início da flutuação, o guia nos repassa mais algumas informações e é realizada a ambientação. Em seguida, inicia-se o passeio.

* Local onde é realizada a ambientação

Para realizar a flutuação não é exigida experiência prévia, mas caso a pessoa não se sinta confortável para realizar o passeio, ou o guia considere perigoso a sua realização, é realizado um passeio diferenciado, onde o visitante retorna até outro ponto de acesso, onde é realizado um passeio de barco no trecho do Rio da Prata.

A flutuação é realizada primeiramente ao longo do Rio Olho D’água e só posteriormente no Rio da Prata, e dura em torno de 2 horas, já que percorre aproximadamente 2.600 metros ao todo.

Interessante destacar que primeiro é realizado um trecho da flutuação, até chegar a um deck. Ali é necessário sair do rio, fazer uma pequena caminhada, e posteriormente continuar a flutuação pelas corredeiras.

Como descemos a favor da correnteza, não é necessário grande esforço para seguir o caminho, embora seja necessário prestar atenção no guia, que nos direcionada para o local certo, bem como tomar cuidado para não encostar na vegetação e pedras ao longo do caminho.

* vegetação pelo caminho

A água é realmente cristalina, e ao longo do trajeto é possível encontrar diversos peixes e vegetação variada. Sem dúvidas foi o local que encontramos a maior quantidade de espécies.



No final da flutuação, já na proximidade do deck, existe uma nascente, onde é possível fazer apneia para chegar até a sua proximidade.


O passeio ao todo dura em torno de 4 horas, considerando o tempo para receber o equipamento e instruções, transporte até o início da trilha, caminhada, flutuação, e retorno até o receptivo.

O passeio de trilha e flutuação é realizado em grupos de até 9 pessoas, e como dito anteriormente, sempre acompanhado de um guia. A idade mínima exigida para o passeio é de 08 anos, embora crianças entre 04 e 07 anos podem realizar o passeio diferenciado.

Assim como a Estância Mimosa, o atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata também conta com uma política de segurança exemplar, se comprometendo efetivamente com a segurança dos visitantes, possuindo um sistema de gestão de segurança certificado pela ABNT e Inmetro, com Certificação ISO 21101. A organização e preocupação inclusive nos chamou a atenção.

Outra opção de atividade no local é o mergulho com cilindro, que é realizado no Rio da Prata, e pode-se chegar a profundidades entre 5 e 7 metros. O passeio é realizado em grupos de no máximo 2 visitantes, sempre acompanhado de mergulhador profissional, e o passeio todo dura em torno de 1 hora e 40 minutos (incluindo tempo para receber equipamento, transporte até o deck e mergulho).

No atrativo ainda é possível realizar o passeio a cavalo, em um trajeto de aproximadamente 6.300 metros, passando por diversos ambientes da fazenda, que possui uma vista privilegiada do cerrado e campos da região. O passeio possui grau de dificuldade fácil e exige esforço físico leve. A duração da atividade é de 1 hora e 30 minutos, e é feita com acompanhamento de um monitor da fazenda.

Por fim, mais uma opção é o passeio voltado para a observação de aves, que ocorre no período da manhã (a partir das 6h00) ou no final de tarde, onde os visitantes (grupos de até 12 visitantes) podem andar pela trilha para observar as mais de 200 espécies de aves registradas.

Ou seja, existem muitas opções de atividades disponíveis aos visitantes, sendo possível passar o dia todo no atrativo. 

* Espaço para descansar e curtir a natureza

O Recanto Ecológico Rio da Prata funciona todos os dias das 07h30 às 18h00, embora tenha um limite diário de visitantes, sendo interessante realizar o agendamento prévio da atividade, o que pode ser feito com qualquer agência de turismo da cidade (Recomendamos a Aguas Turismo e/ou BonitoWay).

O passeio incluindo trilha, flutuação e almoço custa R$204,00 (baixa temporada), e a cavalgada custa R$68,00. Já os valores para realização de mergulhos com cilindro e observações de aves devem ser consultados diretamente com o atrativo ou agências de turismo da região.

Ficou interessado? Maiores informações sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata podem ser obtidas diretamente no site da empresa (clique aqui), ou pelo e-mail contato@riodaprata.com.br .

*Visitamos a atração a convite do Grupo Rio da Prata.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar