​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Sabe aquele destino que te surpreende? Que você se sente a vontade? Foi exatamente assim que nos sentimos em relação à Ica. Em outro post falamos um pouco sobre Huacachina, uma das regiões de Ica, mas para facilitar a sua viagem resolvemos montar esse roteiro completo, confiram:

Localização

Ica está situada ao sul do Peru, aproximadamente a 300 km de Lima, sendo uma pequena cidade, embora bastante caótica.

A região é desértica, e ali encontra-se um verdadeiro oásis, Huacachina, que nada mais é que uma pequena vila localizada ao redor de um lago natural no deserto, rodeada por dunas de areais.

Ica também se encontra próxima de outros dois destinos bastante procurados no país: Paracas e Nazca, bem como serve como parada para quem deseja continuar até Arequipa ou Cusco.

Como chegar

Como falamos anteriormente, Ica encontra-se a aproximadamente 300 km da capital peruana, e o melhor jeito de se chegar até a cidade é fazendo o percurso de ônibus/carro.

A estrada que liga Lima à Ica é toda pavimentada, alguns trechos em boa condição, outros estavam em obras, mas nada que prejudicasse a viagem.

Alugar um carro no Peru nem sempre é uma boa opção, isto porque o trânsito é bastante desordenado e os motoristas não são acostumados a seguir as regras de trânsito igual ao Brasil.

Por este motivo, além de outras considerações (valor, tempo, desgaste, etc), optamos por fazer o percurso entre Lima e Ica de ônibus, através da empresa Cruz del Sur, que é a melhor entre as disponíveis e que faz a rota, e com valor muito bom, já que pagamos 80 soles o trajeto de ida e volta por pessoa.

Uma vez chegando na garagem da Cruz del Sur em Ica (no Peru não existem rodoviárias), conseguimos facilmente encontrar um táxi para nos levar a Huacachina, onde iriamos nos hospedar, e que fica aproximadamente 5 km do centro.

Ali no próprio local existem alguns táxis “oficiais”, com valor pré-estabelecido. Como estávamos chegando e ainda não conhecíamos a cidade optamos por estes mesmos.

Posteriormente descobrimos que o valor tabelado é bem superior ao preço normal que o táxi cobra na região.

Outra opção para quem quer conhecer Ica é contratar um tour de 1 dia para Ica e Paracas. Existem algumas empresas que oferecem esse serviço partindo de Lima. Contudo, acredito que é bastante cansativo e não é a melhor escolha.

Como se locomover

Se estiver indo de ônibus, assim como nós, o melhor jeito de se locomover pela cidade é de táxi ou tuktuk.

Existem uma infinidade de táxis e tuktuk, e todos passam buzinando, o dia todo, a procura de passageiro. A dica é sempre negociar o valor antes, pois não existe taxímetro por ali. A média de um trajeto entre centro/huacachina, por exemplo, custa 7 soles.

Normalmente os táxis oficiais são amarelos, portanto, tente sempre pegar estes pois são mais confiáveis.

Imagem: Tuktuks por todas as partes

Caso você fique apenas em Huacachina, basta caminhar, pois a vila é bem pequena e os restaurantes e hotéis ficam ao redor do lago. Também é possível alugar bicicletas, que é uma boa opção para curtir o local.

Uma dica é que em finais de semana e em alguns dias especiais, como feriados, o trânsito pode ficar um pouco intenso para chegar e sair de Huacachina, já que os moradores vão para lá passear, e caso você tenha horário de ônibus, é sempre bom tomar cuidado e sair com antecedência para evitar imprevistos desnecessários.

Onde se hospedar

Ica vem ganhando cada vez mais importância no roteiro turístico do país, e tornou-se a Meca dos mochileiros, portanto, você irá encontrar várias opções de hostels e pousadas na cidade.

Nós optamos por ficar em Huacachina, para aproveitar melhor o Óasis e a tranquilidade da região. Ao redor do lago é possível encontrar diversas opções de hospedagem, dos mais variados tipos e preços.

No nosso caso, ficamos hospedados no DM Hoteles Mossone, um Hotel 3 estrelas que fica muito bem localizado, em frente ao lago, e conta com uma estrutura completa, com piscina, bicicletas para passear na região, restaurante (café da manhã incluso), etc.

O Hotel é simples, nada de muito luxuoso, mas considerando as demais opções do local, achei muito bom. O Quarto é amplo, a cama era confortável, banheiro espaçoso, quarto era limpo, e ainda contava com ar condicionado, frigobar e TV a cabo.

Imagem: Lago de Huacachina 

Imagem: Nosso hotel em Ica, o DM Hoteles Mossone

Outras opções em Huacachina são: Hotel El Huacachinero (3 estrelas), Hosteria Suiza (3 estrelas), Banana´s Adventure (Hostel), Hostal Curasi, etc.

Para quem procura um pouco mais de conforto e luxo, creio que em Ica existem mais opções, como por exemplo: Hotel Las Dunas (4 estrelas), Hotel Villa Jazmin (3 estrelas), Hotel Boutique La Angostura (3 estrelas), Gran Hotel Ica (3 estrelas) e Hotel Villa de Valverde (3 estrelas).

Já um pouco mais afastado encontra-se o Hotel Viñas Queirolo, um Hotel em meio ao vinhedo da vinícola Queirolo, com padrão mais elevado. Se você gosta de vinho e quer curtir uma experiência mais exclusiva, acredito que é a opção ideal.

Quanto tempo

Ica apesar de ser uma cidade pequena, possui muitas opções de passeios, bem como serve como base para conhecer cidades vizinhas, como por exemplo Nazca e Paracas.

Ao todo ficamos 3 dias/2 noites e foi tempo suficiente para curtir as atrações que mais nos interessavam, bem como curtir o local com tranquilidade.

Se você quiser fazer algum passeio adicional, como conhecer as vinícolas da região, recomendaria 1 dia adicional, pois como a cidade é pequena, as atrações são próximas e é possível combinar mais de 1 passeio por dia.

Onde Comer

Ficamos hospedados em Huacachina, e a maior parte do nosso tempo na cidade foi por ali mesmo, então não chegamos a conhecer opções de restaurantes na região central de Ica.

Em Huacachina, no calçadão ao redor do lago existem diversas opções de restaurantes, dos mais variados tipos, e a maioria com promoções para happy hour.

Entre as opções que experimentamos, gostamos bastante do Huacafuckingchina Restobar, onde provamos o frango à milanesa (26 soles) e hambúrguer, ambos estavam bons e preço relativamente justo.

Também conhecemos o Restaurante Samarana, que fica ao lado do HuacafuckingChina. Neste, optamos por uma massa, que estava normal, nada de excepcional, mas boa e o preço igualmente justo.

O Restaurante do DM Hoteles também é bacana, tem uma varanda bem legal virada para o lago. Contudo, os valores são um pouco mais elevados que nos demais restaurantes da região.

Vale a pena ir passeando e analisando os restaurantes, pois alguns oferecem menu do dia, com preço bem interessante.

Compras

Definitivamente Ica não é um local para compras. Em Huacachina você irá se deparar com algumas poucas barracas ao redor do lago que vendem artesanato, mas com opções bem restritas e preços nem tão bons assim, mas para uma lembrança até que vale a pena.

Temperatura

Nossa viagem foi em Julho/2016, e no caso, era inverno no Peru. Contudo, por ser região de deserto, durante o dia fazia bastante calor e muito sol, e a noite esfriava consideravelmente, inclusive, sendo necessário usar casaco.

Portanto, aconselho a levar protetor solar e boné/chapéu para usar durante o dia e não esquecer de trazer alguma roupa mais quente para o entardecer/noite.

Atrações

Em Huacachina os principais atrativos são o passeio de buggy pelas dunas e fazer sandboard. Existem diversas empresas que vendem esse passeio, portanto, não há necessidade de agendar com antecedência.

O passeio tem duração de 2 horas e custou 35 soles por pessoa, com direito à prancha de sandboard. Não deixe de fazer o passeio no final de tarde, e assim, aproveitar para curtir um lindo entardecer.

Imagem: Passeio de buggy

Imagem: Passeio de buggy pelas dunas de Huacachina

Caminhar ao redor do lago/oásis também é uma atração. Se quiser, ainda é possível andar de “pedalinho” pelo mesmo.

Como bons adoradores de pores do sol que somos, aproveitamos para curtir o entardecer do topo das dunas. Vale a pena o esforço de subir a pé, pois a vista é inesquecível, e ainda é possível ter uma bela vista panorâmica do Oásis.

Imagem: Entardecer nas dunas de Huacachina e um pôr do sol belíssimo

Imagem: Lago de Huacachina 

Já na cidade de Ica, o centro é pequeno e não possui muitos atrativos. A Plaza de Armas é bastante conservada, e ao seu redor encontram-se alguns prédios importantes da cidade, bem como bancos e comércio em geral.

Se gosta de museus, na Plaza de Armas ainda existe o Museu Cinetífico Javier Cabrera, que conta um pouco mais sobre as pedras de Ica, que reúne diversas pedras gravadas, que supostamente foram descobertas em uma caverna próxima de Ica.

Também visitamos o Museu Regional de Ica, o ingresso custa 7,5 soles, e funciona das 8h00 ás 19h00. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30. O Museu não é muito grande, mas se você quer conhecer um pouco mais a história da região é bastante válido.

Imagem: Museu Regional de Ica

Um passeio bastante procurado na região é um tour pelas vinícolas e adegas dos produtores de pisco, já que são considerados um dos principais produtores da bebida no país. Não chegamos a fazer este passeio, mas parecia ser interessante.

Pela sua localização geográfica, Ica pode ser utilizada como base para alguns passeios às cidades vizinhas de Paracas e Nazca. Diversas empresas vendem estes passeios em Ica, portanto, sempre negocie bem o preço e escolha a empresa que mais lhe agrada. Nós acabamos fechando todos os passeios no próprio Hotel, pois conseguimos ótimos descontos.

O passeio de Paracas (incluindo Islas Balestas) nos custou em torno de 60 soles (traslado), mais 18 soles referente à entrada na Ilha e taxa portuária. O passeio dura praticamente o dia todo, já que inicia as 7 horas e retornamos apenas as 16h30 para Ica.

Já para Nazca, fizemos o trajeto entre as cidades de ônibus comum, e lá em Nazca a empresa nos buscou para nos levar diretamente ao aeroporto. Esta foi uma opção mais em conta, se você prefere mais conforto, as empresas também oferecem traslado privativo até Nazca, com custo maior, é claro.

Dicas Gerais

- Se você precisar trocar dinheiro, na praça central de Ica ficam vários “vendedores” vestindo coletes coloridos que fazem a cotação na hora. Confesso que no início fiquei um pouco com medo, mas trocamos tranquilamente dólares por soles, sem qualquer problema. A dica é perguntar para mais de 1, pois pode haver divergências no câmbio.

- Existem milhares de táxis na cidade, tente sempre optar pelo amarelo, que normalmente é o oficial. Não se assuste, mas a maioria dos carros são velhos, porém seguros e confiáveis.

É isso pessoal, esse foi nosso roteiro completo sobre Ica, espero que tenham gostado. Qualquer informação adicional, é só deixar um comentário. Até a próxima!

Comentários

Avatar Leitor
Isabel Gusmão

Amei o post, muito explicativo; procurei em vários blogs e são poucos que falam sobre o Oásis, ele falam muito sobre Machu Picchu. Novembro chegamos ao Peru em nossa segunda viagem internacional... Hehehe Eu e meu Esposo trabalhamos primeiro e muito, deixamos para começar a viajar a partir dos 40 anos! Obrigada, salvei na página inicial!


Avatar Equipe

Olá Isabel, tudo bem? Que bom que gostou do post, espero que ajude na programação de sua viagem! Nunca é tarde para viajar, aproveite muito, e não deixe de contar como foi!!


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar