​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Localização: Situada no Vale Central Chileno e ao lado da Cordilheira dos Andes, Santiago do Chile além de ser a capital do país, encontra-se em uma região estratégica para aqueles que pretendem ir para o litoral (Vinã del Mar, Valparaíso, etc), Valle Nevado (estação de Ski) ou até mesmo o deserto do Atacama.



* Ruas de Valparaíso

Idioma: A língua oficial é o Espanhol, sendo assim, fácil para nós brasileiros, já que podemos arranhar o portunhol.

Como chegar: Existem voos diretos do Brasil, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, em um curto trajeto (em torno de 4 horas). Durante o ano é possível encontrar diversas promoções, principalmente por milhas, fica a dica. Além disso, já tivemos a oportunidade de ir a Chile de carro, passando pela Argentina. A viagem é fácil e tranquila, rendendo uma ótima experiência, mas isso falaremos em um post específico. O trajeto de carro é de 2.800 km (partindo de Florianópolis/SC), sendo necessário fazer algumas paradas durante o percurso, ideal para conhecer algumas cidades, como por exemplo Mendonza na Argentina e atravessar o Aconcágua.

Como se locomover: O sistema de transporte público de Santiago funciona muito bem, pelo menos foi essa a nossa impressão nas ultimas viagens. Na maioria do tempo utilizamos metrô, que atende a quase todos os pontos turísticos, é fácil, rápido, seguro e relativamente barato. Apenas aconselho não pegar no horário de rush, pois as estações ficam lotadas e pode demorar um pouco. Caso pretenda ir até Valle Nevado ou vinícolas da região, existem diversas empresas que oferecem tours, e os preços não são tão elevados. Alugar um carro pode ser uma opção para quem pretende conhecer outros lugares do Chile, porém, é bom ficar ciente que em Santiago os estacionamentos em sua maioria são subterrâneos e bem caros. Outro meio de transporte bastante utilizado em nossa última viagem foi táxi e uber, ambos funcionam muito bem, confiáveis e com preços razoáveis. Compramos um chip de internet que facilitou muito nossa vida, já que a maioria dos táxis operam através dos aplicativos 99 táxis ou Easy táxi.

* Caminho para Valle Nevado

Onde ficar:  Santiago é grande e possui diversos bairros. Nas duas oportunidades que estive na cidade fiquei hospedado próximo ao La Moneda. Nesta região é comum encontrar apartamentos para alugar, sendo uma ótima opção para quem quer economizar. Na primeira vez, quando cheguei tinha achado perigoso o local, já que as ruas são mais escuras e um pouco sujas. Porém, nos dias seguintes pude verificar que na proximidade do La Moneda é tranquilo, pois existe um quartel militar e vários militares e policiais residem por ali. Portanto, não tive dúvida na segunda vez em pegar um apartamento na região. Caso não abra mão de reservar um hotel, existem alguns bairros interessantes, como nas proximidades de Lastarria ou El golf, que são regiões mais nobres de Santiago. Cuidado com o IBIS da região central, o hotel fica na região que achamos um pouco perigosa.

Quanto tempo: Para conhecer bem a região, sem pressa, acredito que 4 dias é suficiente. Se pretende fazer algum bate e volta para Vinã del Mar e Valparaíso, ou até mesmo Valle Nevado, aconselho adicionar mais dias.

Alimentação: Um dos principais atrativos da cidade é a gastronomia. Santiago conta com diversas opções de restaurantes, agradando todos os gostos e bolsos. Seja em Lastarria, Pátio Bellavista ou Mercado Público, opções é que não vão faltar, principalmente para degustar um bom vinho chileno. Separamos algumas dicas de restaurante em outro post, não deixe de conferir (clique aqui).


Compras: Como o real não tem favorecido a vida do viajante brasileiro, o câmbio não está tão bom como antigamente, mas mesmo assim é possível fazer algumas compras. Se gosta de Shopping, não deixe de visitar o Parque Arauco e o Costanera Center, mesmo local onde fica o Sky Costanera (observatório). Também existem algumas lojas de departamentos, como a Ripley e Falabella. Se a ideia é comprar souvenir, no centro da cidade existem algumas lojas que vendem, assim como no Pátio Bellavista.

Temperatura: Visitei Santiago em duas estações: no verão (dezembro/janeiro 2014) e no inverno (agosto/2015). No verão as temperaturas estavam bem elevadas, muito quente mesmo (abafado), mas nada que impediu de fazer os passeios e andar muito pela cidade. Nesta oportunidade aproveitamos para conhecer o litoral, em especial Valparaíso e Vinã del Mar. A região é muito bonita e bem movimentada nesta época do ano. Em relação à praia, pelo fato de ser banhada pelo Oceano Pacífico a água é bem fria, mesmo no verão. Já no inverno aproveitamos para conhecer Valle Nevado e fazer snowboard. Na cidade não pegamos tanto frio quanto esperávamos, mas uma temperatura ideal para andar bastante pela cidade. Já na montanha a temperatura caiu bastante, ideal para a prática de ski e snowboard. Portanto, verifique qual o interesse na viagem e escolha a época certa para os seus planos.



* Praia em Vina del Mar

Principais Locais/Atrações: Particularmente adoro Santiago do Chile, já que conta com diversas opções de passeios, bem como uma ótima gastronomia. Considero algumas atrações imperdíveis na cidade, como por exemplo subir o Cerro San Cristobal, de onde se tem uma bela vista de Santiago (cuidar com o horário da visita, pois sempre tem uma névoa que atrapalha a visibilidade). Outro ponto legal para ver a cidade do alto é o SkyCostanera, o maior prédio do Chile (veja nossa experiência aqui). A vista é quase a mesma do cerro, portanto, pode optar por uma das duas, lembrando que no Costanera não há espaço aberto, e as fotos podem ficar com reflexos devido ao vidro.

* Vista SkyCostanera

O Chile é famoso pela sua produção de vinhos e existem várias vinícolas nas proximidades de Santiago, sendo um passeio imperdível. Visitamos a Concha y Toro e não nos arrependemos. A loja dentro da vinícola é ideal para comprar alguns vinhos e acessórios, e o restaurante conta com boas opções no cardápio.

Além disso, no centro da cidade existe a opção de conhecer o Palácio La Moneda (possível fazer tour guiado), a parte histórica, plaza de armas, museu nacional, catedral, Mercado Público (ideal para comer frutos do mar) e Museu de Arte Moderna.

* Palácio La Moneda

Mas o que mais me agrada em Santiago é se perder pelas ruas, ir andando e conhecendo novos cantos, como as ruelas de Lastarria ou os diversos parques e praças, que aliás, são lugares bem agradáveis no verão, como o Parque Bustamente (não deixe de visitar o Café Literário) e o O’Higgins, onde está localizado o parque de diversões Fantasilandia. 


* Parque O'Higgins

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar