​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Ponte Hercílio Luz, Florianópolis (Por Daniel Volpato)

Florianópolis é uma das capitais mais queridas do Brasil e já está consagrada como um destino de verão para muitos brasileiros e turistas de fora do país. Floripa, como é carinhosamente conhecida, encanta pelas suas belas praias, boas opções de lazer, clima agradável e uma gastronomia típica local muito saborosa. Está pensando em agendar uma visita à Ilha da Magia? Então se liga nos 3 lugares imperdíveis para se visitar na capital catarinense e região:

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Muito difícil não incluir a região da Lagoa da Conceição em uma lista dos melhores bairros de Florianópolis. A Lagoa é vibrante, possui um clima jovem, descolado e descontraído, atraindo todos os estilos de visitantes, inclusive os estrangeiros, fazendo da região uma das mais “internacionais” da cidade.

Acredito que a Lagoa seja também um dos locais mais democráticos de Floripa, considerando a vasta opção de restaurantes (dos mais sofisticados aos Food Trucks) e as diversas opções de lazer. São muitos bares, lojinhas, galerias, cafés, sorveterias e atividades Outdoor.

Não deixe de explorar bem a região a pé, pelo centrinho, e se atreva a visitar as praias próximas: Barra da Lagoa, Praia Mole e Joaquina. Indo para as praias, você automaticamente passará pela Avenida das Rendeiras, um local tipicamente açoriano e lá você terá um dos melhores visuais de toda Florianópolis. Tente ir no entardecer.

Gosta de esportes de aventura? Na Lagoa e praias próximas você vai poder praticar Stand Up Paddle, Voo Livre, Surfe e Sandboard.

Imagem: Lagoa da Conceição (Via pousadasdefloripa.com.br)

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Santo Antônio de Lisboa é, talvez, o lugar mais tipicamente açoriano de Floripa e consegue manter uma atmosfera bucólica e ao mesmo tempo agitada.

O bairro é muito charmoso e possui muitas encantos, por lá você vai poder se perder na História da colonização de Florianópolis e de como a cultura trazida da região dos Açores influenciou a vida da comunidade local e de toda a população da ilha.

Os melhores restaurantes da cidade estão localizados em Santo Antônio de Lisboa e em suas duas comunidades vizinhas, Sambaqui e Cacupé. A variedade gastronômica é grande, com oferta de cozinhas internacionais guiadas por chefes renomados e de bons restaurantes de frutos do mar, culinária carro-chefe da região.

Quando visitar o local, estacione o carro e relaxe. O bairro precisa ser “degustado” com uma calma caminhada pelo centrinho, onde você vai encontrar a igreja Nossa Senhora das Necessidades, uma das mais lindas de Santa Catarina. Coma em um bom restaurante de frutos do mar por ali perto, de preferência um que ofereça varanda externa e aproveite o visual. É inesquecível.

Gosta de artesanato? Tire um tempinho e aproveite a feirinha de artesanatos, as lojinhas e galerias típicas por ali instaladas.

Em Santo Antônio você também pode praticar Stand Up Paddle e o pôr do sol precisa ser visto. Um espetáculo da natureza!

Imagem: Santo Antônio de Lisboa (Via pousadasdefloripa.com.br)

Imagem: Pôr do sol incrível em Santo Antônio de Lisboa (Por Eduardo Ventura)

GUARDA DO EMBAÚ

A praia da Guarda do Embaú não está propriamente localizada em Florianópolis, mas sim no município vizinho de Palhoça (Grande Florianópolis), porém possui um estilo alternativo único e tão autêntico, que fica praticamente impossível não incluí-la na lista.

A Guarda é reduto dos entusiastas do surfe, atraídos pelas boas ondas, e possui um clima aconchegante de uma típica vila de pescadores. Em contraponto com a vida “pacata” dos moradores, o destino é badalado, possui muitas atividades ao “ar livre”, pousadas, barzinhos e restaurantes.

O acesso para o pequeno vilarejo é fácil para quem está vindo de Floripa, 50 km aproximadamente e o local possui uma vibe pacífica e promove o estilo de vida simples e slow.

A Guarda também é um daqueles lugares que você chega, deixa o carro de lado e circula explorando a região a partir do centro do distrito.

Umas das grandes particularidades do local é o “travessia do Rio da Madre”, que dá acesso à praia. Os surfistas e moradores locais já estão acostumados a atravessar o rio a nado, porém são disponibilizados vários barquinhos com condutores da vila (ao estilo gondoleiros) que cobram apenas uma pequena taxa por trajeto feito.

A praia é belíssima e a beleza intocada da Guarda se completa com o Parque da Serra do Tabuleiro, área de preservação que abrange parte da comunidade e que conta com cachoeiras, muitas árvores, rios e animais silvestres.

Por lá, não hesite em curtir os principais restaurantes e se quiser apreciar uma linda vista panorâmica, suba na Pedra do Urubu. A vista espetacular lá de cima compensa o esforço.

Tome um belo caldo de cana, curta uma tigela de açaí e saboreie um típico pastel de frutos do mar.

Se quiser aproveitar uma atividade em contato com a natureza, se jogue em uma trilha, alugue uma prancha de “Stand Up” e divirta-se.

 Imagem: Guarda do Embaú (Via loucosporpraia.com.br)

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar