​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Com uma formação geográfica peculiar, composta de diversos recortes ao longo de sua faixa costeira, Florianópolis proporciona belas paisagens aos que a visitam, já que ao todo, possui oficialmente 42 praias, dos mais variados estilos, e assim, capaz de agradar a todos os gostos.

Apesar da grande quantidade de praias disponíveis, é no extremo sul da Ilha da Magia, como também é conhecida a capital catarinense, que encontramos a Praia de Naufragados, local bastante procurado pelos moradores e turistas, especialmente no verão.

O nome Naufragados é em decorrência ao naufrágio de duas embarcações de origem Portuguesa em frente à praia, no ano de 1753, que transportavam colonos açorianos que buscavam chegar até o estado do Rio Grande do Sul.

Mas não é apenas pelos acontecimentos históricos que Naufragados tornou-se famosa, mas sim pela sua beleza natural, já que é praticamente intocada, e construções são quase inexistentes por ali.

* um pouco do visual que podemos encontrar na Praia de Naufragados

Pois bem, antes de explorar a Praia de Naufragados, é importante saber que para chegar até ela existem apenas dois meios: pela trilha ou através de embarcações, em sua maioria partindo do bairro Caieira.

Recentemente estivemos explorando o local, e acabamos optando por desbravar a Praia a partir da trilha, que tem o seu início no final da Rodovia Baldicero Filomeno, já na Caieira da Barra do Sul, situada cerca de 40 km do centro de Florianópolis.

Para facilitar a localização, importante saber que a entrada da trilha fica atrás de um estacionamento. Não precisa se preocupar, assim que estiver chegando será fácil visualizar placas indicando a trilha e o local para estacionar o carro (estacionamento pago).

A trilha que leva a Naufragados, além de ser devidamente demarcada, é considerada leve/moderada, e tem aproximadamente 2,6 km de extensão, representada por uma caminhada tranquila, de aproximadamente 50 minutos.

De fato a trilha é tranquila, sem muitos obstáculos. Pelo caminho, você irá passar por riachos e trechos de mata fechada, formando uma espécie de túnel, ideal para amenizar um pouco o calor.

No final do caminho, enfim, a recompensa: a Praia de Naufragados.

* Praia de Naufragados

Antes de chegar até a beira do mar, você encontrará duas casinhas, que servem hoje como restaurante/bar, sendo uma boa opção para uma pausa ou para apreciar alguma comida local.

Não deixe de levar trajes de banho para o pós-trilha, pois a praia de Naufragados tem águas cristalinas, limpas e muito refrescantes. Certamente farão vocês renovarem as energias.

* depois de uma trilha, nada melhor que se refrescar 

Para quem gosta de esportes radicais, a praia também é bastante procurada pelos surfistas, uma vez que possui boas ondas para a prática do esporte. Por isso, em dia com ondas maiores, deve-se tomar maior cuidado ao entrar no mar.

* a praia é bastante procurada para os amantes do surf

Além da praia, não deixe de explorar o Forte e o Farol de Naufragados, que ficam no costão Norte da praia. Para chegar até os mesmos existe uma pequena trilha, igualmente demarcada, costeando o mar.

* trilha costeando o mar que leva ao Farol

* uma pausa no caminho para curtir o visual da Praia de Naufragados

Em poucos minutos de caminhada, e com uma linda vista do litoral, chegamos até o Farol. Ali existe uma estrutura onde é possível subir e ter uma bela vista para a Fortaleza de N. Senhora da Conceição de Araçatuba, que está localizada na Ilhota de Araçatuba que pertence ao município de Palhoça, e que foi construída pelos portugueses em 1744 para proteger a baía sul da Ilha de Santa Catarina.

* mais um pouco da trilha que leva ao Farol, devidamente demarcada

* Farol da Praia de Naufragados

* um pouco da vista que tivemos no Farol

Saindo do Farol, existem algumas placas indicando “Porto” ou então Praia, que é o local de onde partimos. Seguimos em direção ao Porto, que nada mais é que uma pequena praia com uma antiga construção rústica usada como um “trapiche”.

* Placas indicando a direção ao longo do caminho

* Vista a partir do Porto e ao fundo a Fortaleza de N. Senhora da Conceição de Araçatuba

* Mais um pouco do Porto

De lá, voltamos para a trilha e seguimos em direção ao Forte de Naufragados. Alguns minutos de subida e logo chegamos. Por lá encontramos a bateria de canhões e uma vista espetacular, tanto para a Praia de Naufragados, como para a Fortaleza de N. Senhora da Conceição de Araçatuba.

* vista espetacular para a Praia de Naufragados

* vista para a Fortaleza de N. Senhora da Conceição de Araçatuba

A título de curiosidade, o Forte Marechal Moura de Naufragados como é chamado, foi a última construção do sistema de defesa da Ilha, concluída em 1913 para reforçar a proteção realizada pela Fortaleza de N. Senhora da Conceição de Araçatuba.

Atualmente, o que encontramos por lá são ruínas da antiga construção (muralhas) e o armamento original fabricado em 1893 composto por 3 canhões de 120mm.

* um dos canhões que encontramos no Forte

Sem dúvidas, a caminhada valeu a pena, pois além do local ser rico em história e curiosidades, a vista é simplesmente espetacular. Ficar alguns minutos apreciando aquela beleza certamente foi o ponto alto do passeio.

Para retornar ao estacionamento, indicamos fazer o mesmo trajeto realizado na ida, pois em que pese exista outro caminho, o melhor é sempre optar pelo demarcado, onde passam mais pessoas e que vai evitar riscos desnecessários ou imprevistos.

Ah, e a melhor dica para o final do passeio é saborear um delicioso e refrescante caldo de cana vendido em uma tenda logo no início da trilha. Podem confiar que nós provamos e aprovamos e além disso, essa já é uma parada tradicional para os visitantes do local.

E aí, prontos para conhecer esse paraíso escondido em Floripa?

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar