​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Você já teve aquela sensação de viajar para um determinado lugar e sentir que, de alguma forma, pertence ao local? De estar realmente 100% focado no momento presente e ter um sentimento bom, de que você, de fato, deveria estar ali?

Pois então, foi exatamente isso que sentimos em nossa última visita à cidade de Canela/RS, e o Hotel onde nos hospedamos foi, sem sombra de dúvidas, um dos elementos principais para que pudéssemos vivenciar uma experiência tão bacana e marcante.

Tivemos a felicidade de encontrar no Hotel e Pousada Blumenberg boas doses de tranquilidade e “calmaria”, os elementos necessários para equilibrar um fim de semana que prometia ser bem intenso, agitado e cheio de compromissos.

O Hotel e Pousada Blumenberg é administrado pelos próprios proprietários e fica localizado bem no coração de Canela, a apenas uma quadra da Catedral de Pedra, onde pulsa a energia de paz e aconchego do interior da Serra Gaúcha. Consideramos a localização ideal, já que estávamos próximos a diversas atrações e atrativos da cidade, aos encantos naturais da região e às melhores opções de entretenimento e gastronomia. Fora que Gramado fica a 7 km de distância do hotel, pertinho para quem quer aproveitar as duas cidades em um mesmo roteiro.

Imagem: Fachada elegante e imponente do Hotel Blumenberg

Programamos uma estadia de 2 noites na região e logo que chegamos ao Hotel, em uma sexta-feira, no período da manhã, conseguimos comprovar a beleza e encanto do estabelecimento.

O Blumenberg tem toda uma pegada colonial, com 32 confortáveis apartamentos, sendo que sua arquitetura é claramente inspirada nas moradias germânicas, com traços bem marcantes e tijolinhos à vista. O prédio do hotel é de 4 andares, a fachada é bem cuidada, elegante e imponente. Possui uma área externa bem arborizada, e parece realmente “existir” em harmonia com a natureza.

Na parte de fora também é possível curtir todo o charme e conforto de uma convidativa varanda, um ambiente ideal para jogar conversa fora e apreciar um bom vinho. Um deck coberto também fica localizado em frente ao hotel e pode ser facilmente acessado e utilizado como área de descanso e contemplação.

Imagem: Hotel Blumenberg funciona envolto ao verde e à natureza

Imagem: A varanda se mostrou como um local ideal para uma conversa entre amigos e degustação de um bom vinho gaúcho

Imagem: Deck na área externa do hotel, ideal para contemplação e descanso

Estacionamos nosso carro e prontamente fomos recebidos pela equipe do hotel para o nosso check-in, e foi na recepção que começamos a perceber o sentimento de acolhida por parte dos colaboradores, que fazem questão de receber os hospedes com o mesmo carinho e atenção de quem recebe as visitas em casa.

Com o check-in pronto, seguimos em direção à nossa acomodação, uma Suíte Luxo, que é bem ampla e conta com uma cama de casal, uma cama de solteiro e banheiro com ducha quente. O espaço da suíte é ideal para 2 ou 3 pessoas, sendo que possui armários bem espaçosos, uma mesa para jantar, ar condicionado, telefone com linha direta com a recepção, camas confortáveis com lençóis 100% algodão, uma TV com acesso a canais a cabo e frigobar.

As janelas do ambiente são reforçadas com vidro duplo e tela, e foi da nossa janela que pudemos apreciar uma vista de tirar o fôlego e sentir o ar puro e gelado da Serra.

Imagem: O hotel oferece suítes de 4 categorias distintas, que são muito confortáveis, espaçosas e aconchegantes

Imagem: Vista da janela do nosso quarto e um amanhecer deslumbrante na Serra Gaúcha

Alguns apartamentos são adaptados para portadores de necessidades especiais e além da Suíte Luxo, o hotel oferece mais três categorias: Suíte Standard, Suíte Luxo Superior e Suíte Super Luxo (Clique aqui para conhecer todas as opções de acomodações e respectivas características).

O serviço de quarto é bem completo, sendo possível solicitar café, chás, espumante, chimarrão, vinhos, sucos, misto quente, lasanha, sopa, mini pizza e outros. São muitas opções interessantes. Já no frigobar encontra-se água, refrigerante, cerveja, chocolates, biscoitos, barras de cereal e algumas outras conveniências do tipo.

No ambiente do café da manhã, comprovamos que, de fato, a nossa primeira impressão quanto ao bom atendimento do staff do hotel era verdadeira. Os colaboradores que servem o café fazem questão de acolher a todos com um sorrido no rosto e uma energia que contagia. São muito educados e preocupados com o bem estar dos hóspedes e se mostraram sempre dispostos a servir bem e praticar a gentileza, de forma genuína e com muito entusiasmo.

Com ingredientes locais e fresquinhos, o café da manhã é preparado no próprio hotel, é bem completo e variado, sendo servido a partir das 7h30 até as 10h. Conseguimos perceber todo um cuidado com a preparação e disposição dos alimentos e opções saborosíssimas de um verdadeiro “café colonial” típico gaúcho com influência das cozinhas alemã e italiana. O buffet é bem farto e colorido e lá são servidos algumas opções de frios (presunto, queijo, salame e peito de peru), tortas doces e salgadas, bolos, cucas, pães, geleias, biscoitos, doces, café, chocolate quente, sucos, pão de queijo, chás, frutas, omelete, entre outros.

Imagem: Café da manhã bem completo, com opções de frios, bolos e tortas



Imagem: Mistura das cozinhas Italiana e Alemã e receitas bem autênticas e saborosas

Imagem: Destaques para a torta de cebola e para a "torta tropical de canela"

Imagem: Café da manhã colonial com gostinho das comidas da "vovó"

Os destaques vão para a torta salgada de cebola e para a “torta tropical de canela”, que são realmente uma delícia! A “tropical de canela” é uma torta especial da casa feita com banana e canela e é destaque na região por ter sido selecionada para participar do evento gastronômico local “Sabores de Canela”. Vale provar e repetir, sem dúvidas.

Algo bacana é que se hóspede gostar de alguma torta ou bolo em específico, o hotel passa a receita ao hóspede, alimentando assim a forte cultura do compartilhamento que está tão em alta nos dias de hoje. Legal, né? Algo que também nos chamou a atenção foi que a administração do hotel preza por alimentos que provém de áreas locais (de Canela) com produção orgânica. O suco de laranja que tomamos, por exemplo, era todo orgânico. Adoramos!

Existem também opções de pratos para quem possui restrições alimentares, sendo possível solicitar o preparo de receitas especiais para quem é diabético, celíaco e intolerante à Lactose, por exemplo. Todos sem custo adicional e que podem ser facilmente solicitados no momento da reserva.

A área de refeições possui um espaço interno bem generoso, e também é possível saborear a comida em uma área fechada por vidros, com vista para a rua, ou se acomodar em algumas mesas que ficam dispostas ao “ar livre”. Um encanto!

Imagem: Mesas ao "ar livre" para um café da manhã com a energia da natureza

Foi no café que trocamos informações com parte da equipe do hotel, e como bons conhecedores da região de Canela, nos deram dicas valiosas e sugestões de lugares que merecem ser vistos por lá. Podemos facilmente dizer que recebemos uma mini aula sobre a cidade.

Alguns detalhes em relação ao espaço interno da pousada também não passaram batido aos nosso olhos e podemos dizer que toda a decoração dos ambientes passa uma sensação agradável de calma, tranquilidade e um sentimento de nostalgia. Bem clima de casa de família.

Os corredores possuem quadros e fotografias, com lindas imagens da cidade de Canela e região, dando a impressão de estarmos sempre passando por uma galeria de artes.

A estrutura interna também conta com uma sala de estar com sofás e lareira, espaço de TV, área com computadores e acesso à internet, uma minibiblioteca e calefação.

O hotel possui WIFI grátis em todos os cômodos e suítes, com ótimo sinal,  2 estacionamentos internos e 1 externo, recepção 24 horas (check-in e check-out), elevador, lençóis térmicos (em algumas suítes), janelas com isolamento termo acústico e serviço de lavanderia.

Imagem: Corredores do hotel possuem quadros e fotografias de Canela e região

Imagem: Sala de estar com sofás e lareira

Imagem: Muito aconchego e decoração pensada para passar calma e tranquilidade

Imagem: Sala de TV

O Blumenberg se destaca muito quando os assuntos são sustentabilidade e responsabilidade social, sendo que a gestão praticada no hotel é sustentável e o estabelecimento já recebeu muitos prêmios por se mostrar sempre preocupado com o meio ambiente e com o desenvolvimento da comunidade local. Recebeu o certificado pela NBR 15401, sendo um dos hotéis pioneiros em todo o Brasil, e adotou algumas boas práticas sustentáveis, como: redução de resíduos, sistema de água quente e calefação por energia renovável, coleta seletiva, consumo de orgânicos, reuso da água, uso de biodegradáveis e promoção de conscientização ambiental junto aos hóspedes (Clique aqui para conhecer mais sobre a política de sustentabilidade e responsabilidade social do hotel).

Por fim, concluímos o nosso review afirmando que gostamos muito dos dias que ficamos hospedados na Pousada/Hotel Blumenberg, e nossas expectativas com certeza foram atendidas e esperamos voltar mais vezes (quem sabe no inverno?). Consideramos o hotel como um dos mais bem localizados da região, com tarifas interessantes para todos os bolsos e uma atmosfera extremamente acolhedora.

Está programando uma viagem à Canela e ainda não achou lugar perfeito para se hospedar? Então considere o Hotel/Pousada Blumenberg, pois lá você vai encontrar uma equipe cordial que te trata como amigo, uma gestão preocupada com as causas ambientais e um ambiente muito autêntico e encantador.

Para maiores informações: http://www.hotelblumenberg.com.br/

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 499 - Canela – RS - Fone/Fax: (54) 3282.2939 blumenberg@hotelblumenberg.com.br

* Visitamos o Hotel a convite.

** Agradecimento especial ao Ditmar Bellmann, Hotel/Pousada Blumenberg e Due Assessoria.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar