​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Cascata Véu da Noiva

Localizada no Vale do Rio Canoas, em meio à Serra Catarinense, a pequena cidade de Urubici guarda verdadeiros encantos naturais que certamente merecem ser explorados, e o melhor, em qualquer época do ano.

Recentemente aproveitamos um final de semana para subir a serra e dedicar alguns momentos para descansar e conhecer Urubici, e posso dizer tranquilamente que ficamos surpresos com a boa estrutura que encontramos por lá.

Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas gerais do destino, confiram:

Como chegar

Urubici está situada a apenas 170 km de distância da capital Florianópolis/SC, e o percurso é feito em sua maior parte pela BR 282, finalizando na Serra do Panelão, com suas curvas bem acentuadas e um visual muito bonito.

Para quem estiver vindo de Lages e região, o trajeto também pode ser feito via BR 282 e Serra do Panelão.

Urubici também fica próxima de São Joaquim, cidade bastante procurada principalmente no inverno, sendo que o trajeto de pouco mais de 60 km pode ser facilmente realizado pela SC 110.

Já para quem estiver no sul do estado de SC, o caminho mais procurado é via Serra do Rio Rastro, outro atrativo do Estado e que conta com uma paisagem espetacular.

Como se locomover

Embora a cidade seja pequena, as atrações são bem afastadas do centro, o que vai demandar necessariamente de um meio de transporte. Sendo assim, consideramos a melhor opção para se locomover em Urubici é o carro, e se possível, tente optar por algum carro mais alto, já que boa parte do percurso para os passeios é feito em estrada de chão, sendo o trajeto que leva a Serra do Corvo Branco o de maior dificuldade.

O que fazer

A cidade conta com diversas belezas naturais e opções bacanas de passeios.

Apreciar o visual da Serra do Corvo Branco, uma das primeiras ligações entre a Serra e o Litoral, é parada obrigatória para quem visita a cidade.

* Serra do Corvo Branco e os seus paredões

* vista do mirante na Serra do Corvo Branco

Subir o Morro da Igreja, o ponto habitado mais alto do sul do país, para curtir o visual da Pedra Furada e uma parada na Cascata Véu da Noiva são passeios imperdíveis.

* Cascata Véu da Noiva

Uma pausa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes antes de curtir um entardecer no Morro do Campestre também são opções a serem consideradas no roteiro.

Não deixe de explorar a Cascata do Avencal e sua imensa queda d´água, assim como o pequeno centro da cidade e a sua igreja matriz, uma construção imponente e que chama a atenção.

* Posto Serra Azul na área central também é ponto de parada

Fizemos um post específico contando algumas opções do que fazer em Urubici, confira aqui.

Onde Comer

Ficamos impressionados como a cidade está preparada para receber bem o turista, especialmente pelas opções de bons restaurantes.

Em nossa visita tivemos a oportunidade de experimentar o Paradouro Santo Antônio, que fica no caminho para o Morro da Igreja, e que conta com opções de carnes e peixes (especialmente truta). Escolhemos um corte de carne, e que mesmo sendo um prato individual foi suficiente para duas pessoas, já que o restaurante conta com um amplo buffet de salada e acompanhamentos.

Outro restaurante que visitamos foi o Château du Valle, no caminho para a Cascata do Avencal, e que nos agradou bastante pelo ambiente mais tranquilo e romântico. Um dos pratos mais procurados é a sequência de fondue, mas aproveitamos para experimentar a truta, uma das especialidades da região e não nos arrependemos, pois estava muito saboroso!

Infelizmente não tivemos mais tempo para explorar as demais opções, mas ouvimos boas indicações de alguns restaurantes como o Manali Bistrô, Montês Restaurante e a Taberna Bistrô. Quem sabe na próxima, né?

Onde se hospedar

Como falei anteriormente, a cidade está muito bem preparada para o turismo, e são diversas as opções de hospedagem, desde hostels à pousadas de luxo, ou seja, para todos os gostos e bolsos.

Nos hospedamos na Pousada Fogo Eterno, um local bem tranquilo e romântico, ideal para quem busca relaxar e curtir o ambiente. Fica um pouco afastada do centro da cidade, mas próxima da Cascata do Avencal.

* vista da nossa suíte na Pousada Fogo Eterno

Outras opções muito bem recomendadas foram a Pousada Il Rifugio, Estalagem Santo Antônio, Serra Bella e Cambuim.

O que conhecer nas proximidades

Urubici por si só conta com diversas opções de passeios, dos mais variados tipos. Contudo, se você quiser explorar um pouco mais a região, as cidades de Bom Retiro e São Joaquim são ótimas opções para considerar no roteiro.

Inclusive, porque ambas as cidades são berços de famosas vinícolas catarinenses, as quais dispõem de programações para os amantes da bebida e das belas paisagens.

Espero que tenham gostado das nossas dicas, e não deixe de explorar a Serra Catarinense, que conta com uma diversidade de atrativos e beleza natural.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar