​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: skydivefoz.com

Em visita recente à Foz do Iguaçu, uma das cidades que está mais preparada para receber o turista no Brasil, pude ter a certeza que acessibilidade democrática também se faz presente por lá quando falamos de transporte urbano, já que a cidade possui uma estrutura eficiente de ônibus que interligam bairros, atrações turísticas e até mesmo se conecta bem com os países vizinhos da tríplice aliança: Argentina e Paraguai.

Relato brevemente como utilizar algumas linhas “chave”, partindo do Terminal de Transporte Urbano da cidade para se conectar bem e a pontos turísticos de valor. E o melhor disso tudo? Pagando um preço bem baixo.

Bem, um fim de semana para aproveitar Foz parece pouco, e realmente é, porém era o tempo que eu tinha disponível em meio a uma viagem a trabalho, e consegui visitar 3 lugares famosos e que valem muito a pena por lá: Cataratas do Iguaçu, Usina Itaipu e Parque das Aves.

Fiquei hospedado em um hotel muito bom, próximo à rodoviária, cerca de 10 minutos de carro do Terminal de Ônibus, então nas 3 vezes que utilizei o ônibus como meio de locomoção paguei alguns reais no Uber para realizar o trajeto “hotel – terminal”. Vale dizer que a escolha da localização da hospedagem foi por conta do evento que eu estava participando, e os pontos turísticos em Foz são relativamente longe do centro e também de onde eu estava localizado.

A primeira linha é bem conhecida pelos visitantes e moradores de lá, a 120 – PARQUE NACIONAL, que sai do terminal praticamente a cada 20 minutos de segunda-feira a sábado e de meia em meia hora nos domingos. A linha 120 é dedicada a transitar pela famosa avenida das Cataratas, onde terá paradas bem estratégicas para diversos pontos e áreas de interesse, sendo que a penúltima parada é no Parque das Aves e a última no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. O trajeto dura cerca de 40 a 50 minutos e possui valor de R$3,55 por trecho.

A segunda opção de linha urbana em Foz na verdade são duas, a 101 e 102 (Vila C Norte e Vila C Sul), que possuem trajetos bem similares e que passam onde o turista quer mais ir, na Usina Itaipu. Com frequências bem interessantes, praticamente um ônibus a cada 10 ou 15 minutos, o trecho leva mais ou menos 30 minutos até passar em frente à Hidroelétrica e cumpre muito bem o seu papel, deixando o visitante bem em frente do acesso à visitação do local. O preço da passagem também é de R$3,55 por trajeto e funciona todos os dias.

Enfim, posso dizer que a dobradinha Uber + Ônibus me fez economizar muito em transporte até chegar nos pontos turísticos que eu queria visitar, sendo que eu estava sozinho e o trecho completo “ida e volta” de Uber ou Taxi iria sair muito mais caro e bem impraticável para um viajante solo e que quer economizar.

Vale o registro de que os ônibus são frequentados tanto por moradores locais e por muitos turistas, tanto brasileiros como estrangeiros, e me recordo de ter visto muitos europeus fazendo uso do transporte público, em todas as linhas acima mencionadas.

Está programando uma viagem à Foz do Iguaçu e quer se locomover pagando menos? Então vai de ônibus e aproveite o caminho para ir conhecendo um pouco mais deste incrível destino brasileiro.

CLIQUE AQUI para Tabela de Horários – Linha 120 (PARQUE NACIONAL).

CLIQUE AQUI para Tabela de Horários – Linhas 101 e 102 (Vila C Norte e Vila C Sul).

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar