​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Já está programando onde passar o Réveillon? Então segue a dica da virada do ano em Bruxelas, na Bélgica.

O Réveillon de Bruxelas não está entre os mais badalados e famosos do mundo, mas nem por isso deixa a desejar. Me recordo que a maior dificuldade que encontramos ao programar a viagem era obter dicas sobre a virada do ano, o que realmente acabou nos atrapalhando um pouco.

Primeiramente, importante mencionar que este período do ano é muito frio na Europa, principalmente em Bruxelas. Aliás, passamos mais frio ali do que em outros destinos, como Paris, Genebra e Stuttgart, portanto, tenha isso em mente se decidir ficar em Bruxelas.

Quem vai passar o Réveillon em Bruxelas tem que ter uma coisa em mente: escolher entre ver fogos ou beber nos diversos bares espalhados na cidade. Digo isto porque tentamos ver os fogos e depois ir ao famoso DELIRIUM CAFÉ, o que obviamente não conseguimos, pois, a fila era enorme.

No dia anterior tínhamos visitado o delirium e os atendentes haviam informado que caso pretendêssemos passar ali a virada, deveríamos chegar mais cedo (entre 20h e 21h) e ficar por ali mesmo, pois o lugar é concorrido. Mas como não levamos a sério....

Portanto, para que o Réveillon não seja um desastre, alguns cuidados são importantes nesta cidade.

Primeira dica é fazer a reserva do restaurante com antecedência. Como disse anteriormente, não tínhamos muita informação, e deixamos para escolher o restaurante no dia. Posso dizer que entramos em mais de 20 (VINTE) restaurantes, sendo que a maioria não aceitava cliente sem reserva, ou já estava lotado.

Contudo, depois de diversas tentativas acabamos encontrando um restaurante (CHAT NOIR), que por sinal, foi um dos melhores na nossa viagem, e sem dúvidas, a melhor batata frita. Vale a pena conhecer.

Qualquer que seja sua escolha, tente ficar perto da Grand Place ou da Boulevard Anspach, próximo da estação De Brouckere (onde ocorre a queima de fogos).

Outro detalhe importante é que a polícia monta barreiras de ferro ao longo da Boulevard Anspach, para controlar o número de pessoas no local e evitar maiores confusões.

A noite é montada uma estrutura com DJ e um telão, sendo que também é possível ver algumas atrações no local, como danças folclóricas e animadores, etc.

Próximo da meia noite a rua começa a ficar lotada, principalmente mais próxima da Place de Brouckére (onde tem o telão e música), sendo difícil de se locomover.  Se não gosta de tumulto, aconselho ficar na Boulevard porém mais próximo da Grand Place.

Como fomos jantar um pouco cedo, e o frio estava grande, resolvemos fazer tempo no hotel que era quase na Boulevard (IBIS St Catharine), e não nos arrependemos. Saímos do hotel faltando 5 minutos para a meia noite e conseguimos pegar um bom local na rua.

A queima de fogos dura aproximadamente uns 15 minutos, e logo após, toda a multidão começa a esvaziar a rua. Portanto, se espera agito por ali, realmente não é o que acontece.

Neste caso, aconselho escolher um Bar (de preferência o DELIRIUM CAFÉ) e ficar por lá apreciando as famosas cervejas belgas.

Sobre a segurança, tinham muitos policiais espalhados pela rua, de maneira organizada e muito seguro, pois não me recordo de nenhuma briga. Beber em público também é permitido.

Se estiver usando metrô ou ônibus, aconselho verificar com cuidado os horários de funcionamento e as estações que estarão fechadas, pois recordo que algumas não estavam funcionando na madrugada.

Se puder, o ideal é escolher um hotel centralizado e fazer tudo a pé, pois o frio na madrugada é um fator bem relevante. Sem dúvidas é a melhor escolha, mesmo que pagando um pouco a mais pela facilidade.

Outro detalhe que nos chamou muita atenção foi que na manhã seguinte acordamos cedo para continuar conhecendo a cidade, e pelas ruas não se via quase nenhuma sujeira, apenas diversas pessoas da prefeitura limpando. Belo exemplo de organização!

Resumindo, achei o Réveillon de Bruxelas bem interessante, mesmo com todos os imprevistos que passamos. Como disse, se pretende algo mais badalado, ou se não gostar de frio, realmente é melhor escolher outro destino. Fora isso, vale a pena conhecer! Aliás, Bruxelas é uma cidade maravilhosa, e que pretendo retornar em breve.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar