CONHECENDO O GRANDIOSO CANAL DO PANAMÁ – ECLUSA DE MIRAFLORES
Uma
das maiores e mais incríveis obras de engenharia da História, o Canal do Panamá
tornou-se um marco para o Panamá, e sem dúvidas, um dos pontos de mais
interesse para quem visita o país.
O
Canal do Panamá nada mais é que um canal artificial com aproximadamente 77 km
de extensão, que liga o Oceano Atlântico, através do mar do Caribe, ao Oceano
Pacífico, sendo uma travessia muito importante para o comércio marítimo
internacional, já que diminuiu consideravelmente o trajeto e os riscos para
quem deseja passar pelo local.
A
construção do Canal teve início em 1802, pela iniciativa do governo Francês.
Contudo, devido a grandiosidade da obra e diante de diversos problemas de
engenharia e alta taxa de mortalidade dos trabalhadores, em decorrência de
doenças como febre amarela e malária, a obra foi parada e o canal não foi
concluído. Somente em 1904, com auxílio do Governo dos Estados Unidos,
comandado por Theodore Rosevelt, é que as obras retomaram e finalmente foram
concluídas em 1914, quando teve sua tão aguardada inauguração.
Por
muitos anos a Zona do Canal do Panamá foi controlada e administrada pelos
Estados Unidos, que somente em 1999, através de assinatura de um tratado,
passou o controle do local para o Governo Panamenho, sendo agora, controlado e
operado pela agência do governo local.
Portanto,
é possível perceber que o Canal do Panamá não só representa uma grande obra da
engenharia, mas possui um papel importante tanto para a História do Panamá,
como para a economia mundial.
Se gosta de história, vale a pena conferir o vídeo:
* Fonte: http://micanaldepanama.com/
Agora
que já mostramos um panorama geral do Canal, é importante entender o seu
funcionamento. Para que os navios viagem entre os Oceanos Atlântico e Pacífico,
eles precisam passar por três eclusas: Miraflores, Pedro Miguel, ambas no lado
do Pacífico e a de Gatun, no lado do Atlântico.
As eclusas funcionam através de um sistema engenhoso que baixa os navios utilizando a gravidade, fazendo assim ser possível a navegação, sendo que o tempo total de viagem pelo Canal pode durar entre 8 e 10 horas.
Veja como é o funcionamento no vídeo:
* Fonte: http://micanaldepanama.com/
Estima-se
que mais de 14 mil navios fazem o percurso pelo Canal todos os anos, e mesmo o
valor do pedágio sendo elevado (podendo variar conforme o navio, carga, etc),
acaba sendo mais barato que contornar toda a América do Sul.
Toda
essa grandiosidade e importância do Canal do Panamá sempre nos chamou a
atenção, e assim, aproveitamos nossos dias na Cidade do Panamá para finalmente
conhece-lo.
As 3 eclusas que mencionamos anteriormente podem ser visitadas pelos turistas, mas a mais famosa é a de Miraflores, e foi a que visitamos, já que fica nas proximidades da Cidade do Panamá.
* Eclusa de Miraflores
O
local é de fácil acesso, principalmente se tiver alugado um carro. Por lá você
encontrará várias placas indicando o local e um amplo estacionamento.
O
Centro de Visitantes de Miraflores funciona todos os dias das 8h00 às 17h00, e
custa 15 balboa (moeda local) para adultos não residentes e 10 balboa para
crianças (entre 6 e 12 anos). Você pode adquirir o ticket no próprio guichê na
entrada, e que no dia, mesmo com movimento de turistas, foi rápido e
organizado.
Uma
vez com os tickets em mãos, era hora de explorar o Centro de Visitantes e a
estrutura oferecida. O local conta com um centro de exibição, cinema 3d,
terraço para observação, restaurante/café e uma loja de souvenirs.
Iniciamos o passeio pela sala de exibição, que na verdade é bem grande e dividida em andares. Por lá, você pode entender um pouco mais da história da construção do canal, a biodiversidade encontrada no local, o funcionamento das eclusas e a importância econômica do Canal, tanto para o Panamá como para o mercado mundial.
* um pouco da história do Canal do Panamá na Sala de Exibição
Sinceramente,
achamos bem interessante e interativa a sala de exibição, sendo um passeio bem
agradável, principalmente para quem deseja compreender a fundo a grandiosidade
do local. Não deixe de visitar o simulador, onde é possível ter a visão de
“dentro da cabine” de um navio passando pelo canal.
Finalizado
o passeio pela sala de exibição, aproveitamos para conferir o cinema 3d, que
também conta a história do Canal desde a sua construção até os dias atuais. Não
é muito demorado, mas igualmente vale a pena conferir.
Por
fim, era hora de aguardar os navios para ver o funcionamento da eclusa na
prática. No caso de Miraflores, normalmente há transito de navios às 11h55 e às
15h30. Logo na chegada nos informamos sobre o horário que passariam os navios,
e por isso, nos programamos desta maneira.
Sendo assim, próximo ao horário programado, nos direcionamos para o último andar do Centro de Visitantes, onde fica localizado um amplo terraço de observação, com uma vista privilegiada para a eclusa, e também para a nova parte do canal, que foi ampliada em 2007 e onde passam navios maiores.
* navio passando pela ampliação do Canal do Panamá
Obviamente
que na medida que os navios se aproximam, o local fica bem disputado, por isso,
tente se programar para chegar um pouco antes e garantir uma boa visão.
Já tínhamos noção de como era o funcionamento da eclusa pelos vídeos e materiais que vimos na sala de exibição, mas ver o funcionamento em tempo real, sem dúvidas, é algo impressionante.
* navio passando pela eclusa de Miraflores
* nível da água diminuindo
* navio continuando a navegação pela eclusa
* detalhes das máquinas enquanto navio passa pela eclusa
Em
geral, o passeio no centro de visitantes de Miraflores não é demorado, mesmo
diante das atrações disponibilizadas, sendo que 2 a 3 horas são mais que
suficientes. Porém, tente encaixar o seu passeio nos horários que passam os
navios, pois realmente vale a pena entender na prática o funcionamento da
eclusa.
Ficou
interessado? Outras informações podem ser obtidas no site oficial (clique aqui).
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