​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Um dos bairros mais interessantes que visitamos na Cidade do Panamá, sem dúvidas, foi Casco Viejo, ou Cidade Velha, como também é conhecido o local, que ainda nos dias de hoje consegue preservar toda a cultura e importância histórica que teve para a cidade, ou melhor, para o país.

Casco Viejo foi fundado no ano de 1673, e foi escolhido como o local para onde a Cidade do Panamá seria transferida, uma vez que dois anos antes a antiga cidade (onde hoje é conhecido como Panamá Viejo) havia sido invadida pelos piratas ingleses sob o comando de Henry Morgan.

Devido a invasão, a Cidade Antiga foi praticamente destruída, e diante desta situação, a Coroa Espanhola aprovou a transferência daquela para Casco Viejo, que estava localizada em uma pequena península, cercada de recifes, o que dificultaria a chegada dos piratas ou navios inimigos quando estivesse na maré baixa.

Apesar da construção de Casco Viejo ter sido projetada para evitar invasões, a cidade acabou enfrentando outros sérios problemas, já que foi alvo de 3 grandes incêndios, que destruíram parcialmente as suas construções, mudando assim a estrutura originalmente projetada.

Desta maneira, as construções que podemos ver hoje em dia são decorrentes destas reestruturações, sendo possível ainda encontrar a existência de ruínas, bem como construções tipicamente coloniais em conjunto com a arquitetura neoclássica. Ou seja, uma mistura de estilos arquitetônicos, que por isso mesmo tornam o lugar tão peculiar e encanta quem passa por ali.

Portanto, Casco Viejo trata-se de um bairro histórico e com grande importância cultural para a Cidade, sendo que desde 1997 tornou-se Patrimônio Mundial da Unesco.

Apesar de ter ficado abandonado por muitos anos, hoje em dia o bairro está bem revitalizados, com prédios restaurados e abrigando Hotéis, Restaurantes, Bares, Lojas e comércio em geral, embora ainda existam diversos prédios com aspecto mais abandonados ou em reforma, o que é uma pena.

Ruas com prédios coloridos e restaurados em Casco Viejo

Pelas ruas de Casco Viejo

* Possível perceber prédios restaurados ao lado de prédios abandonados

A título de curiosidade, em alguns destes prédios revitalizados você pode encontrar em suas fachadas, pequenas placas indicando o ano que foram construídos, quem residia e quando foi restaurada.

Pois bem, diante de sua importância para a Cidade do Panamá, Casco Viejo abriga diversas construções importantes, que vão desde Igrejas à Prédios do Governo.

Desta forma, para conhecer melhor o lugar e compreender toda a sua história, em um dos dias que visitamos o local, fizemos a visita acompanhados do Guia Panamá (veja aqui nosso relato), que nos contou com riqueza de detalhes alguns pontos importantes da história, construção e função dos locais que passamos. Sem dúvidas, uma experiência incrível.

Dentre os pontos que merecem ser visitados, podemos destacar a Plaza de la Independência, ou também chamada de Plaza Mayor, onde estão localizados edifícios históricos, como por exemplo, a Catedral Metropolitana (que na oportunidade estava em reforma), o Museu do Canal do Panamá, Museu da História do Panamá e o Palácio Municipal.

* Catedral Metropolitana em reforma quando visitamos

Outro ponto a ser visitado é a Plaza Bolivar, que é dedicada a Simon Bolivar, e onde é possível encontrar o Teatro Nacional, a Igreja de São Francisco, Igreja San Felipe Neri (a igreja mais antiga de Casco Viejo e que conta com um grande e bonito presépio) e o Palácio Bolivar (onde funciona o Ministério das Relações Exteriores). Além disso, nos seus arredores você pode encontrar uma boa variedade de restaurantes.

Plaza Bolívar

Igreja San Felipe Neri

Presépio existente na Igreja San Felipe Neri

Mais na parte central do bairro, entre as milhares de pequenas ruas históricas, está localizado o Convento Santo Domingo, que foi construído em 1678, ou seja, uma das primeiras construções de Casco Viejo. Hoje o que resta do Convento são apenas as suas ruínas, já que o mesmo sofreu 2 grandes incêndios, e você pode ver apenas algumas paredes e os arcos de sua sustentação. Entre estes arcos, está o Arco Chato, que desabou em 2003, mas foi devidamente reconstruído.

Convento Santo Domingo

Fachada em Ruínas do Convento Santo Domingo

Em suas proximidades, outro local que somente restaram as suas ruínas é a Igreja da Companhia de Jesus e os seus edifícios laterais, que foram construídos por volta de 1741, para acomodar uma escola e que mais tarde se tornou uma Universidade. Infelizmente, a Igreja foi destruída por um incêndio no ano de 1781 e posteriormente ainda danificada por um terremoto em 1882.

Ruínas da Igreja da Companhia de Jesus

* Prédio laterais onde era a Universidade, também em ruínas

Outra Igreja que visitamos foi a Iglesia San José, com sua construção datada de 1671, e que embora seja pequena, guarda verdadeiros tesouros, como por exemplo, o seu altar, que além de ser inteiramente de ouro, foi retirado de outra Igreja que ficava na Cidade Antiga (Panama Vieja), a qual, como mencionamos, foi bombardeada e saqueada pelos piratas.

Interior da Iglesia San José e o famoso altar de ouro

Não deixe de passear também pela parte costeira, onde foi construído uma espécie de calçadão, chamado de Paseo Esteban Huertes, que possui uma visão espetacular para a Cidade de Panamá e seus prédios modernos. O paseo é basicamente um túnel de flores, e por ali você irá encontrar diversas pessoas vendendo itens de artesanato e/ou souvenirs.

Paseo Esteban Huertes e ao lado a feira com diversos produtos de artesanato e souvenirs

Vista do skyline da Cidade do Panamá a partir do Paseo 

Portanto, com uma simples caminhada pelo bairro você consegue explorar bem o local. A dica, então, é deixar o carro estacionado e fazer o trajeto a pé, e a cada rua se encantar com a arquitetura e beleza que o lugar guarda.

Quanto ao quesito segurança, apesar de ter ouvido falar que o local era um pouco perigoso, confesso que não presenciamos nada neste sentido, pelo contrário, o bairro estava bem movimentado e com bastante policiais pelas ruas. Contudo, todo cuidado é bom, especialmente nas áreas mais afastadas e menos movimentadas.

Como falei anteriormente, Casco Viejo encontra-se bem revitalizado, e abriga bons Hotéis, sendo a maioria no estilo boutique, e ótimos restaurantes e bares, fazendo com que a sua vida noturna seja um pouco agitada.

Não chegamos a ficar hospedados no local, mas conseguimos explorar bem a região, tanto pela visita guiada, como em outras vezes que fomos para explorar a gastronomia local. Como deu para perceber, gostamos tanto de Casco Viejo que voltamos várias vezes, e inclusive, passamos a virada do ano ali mesmo, com uma vista privilegiada da cidade do panamá, mas isto contaremos em outro post.

Entre os restaurantes que visitamos, podemos destacar o Capital Bistró Panamá e o Tantalo. O primeiro fica em uma localização privilegiada, bem no começo de Casco Viejo e com uma vista espetacular para a Cidade do Panamá. Quanto à comida, também agradou bastante, e conta com um cardápio interessante, com opções de carnes e pescados.

De igual modo, o Tantalo, também nos atraiu, com boa qualidade de comida e pratos bem diferenciados (cuidado com a pimenta, pois dependendo do prato ela é bem marcante). Inclusive, o restaurante fica instalado no mesmo prédio do Tantalo Hotel, e no topo há um rooftop bem bacana, ideal para quem deseja curtir a noite panamenha, aliando bons drinks a um belo visual.

Se gosta de cerveja e quer provar uma das melhores cervejas locais, não deixe de visitar o La Rana Dorada, que funciona como um pub/bar, e onde você pode experimentar chopps artesanais de boa qualidade e preço justo. Inclusive, peça a tábua degustação que é gratuita, assim você pode experimentar e escolher qual mais lhe agrada. O La Rana Dorada fica localizado bem na entrada de Casco Viejo, mas também existem outras unidades espalhadas pela cidade.

Casco Viejo também é um ótimo local para quem pretende fazer algumas compras, especialmente para adquirir produtos locais, artesanato e souvenirs.

Não deixe de entrar em pelo menos uma das diversas lojas ali espalhadas para conferir a variedade de opções do famoso Chapéu do Panamá (que apesar do nome, é fabricado no Equador), os artesanatos feitos pelo grupo indígena Emberás, e demais itens de souvenirs, ótimo para levar aquela lembrança da viagem.

Chapéu do Panamá

Produtos de artesanato produzidos pelos Emberás

mais artesanatos produzidos pelos Emberás

Em resumo, podemos dizer que Casco Viejo é um bairro bem completo, pois além de trazer a sua importância histórica, consegue oferecer bons hotéis, restaurantes e bares, sendo uma ótima opção de passeio para quem visita a Cidade do Panamá, e o melhor, em qualquer horário do dia, já que possui atividades para todos os gostos.

Espero que tenham gostado desse nosso passeio pelo encantador Casco Viejo e se ficaram com dúvidas sobre este ou outros destinos, nos escrevam que será um prazer ajudarmos em seu roteiro.

Comentários

Avatar Leitor
suely

Olá, tudo bem? Existe algum ônibus que sai do aeroporto para Casco Viejo? Abraço


Avatar Equipe

Olá Suely, tudo bem? Não sei te dizer se tem. Contudo, talvez uma opção seja utilizar UBER, pois usamos na Cidade do Panamá e funcionou super bem. Vale a pena verificar o valor da corrida. Espero ter ajudado.


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar