​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Uma pergunta que sempre nos fazemos antes de programar nossos roteiros é: será que é imprescindível uma visita guiada pela cidade?

Isso porque, apesar de hoje em dia as informações serem facilmente acessadas por nós turistas, ainda assim há lugares, que por possuir um grande valor e acervo histórico, só são verdadeiramente explorados com o auxílio de um guia local, que realmente conhece o lugar visitado.

E foi exatamente o que percebemos na Cidade do Panamá, que mesmo sendo uma cidade de fácil acesso e locomoção, bastante moderna e com ar cosmopolita, possui ainda diversas peculiaridades, onde somente conseguimos explorar a fundo através de uma visita guiada.

No nosso caso, tivemos o privilégio de realizar a visita na companhia de um guia brasileiro que já vive na Cidade do Panamá há quase uma década, com bastante conhecimento sobre o local, e vamos contar para vocês como foi nossa experiência e as nossas conclusões ao final do passeio.

Quem nos levou fazer a visita guiada foi o Roque, do Guia Panamá. Jornalista que há 8 anos deixou o Brasil e, encantado pelo Panamá e por sua história, passou a se dedicar aos turistas, especialmente brasileiros, tentando passar um pouco do seu conhecimento e encantamento com o local.

Podemos dizer que uma conversa com o Roque já é um passeio completo pela Cidade do Panamá, pois além de muito atencioso e cordial, ele sabe MUITO sobre a história, política, curiosidades e cultura local, proporcionando uma visita ao local e ao seu passado.

Mas, vamos explicar com detalhes como foi nosso passeio de 6 horas pela Cidade. O Guia nos buscou no Riu Plaza Hotel, onde estávamos hospedados (veja o review aqui), no horário previamente marcado – 9 horas da manhã. De lá, fizemos um passeio pelos arredores do Canal do Panamá, onde pudemos saber de curiosidades e fatos que ainda não tínhamos conhecimento, mesmo já tendo visitado o Canal e seu Museu no dia anterior.

* Cemitério Francês, um dos locais que visitamos próximo ao Canal do Panamá

No caminho passamos pela Ponte de Las Américas, a qual foi de 1962 a 2004 a única conexão entre as Américas do Norte e do Sul, já que no ano de 2004 foi inaugurada a Ponte Centenária, que também liga os dois lados do Canal do Panamá. A Ponte de Las Américas já impressiona pela sua imponência e beleza, mas para fazer boas fotos e ter uma bela vista do local indicamos o mirante que homenageia os 150 anos da cultura chinesa no Panamá, o qual fica em dos lados da ponte, e foi também um dos nossos pontos de parada. 

Ponte de Las Américas

* Mirante

Antes de seguirmos com a programação, fomos conhecer a Playa Veracruz, uma das praias mais próximas da Cidade do Panamá. O local estava bastante movimentado, já que bastante frequentada pelos locais, e possui alguns bares/restaurantes na beira do mar. Interessante observar que a variação da maré pela região é bastante visível, tanto que no horário que visitamos o mar estava bastante recuado.

* Playa Veracruz

Dali seguimos para a Calzada de Amador, também conhecida como Amador Causeway. O local é uma via costeada por um calçadão com aproximadamente 7km, construída com os sedimentos retirados da construção do Canal e que liga as pequenas Ilhas Naos, Culebra, Perico e Flamenco. Outro ponto interessante é que o aterro foi feito também com o intuito de minimizar os efeitos das ondas da entrada do Pacífico no tráfego de navios.

No local, que possui uma bonita orla, ideal para uma caminhada ou passeio de bicicleta, está localizado o Biomuseu e o Duty Free, além de uma marina e diversos bares e restaurantes.

Calzada de Amador e o letreiro do Panamá

* Marina no final da Calzada de Amador

Depois partimos para o bairro do Casco Viejo, que, a meu ver, é um dos locais mais belos e ricos culturalmente na Cidade. Isto porque, o Casco Viejo além de possuir uma vasta quantidade de bares, restaurantes e hotéis boutique, é um dos bairros mais antigos da Cidade do Panamá e onde é possível sentir a verdadeira essência da Cidade, e o qual por sua arquitetura peculiar e muito charmosa foi tombado pela UNESCO, sendo desde 1997 reconhecido como Patrimônio da Humanidade.

* Casco Viejo e ao fundo a parte moderna da Cidade do Panamá

* pelas ruas de Casco Viejo

* um pouco mais de Casco Viejo

Também já tínhamos ido ao bairro antes da visita guiada, mas podemos dizer que só conhecemos verdadeiramente o local com a companhia do Roque, que nos levou até as construções mais antigas, nos acompanhou a todas às Igrejas do bairro e nos explicou com riqueza de detalhes toda a história do local e sua importância cultural para o restante da Cidade.



Posso até dizer que só conhecemos o bairro Casco Viejo após a visita guiada, pois antes não tínhamos a noção da sua riqueza histórica e de detalhes, a exemplo do altar da Igreja San José, o qual, além de ser todo em ouro, foi retirado integralmente de uma das Igrejas da Cidade Antiga, esta que foi bombardeada e saqueada por piratas no Século XV.


A Cidade Antiga, ou também chamada de Panamá Viejo, foi o primeiro local de fundação da Cidade do Panamá em 1519, contudo em 1671, como já mencionamos, foi atacada e destruída pelo famoso pirata inglês Henry Morgan. O Guia Panamá também nos levou até o local, onde ainda hoje existem as ruínas da Cidade Antiga, porém na data em que visitamos o local, este estava fechado. Mas conseguimos pelos relatos do guia ter uma boa dimensão sobre o local.

Depois do tour pela parte mais história da Cidade do Panamá, o Guia ainda nos levou à parte mais moderna da cidade, chamada de Costa del Este, região esta bastante desenvolvida na área imobiliária, já que refere-se a um bairro residencial planejado, com largas ruas e calçadas, parques, etc.

E este foi o nosso último ponto de parada do passeio, sendo que no horário previamente combinado nosso querido Guia Panamá nos levou de volta ao Hotel.

Em geral, podemos dizer que voltamos muito enriquecidos com a visita guiada, a qual nos proporcionou outra visão da Cidade do Panamá, muito mais próxima da realidade local e de sua rica cultura. Conseguimos compreender de maneira mais aprofundada pontos e fatos relevantes quanto à história da cidade, bem como da sua atual organização.

Como dito anteriormente, além de nos contar um pouco mais sobre a Cidade do Panamá, o guia ainda nos proporcionou uma conversa rica em detalhes sobre o próprio país e suas outras regiões, algumas que inclusive visitamos. Sem dúvidas, a visita guiada foi o ponto alto de nossa viagem e recomendamos o passeio.

Além desse roteiro básico de visita guiada, o Guia Panamá conta com outras opções de passeios e roteiros, como por exemplo, passeios para conhecer as regiões de San Blás e Portobelo, ou seja, os roteiros são adequados ao perfil do turista e suas necessidades.

Gostou da nossa dica? Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail roque.freitas@gmail.com ou pelo site oficial (clique aqui)

* Agradecimentos especiais ao Roque, o Guia Panamá, pela companhia e pelo passeio na Cidade do Panamá.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar