​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Com belezas naturais dignas de cartões postais, o Sertão Nordestino certamente conseguiu superar as nossas expectativas. E dando continuidade ao nosso roteiro pela região, explorando o Rio São Francisco, partimos para outro ponto de interesse: a Rota do Cangaço.

Assim como no passeio para o Cânion do Xingó (veja aqui), agendamos nosso tour com a empresa MFtur, empresa bastante conhecida e que atua na região.

O ponto de partida do passeio fica no Centro Histórico de Piranhas, em Alagoas, às margens do Velho Chico. Diferente do outro passeio, não há nenhuma estrutura no local de partida, somente um trailer da empresa e o deck para acesso ao Catamarã.

Chegando ao local, basta informar ao pessoal da empresa no trailer, que os mesmos irão passar todas as informações necessárias, e encaminhar para o local de embarque.

Desta vez fizemos o passeio a bordo da embarcação “Delmiro Gouveia”, que é bem espaçosa e conta com 2 andares, ambos bem preparados para receber os visitantes. Bancos e mesas fazem parte da estrutura do Catamarã, devidamente planejada para oferecer todo o conforto necessário ao longo do trajeto.

* Catamarã "Delmiro Gouveia", no qual fizemos o passeio

Pois bem, uma vez no horário agendado (9h), era hora de iniciar o embarque, que é feito de maneira bem rápida e fácil, sem qualquer inconveniente. Inclusive, a organização da empresa nos surpreendeu, sendo um ponto bem positivo!

Já acomodados, era hora de iniciar o passeio, com um trajeto de aproximadamente 40 minutos pelo leito do Rio São Francisco, passando por belas paisagens, que fazem você ficar admirando, sem qualquer pressa para chegar ao destino. Obviamente, o som do típico forró nordestino fizeram parte da trilha sonora.

* paisagem ao longo da navegação

Nosso ponto de parada era o Cangaço Eco Parque, uma espécie de receptivo às margens do Velho Chico, de onde parte uma trilha para a Grota do Angico, a qual iremos comentar daqui a pouco.

No Cangaço Eco Parque, fomos recebidos pela equipe do local, todos devidamente caracterizados com roupas típicas, que nos explicaram rapidamente o funcionamento e as opções de lazer que teríamos durante o passeio.

O local realmente possui uma estrutura bem bacana, oferecendo opções como tobogã, parede para escalada, um parque infantil, slackline, redário, e uma espécie de “praia” às margens do Rio, com estrutura de mesas e guarda-sol. Todas essas atividades estão disponíveis aos visitantes e encontram-se inclusas no valor do passeio.

Além das opções mencionadas, também são oferecidos passeios a cavalo pela propriedade, standup, lounges e a trilha para a Grota do Angico, embora com custo adicional e que podem ser adquiridas/reservadas diretamente no local.

* um dos lounges disponíveis no Cangaço Eco Parque - Foto Divulgação

Como nosso maior interesse era realizar a trilha, logo que chegamos já reservamos nosso lugar. Por ser uma das atividades opcionais, para quem deseja fazê-la, é necessário pagar R$10,00, a qual inclui o acompanhamento por uma guia local, que vai explicando detalhadamente os acontecimentos e pontos que passamos durante o trajeto.

* início da trilha que leva até a Grota do Angico - Foto Divulgação

A trilha é bem tranquila, toda demarcada, e possui uma duração de aproximadamente 30 minutos cada trajeto, já que são necessários percorrer 1,5km. Ao longo do caminho é possível encontrar diversas espécies de vegetação local, as quais são identificadas por placas.

Após a caminhada, enfim chegamos na Grota do Angico, que é o local onde o famoso cangaceiro Lampião e seu bando foram capturados e mortos.

No local, fizemos uma pequena parada, onde a guia pode nos contar com bastante detalhe, toda a história do cangaço, do Lampião, e o episódio onde o bando foi capturado e morto. Inclusive, por ali é possível encontrar algumas cruzes e placas em homenagem aos cangaceiros.



E após alguns minutos de conversa e fotos, era hora de retornar ao receptivo. Embora a trilha seja bem tranquila, alguns itens são essenciais, como água, protetor e repelente, já que o calor é bem considerável por lá.

De volta ao Cangaço Eco Parque, tiramos alguns minutos para descansar um pouco e explorar o local e suas atrações.

Aproveitamos também que o local conta com um restaurante para almoçar por ali mesmo. O almoço é servido no estilo “buffet livre”, e conta com boa variedade de itens, com destaque especial para a culinária típica. Comida caseira, simples, mas muito saborosa.

O almoço não está incluso no valor do passeio (R$38,00 por pessoa), portanto, é opcional. Como não pretendíamos perder tempo quando retornássemos para Piranhas, foi uma ótima escolha!

No período da tarde ainda tivemos mais um pouco de tempo livre para explorar o Eco Parque, antes de embarcarmos no Catamarã para retornar.

Ao todo o passeio tem duração aproximada de 6h30min, ou seja, é um passeio mais longo, que pode exigir praticamente o dia todo do seu roteiro, mas que ainda assim, vale a pena.

E assim foi nosso passeio na Rota do Cangaço, onde pudemos curtir belas paisagens ao longo do caminho, aproveitar todas as facilidades e atividades do Cangaço Eco Parque, e ainda, explorar a trilha até a Grota do Angico, local este que possui um papel importante para a história do Sertão Nordestino e do cangaço.

Certamente, um dos passeios que merecem ser realizados para quem estiver visitando a região.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente no Site da MFtur (clique aqui), pelo e-mail reservas@mturxingo.com.br ou pelo telefone (79) 3346-1184.

* Fizemos o passeio a convite da empresa MFtur, mas as informações contidas neste post representam nossa experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar