​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Recentemente resolvemos aproveitar o frio do inverno para curtir a Serra Catarinense, e o destino escolhido foi Rancho Queimado, nas proximidades da Grande Florianópolis/SC.

Apesar da curta distância de Florianópolis, mais precisamente 70 km, resolvemos dormir na cidade para aproveitar o final de semana, e escolhemos a Pousada Estação Natureza para nos hospedar.


Uma vez chegando em Rancho Queimado resolvemos primeiro deixar nossas bagagens na pousada, e posteriormente, curtir com calma o local.

Rancho Queimado é famosa pelos cafés coloniais, e esse foi nosso primeiro destino. Paramos no tradicional KaffeeHaus, que fica no centro da cidade. O preço é de R$45,00 (quarenta e cinco reais) por pessoa, e todas as variedades são levadas à mesa. Apesar da grande quantidade de itens, entre opções de salgados e doces, confesso que havia criado uma maior expectativa com o local, o qual é bastante simples, embora a comida seja boa.


Já satisfeitos, resolvemos desbravar a região indo conhecer o Museu Hercílio Luz. A estrada que leva até o museu é uma atração à parte, rodeada pela natureza, aproveitamos o momento para ir curtindo o visual.


O Museu está situado no Distrito de Taquaras, na beira da estrada, e possui uma placa informando o local.

Também conhecida como Casa de Campo do ex-governador Hercílio Luz, que utilizava para repouso e lazer, o Museu ainda preserva boa parte da mobília da época, bem como peças e itens contando a história do local, o qual foi colonizado predominantemente pelos alemães.

Apesar de o Museu ser pequeno, é muito bem preservado, interessante, e ainda a entrada é gratuita.

* Parte Externa do Museu

Bem em frente ao Museu fica uma Igreja, muito bonita por sinal. Tentamos visitá-la, porém, encontrava-se fechada.


Dali seguimos para o Morro da Antena, ou também conhecido como Mirante da Serra da Boa Vista, para apreciar o entardecer. Para chegar até o topo é necessário fazer uma rápida trilha em uma estrada de chão, mas que vale a pena. A vista lá do alto é de tirar o fôlego, e o pôr-do-sol, um dos mais bonitos, que nunca decepciona.



Ficamos por ali apreciando a beleza da natureza, até que o sol sumiu por completo, fazendo uma linda pintura no céu.



A dica é não esquecer o agasalho, pois mesmo em dias de temperaturas mais elevadas, o vento lá em cima é sempre gelado.

Com o início da noite e o frio aumentando, resolvemos voltar para a Pousada e curtir a lareira e um vinho, e ali ficamos o resto da noite.

No dia seguinte tínhamos uma reserva no Restaurante Jardim dos Plátanos. Assim, pela manhã resolvemos curtir nossa Pousada, já que igualmente rodeada por uma bela paisagem.



Confesso que a Pousada deixou muito a desejar (não recomendaria), principalmente pelos quesitos limpeza, organização e conforto, porém, nada que abalasse nosso passeio.

Seguindo nossa programação, fomos conhecer o Restaurante, o qual está situado ao lado oposto do trevo principal de entrada de Rancho Queimado, ou seja, é necessário atravessar a BR 282. O Jardim dos Plátanos é muito bonito, possui um ambiente muito aconchegante e romântico.



Como ainda era cedo, resolvemos esperar um pouco para fazer nosso pedido, e enquanto isso curtimos o sol no deck externo do restaurante.


Tanto o local, como atendimento e qualidade na comida foram peças chaves em nossa experiência. Sem dúvidas recomendamos o restaurante e pretendemos voltar em breve. Apenas aconselho a realizar reserva com antecedência.

Finalizado o almoço resolvemos voltar para Florianópolis/SC, e assim foi nosso final de semana na Serra, mas vale ressaltar que a região de Rancho Queimado é muito bonita e certamente merece ser visitada. Contudo, não há muitas atrações para os turistas, de modo que um bate e volta pode ser uma ótima opção para quem não abre mão de ficar em Florianópolis/SC, já que conta com mais opções de hospedagem e restaurantes.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar