​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Praia do Pontal

Sabe aquele destino que te surpreende positivamente e você poderia ficar falando horas sobre o mesmo? Pois é exatamente assim que nos sentimos com relação à Arraial do Cabo.

A Nossa programação pela cidade incluía um passeio de barco com o Saveiro Don Juan para algumas praias da região (clique aqui para ler a matéria), então nossa intenção no restante do tempo era aproveitar para conhecer outras praias que não seriam visitadas naquela oportunidade.

Logo, optamos em fazer o Jeep Tour com a Don Juan Tours, pois o roteiro era bem bacana e otimizado, e ideal para quem, assim como nós, tem interesse em visitar/conhecer boa parte das belezas naturais que Arraial do Cabo proporciona, de maneira tranquila e segura.

Assim como no passeio com o Saveiro Don Juan, já tínhamos realizado a reserva no Jeep Tour antes mesmo de chegar à cidade, e, portanto, fomos previamente informados que deveríamos estar na Sede da Empresa na Praia dos Anjos, no período da tarde (16h00) para iniciar o tour.

O passeio é realizado com um Jeep 4x4, devidamente equipado e com capacidade para 12 pessoas, incluindo a parte interna e externa. A maioria do grupo se acomoda na parte traseira (externa), que possui bancos laterais.

* Jeep que realizamos o passeio

O Tour inicia pela Praia do Pontal, a primeira praia de Arraial do Cabo. Durante o trajeto passamos pela Prainha, e da estrada mesmo pudemos ter uma bela visão da praia. Apesar de não ser realizada uma parada no local, do Jeep é possível contemplar a beleza do local e registrar boas fotos.

* Vista da Prainha

* Prainha - vista do Jeep

Na Praia do Pontal é realizada a primeira parada. Ali foi possível curtir um pouco do visual e conhecer a bela praia, que estava bem mais tranquila que todas as outras que visitamos. Aproveitamos ainda para fazer uma breve caminhada pelo costão direito, de onde foi possível avistar algumas tartarugas.

* Praia do Pontal

* Praia do Pontal - vista do Costão Direito


* Praia do Pontal

Continuando o passeio seguimos até a Praia Grande, onde é realizada a segunda parada. Como o próprio nome diz, a praia é bastante extensa, e a sua orla possui algumas opções de bares/restaurantes. Contudo, como o objetivo era conhecer e apreciar as belezas do local aproveitamos para desbravar a parte superior do costão esquerdo, de onde é possível ter uma bela vista da praia.

* Praia Grande 

* Praia Grande - Costão Esquerdo

Retornando ao Jeep, era hora de desbravar a região do Pontal do Atalaia, e o primeiro ponto de visita foi um mirante dentro da Pousada Tantomar. O local é sensacional e tem uma bela visão para a Praia dos Anjos e toda sua baía. Os poucos minutos que tivemos ali bastou para apreciar com tranquilidade toda a beleza do local.

* Praia dos Anjos - Vista a partir da Pousada Tantomar

Ali mesmo, a poucos metros da Pousada Tantomar, inicia-se a trilha para acesso à Praia Brava, que foi outro ponto de visitação do tour. A trilha é curta e em poucos minutos pudemos avistar a Praia Brava e sua forte ondulação.

No dia, devido à variação da maré e condições climáticas, não existia uma “praia” ou espaço de areia, mas da própria trilha era possível contemplar o local, que igualmente é muito belo.

* Praia Brava - vista da trilha

Após alguns minutos curtindo o local, era hora de partir para nossa última e aguardada parada, o Mirante do Pontal do Atalaia, de onde iríamos curtir o pôr do sol, e que segundo o nosso guia, era o melhor lugar de Arraial.

Por lá conseguimos ver uma grande movimentação de pessoas aguardando o pôr do sol, e então entendemos a sua fama. Infelizmente, o dia estava com muitas nuvens e o entardecer não foi o esperado, mas mesmo assim valeu a pena.

* Aguardando o pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia

* Vista do Mirante do Pontal do Atalaia

E assim, finalizamos o passeio, retornando à Sede da Empresa na Praia dos Anjos.

O passeio foi bem interessante, pois como falamos no começo, o roteiro inclui algumas praias/regiões que não são contempladas no passeio de barco, ou que possuem acesso um pouco mais difícil, como no caso do Pontal do Atalaia.

Os pontos de “parada” fazem parte do roteiro, porém, o tempo de cada parada é combinada entre o grupo e o guia, embora seja necessário bom senso de todos para que o passeio possa ser concluído a tempo de curtir o entardecer.

O bom de fazer este tipo de passeio, é que o guia nos apresenta o local, contando peculiaridades, história e fatos importantes sobre cada ponto de visitação.

Além disso, como o passeio inicia-se apenas às 16h, o passeio não acaba atrapalhando a programação, já que é possível curtir a praia no período da manhã e começo da tarde.

Por fim, importante mencionar que o passeio tem duração total de 3 horas e custa R$70,00 por pessoa, estando incluso água mineral durante o passeio.

Maiores informações também podem ser obtidas no Site Oficial da empresa (clique aqui), pelo e-mail contato@donjuantour.com.br, ou diretamente no seu escritório localizado na Praia dos Anjos, próximo ao Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil.

* Realizamos o passeio a convite da empresa, porém as informações constantes neste post expressam nossa real experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar