​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Eu confesso que antes de vir morar na Polônia eu nunca tinha ouvido falar em pierogi, podem me julgar, afinal o Brasil é onde está o segundo maior número de imigrantes poloneses do mundo e só perde para os Estados Unidos, sendo que a maior concentração dos imigrantes no nosso país está no estado do Paraná.

Como já falei em outro post, o Pierogi é a comida típica polonesa e eles comem muito, por exemplo, na cantina do meu trabalho sempre tem.

Os tradicionais são feitos basicamente de farinha e água morna e alguns levam ovos na receita, são cozidos na água e depois podem ser assados, fritos ou ambos.

Aqui na Polônia quase todas as cidades têm uma Rynek, que é a rua principal, onde você pode encontrar uma variedade de restaurantes com prato típicos. Mas aqui na cidade onde moro, Wroclaw ou Berslávia, existe um super movimentado que é o Pierogarnia, um restaurante que quando você entra parece que está em um filme, diz um amigo meu que se parece muito com o do O Hobbit.





Eles são bem conhecidos por terem os pierogis assados no forno, e são servidos em porções de 3 ou 5 e vem um molho a sua escolha de acompanhamento. Infelizmente não se pode fazer um mix, então aconselho a ir com mais alguém e pedirem sabores separados para então poderem trocar. Assim que você faz o pedido já trazem a entrada, típica polonesa também, alguns pepinos do tipo picles, uma pasta de gordura de porco e pães, eu particularmente não gosto nenhum pouco disso.



Quando fui ao restaurante pedimos o de bacon, salame, presunto, alho poró e azeitona preta (isso tudo era somente um hehe), ainda pedimos o de frango, queijo e champignon e de sobremesa o de chocolate com castanha. O nosso preferido foi o primeiro e o molho de alho que acompanhava era delicioso. Achei os pierogis assados super deliciosos e mais saudáveis, pois os tradicionais acabam sendo fritos em gordura de porco.



Tudo é muito bonitinho dentro do restaurante, a entrada da cozinha que parece uma porta secreta, os recipientes que eles trazem as comidas e até mesmo a cestinha que fica na mesa com os condimentos.





Uma dica para quem for em restaurantes aqui na Polônia, eles geralmente não gostam muito da idéia de dividir a conta, então já é bom avisar que irão pagar separados na hora de pedir a conta.

Caso você não seja muito chegado nos pierogis, o restaurante oferece outras opções deliciosas também, como as panquecas, saladas e sopas.

Por favor, se vier a Polônia, experimente os pierogis daqui, mesmo que já tenha comido no Brasil, pois aqui eles realmente são diferentes, afinal o país é a terra mãe deles.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar