​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Estou morando na Polônia e quando decidi aceitar o trabalho aqui confesso que a única coisa que eu sabia era que no inverno faz muito frio. Acabei não fazendo uma pesquisa afundo pois queria muito trabalhar fora do Brasil e como já tinha ouvido coisas boas sobre o país me joguei “na cara e na coragem”.

Vou contar então algumas curiosidades sobre esse país, lembrando que tudo que eu estou escrevendo é baseado no que vivo nesse momento.

A Polônia é um país muito católico, caso você não saiba o Papa João Paulo II era polônes, então em todas as igrejas tem uma foto dele.

As mulheres não podem comprar anticoncepcional sem receita, precisa-se sempre que o ginecologista autorize e como muitos médicos são católicos, não aceitam passar a receita.

Existem muitos polonêses com nomes iguais, só no meu trabalho tem algumas Agnieszka (Aga), Piotr, Alessandra (Ola), Iwona, Katarzyna (Kasia), Anna. Geralmente eles criam apelidos, esses que estão entre parênteses, para facilitar, e não é só com nomes poloneses, por exemplo minha amiga Joana eles chamam de Asia.

No verão passado deles, fez muito calor ( leia-se 30 graus eles já acham o fim do mundo), então algumas empresas pediram para os funcionários trabalharem de casa, porque existe uma temperatura máxima e mínima que a empresa deve ter e se for fora disso os funcionários não estão autorizados a ficar na empresa. Aqui ninguém tem ar condicionado porque nunca fez tanto calor como nos últimos dois anos.

As mulheres grávidas trabalham somente 4 horas por dia e aqui quando um feriado nacional cai no sábado você tem direito de folgar um dia durante a semana.

Eles não tem o costume de usar guardanapo, digo até que passei trabalho para achar nos mercados e não conseguia entender o motivo, até que uma amiga polonesa me disse que eles tem o hábito de usar guardanapos só em festas.

Poloneses amam o Pierogi (comida típica do país), repolho, batata e beterraba e essa última é uma mega paixão mesmo, sopa de beterraba, suco e até miojo.

Como a época fria dura bastante tempo, existe a cerveja quente, não na temperatura ambiente mas fervida mesmo, eles também bebem muito chá, o café deles é super fraco e é impossível achar um filtro de café (faz 4 meses que minha amiga procura e não achamos ainda), porque eles fazem o café solúvel e/ou usam cafeteiras.

A vodka é a bebida oficial, eles insistem em afirmar que a bebida foi criada aqui. Já contei em outro post como fiquei surpresa quando cheguei aqui, pois as pessoas saem para irem ao bar e bebem vodka, pura, ela é bebida em shots e eles pedem um suco para dar um golinho depois de cada shot. Esse é um dos motivos da grande taxa de alcoolismo no país.

Muitas pessoas morrem do frio todos os anos, esse ano já foram mais de 20, geralmente são mendigos, porém eles são recolhidos e levados para abrigos mas como lá não podem beber eles acabam fugindo e preferem ficar na rua. Aliás, caso você esteja passando e aviste uma pessoa jogada no chão ou dormindo na rua, tem que acordar essa pessoa e fazer ela se levantar para que ela não morra de frio. Meus amigos já chegaram a chamar um táxi para um cara que estava assim na virada do ano, é negligência da sua parte não ajudar aquela pessoa.

Geralmente se um homem convida a mulher para um jantar, ele que vai pagar toda a conta e não aceita que a mulher pague também. Os homens aqui costumam ser bem cavalheiros.

As polacas sempre estão bem vestidas e muito maquiadas, mesmo depois de beber todas elas continuam impecáveis e às vezes, não sei como, não congelam com as roupas e sapatos que elas vestem só para ficarem lindas.

O povo polonês é bem discreto e não demonstram muitos sinais de afeto, os abraços são bem rápidos e não envolvem a pessoa, eles são ultra discretos com a vida pessoal deles e também sempre falam muito baixo ou nem conversam entre si em lugares como o tram. Eu e minha amiga portugueses já fomos chamadas a atenção duas vezes por estarmos conversando demais no tram.

Essas são algumas curiosidades que encontrei até o momento mas logo aparecem mais!!!

Comentários

Avatar Leitor
Patrícia

Adorei o seu texto! Vou viajar para a Polónia em Julho (Varsóvia-Chorzow-Cracóvia), e gostava de saber que tipo de roupa levar, se costuma estar frio à noite, se chove muito, se está calor durante o dia... Obrigada!


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar