​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

O arquipélago de Bocas del Toro, assim como San Blás, foi um dos destaques da nossa viagem pelo Panamá, já que a beleza natural ainda preservada em ambos locais é impressionante.

No post de hoje aproveito para falar um pouco mais sobre um dos passeios mais famosos em Bocas del Toro: Cayo Zapatilla.

Existem diversas empresas que oferecem passeios na região, porém, como disse anteriormente, este é o principal, e podemos dizer que o carro chefe das “agências”, razão pela qual é bom reservar a sua vaga pelo menos com 1 dia de antecedência, já que é grande a procura pelos turistas.

Justamente por existir uma grande quantidade de ofertas para os passeios, aconselho procurar uma empresa de confiança, evitando assim imprevistos desnecessários ou experiências ruins.

Nós escolhemos a Total Adventures, que possui um escritório bem no centro de Bocas Town. Ali mesmo o atendente te explica como funciona o passeio, mostra no mapa os locais que serão visitados, bem como um vídeo, para melhor compreensão. Ou seja, tudo bem organizado.

* Escritório da Total Adventures

O horário agendado para o início do nosso passeio era às 9 horas da manhã, no escritório da empresa. Uma vez no local, foi necessário apresentar o nome e documento de identificação (passaporte) para que fosse verificada a reserva do passeio, bem como preenchida a documentação necessária.

Finalizado o “check in”, o grupo foi direcionado para o pier de onde partem as embarcações. Neste dia, em específico, foram utilizadas pelo menos 6 embarcações, com grupos de até 10 (dez) pessoas, a qual era acompanhada do piloto, que também é o guia.

Todas as embarcações estavam em bom estado de conservação e acomodaram bem os grupos. Como o passeio é mais longo, com um longo percurso pelo mar, é necessário utilizar embarcações mais adequadas, e esse era nosso principal receio.

* embarcação utilizada no passeio


Já devidamente acomodados, seguimos para o primeiro ponto do passeio, e após cerca de 20 minutos, chegamos à baia dos golfinhos. Por ali, conseguimos ver diversos golfinhos, que pareciam estar bem a vontade, e nadavam próximo às embarcações.

* baía dos golfinhos

Em seguida, partimos para Cayo Coral, que é considerado um ponto de snorkeling. Tivemos em torno de 30 minutos para explorar a região, que possuí diversos corais, dos mais variados tipos, formatos e cores. Contudo, confesso que esperava encontrar mais vida marinha, mas mesmo assim, gostamos bastante.

Finalizado nosso tempo, voltamos para a embarcação e fomos almoçar em um restaurante flutuante. Como a parada seguinte seria na famosa Cayo Zapatilla, e queríamos aproveitar a praia, acabamos não almoçando, apenas fazendo um lanche rápido.

* entrada do restaurante

Aproveitamos o restante do nosso tempo para descansar, já que possui uma área com redes e espreguiçadeiras bem convidativas, e bater algumas fotos do local, pois o restaurante fica em um local muito lindo, com água cristalina, onde também é permitida a prática de snorkeling.

* vista do deck

* mais um pouco da vista

Dando sequência ao passeio, fomos para a esperada Cayo Zapatilla. Na verdade, existe a Cayo Zapatilla 1 e Cayo Zapatilla 2, duas ilhas uma ao  lado da outra.

Nosso guia acabou nos sugerindo a Cayo Zapatilla 2 pois estava menos movimentada e seria melhor para aproveitarmos. Antes de nos deixar na praia, combinamos 2 horas de permanência, que seria tempo suficiente para curtir o local.

* chegando em Zapatilla 2

Apesar de ser menos movimentada, a ilha estava consideravelmente cheia, mas nada que pudesse atrapalhar. Assim, nos acomodamos em um local mais calmo e com sombra, já que o dia estava ensolarado e bastante quente.

Em Cayo Zapatilla não há estrutura, sequer existe restaurante ou bar, sendo fundamental levar consigo um lanche rápido. A água por ali é cristalina, coloração verde, e pouco agitada, característica do caribe.




Além de curtir o mar, que estava ótimo para refrescar do calor que fazia, aproveitamos para explorar um pouco a ilha. Por ali existe ainda uma trilha, sendo que possui indicações do seu início. Confesso que não fizemos a trilha pois queríamos aproveitar a praia.

* início da trilha

No horário combinado a embarcação estava nos aguardando para continuarmos o passeio.


A última parada seria para observar os pássaros e bichos-preguiça. Na realidade, não haveria parada, já que a observação é feita do barco mesmo. Tivemos a sorte de avistar 2 bichos-preguiça pela mata.

E assim, finalizamos nosso passeio, retornando tranquilamente até o píer em Bocas Town, local onde iniciamos o passeio, por volta das 16h30.

Em geral, podemos dizer que o passeio é bem legal e inclui lugares lindos, que certamente merecem a visita, como Cayo Coral e Cayo Zapatilla. Como todo passeio em grupo, é bom saber que as paradas e tempo de permanência dependem de conversa entre o piloto e o grupo, e que bom senso é fundamental para evitar atrasos ou pequenos desgastes.

Como comentamos no início do post, escolhemos a empresa Total Adventures, empresa séria e conhecida em Bocas del Toro, e que é bastante organizada. Simplesmente adoramos e recomendamos!

O passeio custa 35 dólares por pessoa, e interessante mencionar que no preço do passeio está incluso água e 1 refrigerante por pessoa.  

Informações adicionais podem ser obtidas no site oficial da empresa (clique aqui) ou pelo e-mail totaladventuresinc@gmail.com.

 

* Agradecimento especial à nossa parceira Total Adventures.

** Fizemos o passeio a convite da empresa, mas a opinião realizada no post expressa nossa experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar