​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Recentemente tivemos a oportunidade de conhecer melhor a região do Parque Nacional da Serra Geral em Santa Catarina, sendo que um dos passeios que fizemos no local foi a Trilha das Piscinas Naturais do Canyon Malacara.

O Canyon Malacara pode ser acessado pela cidade de Praia Grande/SC, há sinalização indicando o Parque Nacional da Serra Geral, sendo que parte do trajeto é realizado por uma estrada de chão, mas estava em boas condições.

* estrada para chegar até o início da trilha

Na entrada do Parque há uma placa indicando o inicio da trilha, mas não há cobrança de ingresso nesta área, contudo para o estacionamento é cobrado 5 reais por carro.

O importante é saber que para realizar esta trilha o serviço de guia é obrigatório. Nós fizemos o passeio com a empresa Canyons e Peraus, que fica localizada junto ao complexo da Pousada Morada dos Cânions, sendo que a empresa fornece também o serviço de traslado para o local com veículo próprio.

* sede da empresa Canyons e Peraus

* veículo utilizado pela empresa

Fomos em um grupo de 12 pessoas, acompanhados de 2 guias, os quais eram muito atenciosos e nos passaram dicas importantes para a realização da trilha.

Os guias nos indicaram que a trilha é considerada de nível fácil, mas nós, que não temos grande experiência em trilhas, achamos de nível médio, grau de dificuldade moderado, pois quase não há infraestrutura no local, que é praticamente de natureza intocável, apenas com a demarcação natural do trajeto.

A trilha segue margeando o rio, que percorre o meio da fenda do Canyon, tornando a paisagem indescritível, contudo, a maior dificuldade da trilha é justamente cruzar o leito do rio, pois há pedras bastante escorregadias, aumentando o risco de quedas.


A dica é não ter medo de se molhar, pois isso será quase inevitável, mas não esqueça de ir vestindo roupas de banho e por cima roupas leves/confortáveis para caminhada, de preferencia calças, e tênis.

Importante também usar filtro solar e levar uma pequena mochila com água, um lanche e toalha para depois do banho nas piscinas.

Depois de todo o esforço, veio a recompensa: um revigorante banho nas piscinas naturais. Sim, as piscinas são lindas, de águas cristalinas e bem geladas, mas o banho é excelente para afastar o calor e o cansaço da caminhada. Ficamos por ali em torno de 30 minutos, e confesso que poderíamos ter ficado ainda mais, sem problema algum.

* piscina natural

* água cristalina na piscina natural

Após a pequena pausa, era hora de retornar pelo mesmo caminho. A trilha é indicada para quem procura passeios de meio turno, pois dura aproximadamente 3 horas (ida e volta). O passeio também é bastante procurado por quem vai realizar a trilha do Rio do Boi no Canyon Itaimbezinho, pois o terreno e dificuldades são semelhantes, no entanto a Trilha do Rio do Boi é bem mais extensa, pois dura aproximadamente 8 horas o percurso de ida e volta.

Nós, apesar de acharmos a trilha um pouco cansativa, adoramos a experiência e nos sentimos seguros por estarmos acompanhados pelos guias da Canyons e Peraus, que tiveram todo o cuidado de nos auxiliarem nos locais de maior risco e inclusive exigiram antes de nossa saída o uso de caneleiras, para proteção contra as pedras e possíveis cobras que existem pelo caminho.

Além do contato intenso com a natureza, o passeio nos agradou bastante pelo fato de proporcionar uma experiência diferente, já que pudemos contemplar a grandiosidade dos Canyons por baixo, com uma perspectiva diferente dos demais passeios realizados na região, onde tínhamos uma visão do alto dos Canyons.

* trilha pelo Canyon Malacara

Portanto, se estiver visitante a região dos Canyons, a trilha das piscinas naturais do Canyon Malacara é uma excelente opção.

Além deste passeio, a Canyon e Peraus também organiza passeios guiados pelos demais Canyons da região (por cima e por baixo), cavagaldas, rapel, acampamentos, etc. Já na sede da empresa, ao lado do Morada dos Canyons, também existe um bistrô, com cardápio modesto, mas opções saborosas e preços razoáveis.

Ficou interessado? No site oficial da empresa (clique aqui) você consegue obter maiores informações.

* realizamos o passeio a convite da empresa Canyons e Peraus, mas as opiniões relatadas no post refletem a nossa experiência .

Comentários

Avatar Leitor
Jefferson Ferigotti

Olá td bem! Primeiro que dar parabéns pelo seu blog e pelas fotos!Adorei, tudo ótimo! Estou indo pra Ásia na segunda-feira, vou iniciar minha viagem por Tokio, Osaka, Myanmar, Laos, Camboja e Seul! Gostaria muito de dicas sobre quais lugares conhecer, restaurantes, bares, enfim lugares diferentes e que não devemos deixar de conhecer! Agradeço muito se puderes me ajudar, e estou à disposição tbm, ok? Obrigado ???? E forte abraço!!!


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar