​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação

É na animada, boêmia e efervescente Quartier Latin, uma das regiões mais encantadores de Paris, que fica localizado o Paradis Latin, cabaré mais antigo, tradicional e cheio de História da Cidade Luz.

Com localização privilegiada, segura e de fácil acesso, bem próximo da catedral de Notre-Dame e do Panthéon, o Paradis Latin possui clientela em sua maior parte francesa, e tem raízes lá no longínquo século 12, sendo que as fundações do prédio de hoje são as mesmas de uma antiga muralha levantada a mando do rei da época, Felipe Augusto. O famoso e temido general francês Napoleão Bonaparte também figura como personagem importante na História do cabaré, já que foi ele que encomendou a construção do primeiro teatro que operou no local, batizado de Théâtre Latin, tendo sido inaugurado no ano de 1803 e incendiado em 1870, pelos Prussianos.

Imagem: Paradis Latin é o cabaré mais antigo e tradicional de Paris (Divulgação)

Imagem: Um dos posteres clássicos do Paradis Latin

Imagem: Divulgação

Apenas 19 anos depois o espaço ganharia vida novamente, e com a Exposição Universal de 1889 em vista, o teatro foi reconstruído pelo consagrado e famoso Gustave Eiffel, com arquitetura metálica, bem aos moldes de sua emblemática Torre Eiffel, monumento este que foi construído ao mesmo tempo. Incrível, não? A reinauguração ocorreu no dia 20 de janeiro de 1889, com sucesso imediato, porém sua glória do passado perdurou apenas até os anos 30 e após o fechamento de suas portas, o espaço que abrigava o Paradis ficou 40 anos esquecido e utilizado apenas como depósito.

Nos anos 70 o prédio foi vendido para Jean Kriegel, que na época, após inspecionar minuciosamente cada sala do estabelecimento, encontrou materiais abandonados de uma indústria farmacêutica, e também vestígios do prestigiado Le Paradis Latin, com destaque para pôsteres clássicos dos anos áureos, pedaços do então antigo cenário, a estrutura metálica de Gustave Eiffel, colunas, arcos e a impressionante cúpula do resiliente teatro. O prédio então foi tombado, e Jean Kriegel, associado à Jean-Marie Rivière, decidiu restaurar e reabrir o Paradis Latin, já que ele havia sido realmente contagiado pela magia e espirito daquele lugar.

Passados quase 50 anos, nos dias atuais, o Paradis Latin continua encantando o público e agora, conto tudo sobre a minha marcante e inesquecível experiência visitando este prestigiado cabaré.

Imagem: O cabaré possui localização privilegiada, segura e de fácil acesso, na região boêmia do Quartier Latin (Divulgação)

A minha visita ao Paradis Latin foi dividida em duas partes, começando com o jantar, e seguido do famoso show da casa.

O jantar começa a ser servido às 20:00, sendo que a entrada começa às 19:45 e vai até às 20:15, e me programei para chegar pontualmente, sendo sexta-feira, e uma noite que, de fato, prometia muita emoção.

Logo na entrada, um lobby todo vermelho que já te lembra que você está entrando em um típico cabaré francês, eu me apresentei e mencionei minha reserva, e prontamente fui direcionado ao interior da casa, onde pude apreciar a decoração e arquitetura do teatro e ter a minha primeira e ótima impressão do lugar. O salão é amplo e ao mesmo tempo aconchegante, e o espaço para acomodar 700 convidados é divido entre a chamada “grande sala”, na parte inferior, um mezanino, e as duas áreas dedicadas aos bares (Bar dos Anjos e Nico´s Bar).

A arquitetura francesa clássica está presente em cada um dos cantos e detalhes do requintado salão, envolvendo o visitante em um ambiente todo caracterizado em vermelho e com uma iluminação baixa ideal para fazê-lo se sentir na Paris do século 19. Impossível não reparar e se impressionar com as estruturas metálicas que sustentam a estrutura do prédio, aos moldes da estrutura da Torre Eiffel, que fazem o teatro ganhar ainda mais personalidade. A famosa cúpula de Eiffel é o grande destaque da área do mezanino, sendo que sua beleza impressiona, conferindo ainda mais charme ao ambiente.

Imagem: Lobby de entrada, todo em vermelho (Divulgação)

Imagem: A famosa cúpula de Gustave Eiffel é o grande destaque da área do mezanino

Imagem: Detalhes da cúpula de Eiffel

Imagem: Estruturas metálicas nos mesmos moldes da Torre Eiffel 

Imagem: Grande sala na parte inferior do teatro e a área do Mezanino formam o ambiente do cabaré

Na grande sala as mesas são dispostas verticalmente em relação ao palco, formando grandes corredores, e é possível também se acomodar em mesas que ficam na área abaixo do mezanino. No mezanino ficam localizadas mesas um pouco mais reservadas, proporcionando uma vista privilegiada para todo o salão. Já no Nico’s Bar, área mais exclusiva e reservada do ambiente, fica uma mesa perfeita para uma experiência mais executiva e personalizada.

Depois de admirar a decoração e me encantar com toda a arquitetura, engenharia e História daquele espaço, fui levado à minha mesa, posicionada abaixo do mezanino e bem próxima ao palco. É pertinente dizer que o palco foi oportunamente construído para ficar bem coladinho ao público, dando a impressão de ser “abraçado” pelos espectadores, e dando também a ilusão de estar mais ao centro do teatro. Ponto muito positivo.

Imagem: Divulgação

Imagem: O palco do teatro fica coladinho nas mesas, dando a impressão de estar bem centralizado (Divulgação)

Imagem: Na grande sala as mesas são dispostas verticalmente em relação ao palco, formando grandes corredores (Divulgação)

O Paradis Latin preza pela gastronomia da mesma forma com que preza pela alta qualidade de seu renomado espetáculo, integrando os dois em uma experiência única. Um dos grandes diferenciais da casa é o fato de ela contar com uma cozinha própria, sendo que suas comidas são preparadas na hora e no local, ao contrário de outros cabarés de Paris.

São 3 serviços diferentes de jantar à luz de velas que o visitante pode escolher na modalidade “jantar + espetáculo”: Menu Festival, Menu Star e Menu Prestige, sendo que todos os 3 menus dão direito à água mineral, ½ garrafa de vinho Bordeaux e ¼ de uma garrafa de champanhe, por pessoa.

No Menu Festival, saindo por 130 euros, a entrada é mousseline de salmão com molho de ervas picadas, salada à moda perigourdine ou folhado de camarão. Para o prato principal, é possível optar entre um fricassê de aves com pudim de abobrinha, fatia de salmão com legumes à Provençal ou um prato vegetariano. Sorvete misto de sobremesa.

O Menu Star, por 160 euros, oferece Foie gras de pato com brioche tostado, salmão defumado ou escargots com molho de ervas como opções de entrada. Como prato principal é possível escolher entre Châteaubriant com batatas ao molho de quatro pimentas, fatia de peito de pato e filé de dourada assado. E de sobremesa, torta de maçã com molho de caramelo ou sinfonia de sorvetes.

A última opção de menu, o Prestige, é bem seleto e custa 190 euros. Caso ele seja o escolhido, tártaro de dourada com gengibre e mil folhas de charangueiro podem ser pedidos de entrada. Para prato principal, as opções são: Costeleta de cordeiro com crosta de ervas, tornedos de boi Rossini com purê de batatas, ou bacalhau fresco com legumes. Paradis Latin por Carl Marletti e Nougat glacê com coulis de fruta figuram entre as sobremesas.

Fui de Menu Star e não me arrependi, pois pude degustar Foie gras de pato e peito de pato com molho de airelas, mel e rosácea, sendo que estavam muito deliciosos. Os pratos são servidos com uma boa apresentação e o peito de pato veio no ponto certo do meu pedido, uma carne extremamente macia, e a combinação de aromas e sabores é realmente digna e comparável aos restaurantes mais sofisticados da cidade. De sobremesa, resolvi apostar na sinfonia de sorvetes e bem no momento que eu estava saboreando o doce, o show estava prestes a começar.

Existem também as opções de ingresso apenas para o show, sem o jantar, custando 65 euros apenas o espetáculo, 75 euros espetáculo + 1 taça de champanhe, 90 euros para espetáculo + meia garrafa de champanhe e 105 euros com direito a espetáculo + meia garrafa de champanhe e macarons.

Imagem: Três opções de Menu (Divulgação)

Imagem: Todos os 3 Menus dão direito a 1/4 de garrafa de champanhe 


Imagem: Prato principal do Menu Star é peito de pato com molho de airelas, mel e rosácea

Chegado o tão aguardado momento do show e confesso que estava muito ansioso para prestigiar o espetáculo, já que seria a primeira vez que eu iria ter a oportunidade de assistir um verdadeiro show de cabaré.

É possível dizer que o grande espetáculo do Paradis Latin, o “Paradis à La Folie”, é uma mistura muito bem elaborada de cabaré e circo, ao gênero vaudeville, com uma série de números típicos franceses apresentados sem relacionamento direto entre eles. Momentos antes dos números começarem a ser apresentados, Robertinho, um brasileiro pra lá de carismático, já vai começando a interagir com a plateia, ainda no jantar, estabelecendo assim um elo inicial entre o público e o show.

Quem dá continuidade a esta “conexão” muito bem construída com os espectadores é o espirituoso e sagaz mestre de cerimonias da casa, Sébastien Savin, que flui muito bem entre o francês e o inglês (ponto fundamental para quem não domina o idioma oficial da cidade), acolhendo a todos com muita simpatia e carisma. Hoje o Paradis Latin é o único cabaré da cidade a manter um apresentador 100% presente, ao vivo.

Mesclando números de dança, representação em formato teatral, uma interprete cantando ao vivo, e alguns incríveis números circenses, o “Paradis à La Folie” desperta variadas emoções no público, fazendo o espectador passar de momentos de apreensão para a euforia em questão de segundos.

Uma acrobata esbanjando sensualidade, um garçom malabarista escrachado e debochado e um trapezista destemido passam pelo palco do teatro e trocam energia com a plateia, fazendo os visitantes irem ao delírio com tanta coragem, técnica e talento.

O show mistura elementos e referências, combinando números que exalam sedução, contrapondo com a desenvoltura e a elegância de um balé clássico. Por outro lado, alguns esquetes do espetáculo promovem a agitação de batidas mais contemporâneas e modernas, muito bem executados, diga-se de passagem, e que dão fôlego necessário e deixam o show ainda mais dinâmico.

O grupo de dançarinos é bem numeroso e divide-se entre homens e mulheres jovens e de porte atlético, que promovem a sensualidade e a luxuria, sem pudores, a la francesa, já que é de se esperar que em um típico cabaré francês, a nudez seja recorrente e vista com muita naturalidade. Mesmo diante de uma exposição de corpos seminus, o tom do espetáculo é bem leve e familiar (crianças são bem vindas), de um bom gosto artístico inegável.

O show é tão intenso e cativante, que o tempo de duração de aproximadas 1 hora e meia, sem intervalos, passa muito rápido. Robertinho e Sébastien vão transitando em meio ao público e no palco interagindo com os demais artistas, e são eles os responsáveis por trazer leveza e humor entre as performances, humanizando, na medida, o ambiente da noite. Vale lembrar que nem mesmo os atendentes das mesas (garçons) são esquecidos, e eles são devidamente apresentados e agraciados com o calor do público, com reconhecimento digno de uma equipe disposta a fazer a magia do Paradis acontecer.

O momento mais aguardado e ponto alto do show é deixado para o final, quando o grupo de dançarinas apresenta uma sequência intensa e arrebatadora do famoso “Cancan”, em um Gran Finale hipnotizante e deslumbrante. Difícil descrever em palavras a sensação de assistir a uma apresentação tão encantadora. Espetacular!

O fim realmente chega quando todo o elenco se reúne no palco e se despede em uma sequência muito bonita, com direito a chuva de pétalas e muitos balões.

Imagem: Acrobacias muito bem ensaiadas em uma performance que esbanja técnica e sensualidade (Divulgação)

Imagem: Uma interprete cantando ao vivo é apenas mais um dos números marcantes do espetáculo (Divulgação)

Imagem: Um garçom malabarista escrachado e debochado é um dos pontos altos do show (Divulgação)

Imagem: Trapezista destemido voando em cima do público em uma apresentação de tirar o fôlego (Divulgação)

Imagem: Sequência intensa e arrebatadora do aguardado "Cancan" (Divulgação)

Imagem: A apresentação do hipnotizante e deslumbrante "Cancan" fica para o final (Divulgação)

Imagem: O espetáculo “Paradis à La Folie” se encerra com todo o elenco do palco, chuva de pétalas e muitos balões (Divulgação)

Depois de uma noite tão especial e cheia de brilho, só posso dizer que uma visita ao Paradis Latin é indispensável para quem estiver visitando a cidade luz, tendo se apresentado como uma opção de passeio noturno completo.

Visitar o Paradis Latin é voltar ao tempo e se deixar contagiar pela magia de uma sala tombada pelo patrimônio histórico de Paris e que mantém intacta toda a essência do conceito real de um verdadeiro cabaré francês, um local para se reunir, bater um bom papo, comer e beber bem, assistindo a apresentações artísticas tradicionais e diferenciadas.

Gastronomia francesa de excelente qualidade, atendentes atenciosos, vinhos Bordeaux e o diferencial de ter uma cozinha no local são alguns dos pontos que agregam ainda mais valor à visita.

O espetáculo é realmente inesquecível e cativante, com um elenco de alto nível, cenografia, produção e figurinos muito bem trabalhos. A parte técnica do show é muito competente, e as coreografias e acrobacias são muito bem ensaiadas.

O cabaré Paradis Latin ainda não é muito conhecido pelos turistas brasileiros, mas é, em minha opinião, parada obrigatória em Paris, pois é lá, na margem esquerda do rio Sena, que se encontra um programa agradável, divertido e com a alma verdadeiramente francesa. Recomendo!

Video: Divulgação

Obs.: Fotos e vídeos não são permitidos durante o espetáculo, porém a casa conta com um serviço de fotografia para que o visitante leve um registro fotográfico, como lembrança de sua visita. Valor cobrado de 10 euros por pessoa.

Obs.2: O Paradis Latin abre todos os dias, exceto às terças-feiras.

Para mais informações:

Site: paradislatin.com

Endereço: 28 rue Cardinal Lemoine - 75005 Paris France

Email: paradislatin@paradislatin.com

Para reservas: +33 (0)1 43 25 28 28, +33 (0)1 43 29 63 63

*A nossa visita ao Paradis Latin foi realizada a convite da própria casa, mas as informações contidas neste post review demonstram a nossa real experiência.

**Agradecimento especial ao gerente Luiz de Luca Moreira e à Atout France.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar