​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

O Panamá em si, além das muitas atrações turísticas e das praias paradisíacas, também atrai turistas por ser conhecido como o paraíso das compras.

Isto porque, durante bastante tempo os turistas estrangeiros eram isentos de impostos sobre suas compras, o que transformou o local em um grande centro comercial e de shoppings, onde era possível encontrar produtos norte-americanos mais baratos do que no próprio EUA.

Contudo, a partir de 2010 foi instituído o imposto único de 7% sobre o valor dos produtos adquiridos, incidente também sobre as compras dos turistas estrangeiros, o que modificou bastante o custo real das compras realizadas.

Já a Cidade do Panamá, capital e maior cidade do país, é a porta de entrada dos turistas, e normalmente, a principal e única cidade visitada, justamente por possuir a maior infraestrutura da região bem como por servir de hub, atraindo pessoas de todos os cantos do mundo, mesmo que por curto período de tempo, entre conexões de voos.

Portanto, como ainda é uma rota comum para nós brasileiros, principalmente para quem viaja com a Companhia Aérea Copa Airlines, vou comentar como foi nossa experiência com compras na Cidade do Panamá.

Confesso que esperava encontrar preços mais competitivos nos produtos, principalmente quando comparado com os EUA, já que o câmbio utilizado é dólar americano, ainda que a moeda oficial seja a Balboa.

Mesmo assim, conseguimos encontrar diversas lojas com promoções e descontos, deixando os preços finais dos produtos com valores bem atraentes, ainda mais quando comparado com os preços praticados no Brasil.

A dica é comparar preços entre lojas e shoppings, verificar possíveis promoções e descontos, pois assim, ainda é possível fazer boas compras.

Apesar do nosso roteiro pela Cidade do Panamá não ter sido voltado a compras, conseguimos conhecer algumas boas opções, conforme listamos a seguir:

Multiplaza Pacific Mall

É uma ótima opção para quem pretende fazer umas compras na Cidade do Panamá. O Multiplaza está bem localizado, próximo ao centro hoteleiro, ou seja, de fácil acesso, e possui uma grande variedade de lojas, agradando a todos os gostos.

Entre algumas lojas ali estabelecidas, podemos mencionar: Adidas, Armani Exchange, Calvin Klein, Cartier, Diesel, Emporio Armani, Forever 21, Hilfiger Denin, Hugo Boss, entre outras tantas.

Igualmente, possui boa variedade de restaurantes, como por exemplo, Crepes & Waffles, Leños & Carbón, P.F. Chang’s, T.G.I. Friday’s, Tonuy Roma’s, etc.

Em geral gostamos bastante do Multiplaza, é um Shopping moderno, corredores amplos, e com bastante variedade de lojas. Se tiver pouco tempo na cidade e tenha que escolher entre os demais centros de compras, indicaria o Multiplaza.

* Corredor amplo do Multipliza

* Decoração de Natal

Se estiver de carro, saiba que o Multiplaza possui um amplo estacionamento, embora seja cobrado por hora.

Maiores informações podem ser conferidas no site oficial (Clique aqui).

 

Albrock Mall

Mais afastado do centro da cidade e da zona hoteleira, o Albrock Mall é o maior Shopping do Panamá, com mais de 700 lojas, e, portanto, conta com opções para todos os gostos e bolsos.

As lojas estão divididas em diversos setores, todos representando animais (koala, Orca, Leão, etc), e para não perder tempo, aconselho a procurar o mapa do Shopping e definir os pontos de interesse.

Um dos setores é destinado a um público mais exigente, onde conta com serviços especiais, tais como wifi grátis, valet parking e lojas mais famosas, como, por exemplo, Banana Republic, Mac Store, Lacoste, Kenneth Cole, etc.

O Albrock ainda abriga um Hotel da rede Wyndham, ideal para quem está programando uma viagem dedicada a compras.

O Shopping também conta com um amplo estacionamento para atender a grande demanda de visitantes, que inclusive é gratuito.

Particularmente achei o Albrock um pouco desorganizado, e pelo seu grande tamanho, as lojas de interesse às vezes ficam longe, sendo necessário andar bastante pelo local. Além disso, alguns setores estavam bem vazios e com cara de abandonados quando visitamos.

Sinceramente, esteticamente ele nem parece um Shopping e sim um grande centro de comércio popular, mas com preços pouco atraentes.

Informações adicionais no site oficial (clique aqui)

 

Metromall

Visitamos este Shopping no último dia de viagem, justamente pelo fato de estar localizado próximo ao Aeroporto de Tocumen e de fácil acesso, principalmente se tiver alugado um carro.

O Shopping é grande, espaçoso e moderno, além de contar com boas opções de lojas, como por exemplo, Adidas, Nautica, Guess, Tommy Hilfiger, Victoria’s Secret, Calvin Klein, Lacoste, entre outras.

* Corredor do Metromall e algumas de suas lojas

A praça de alimentação também é ampla e com bastante variedade. Almoçamos em um restaurante da rede Leños & Carbón, que possui outras unidades espalhadas na cidade. Comida de qualidade e um preço justo.


O Metromall é uma boa opção se você estiver fazendo alguma conexão rápida pela Cidade do Panamá ou tiver tempo livre antes do voo, assim como nós.

É oferecido um serviço de transfer do aeroporto para o Shopping, mas confesso que não consegui obter maiores informações sobre este serviço. Informações adicionais podem ser obtidas no Site Oficial (clique aqui).

 

MultiCentro

O Multicentro como o próprio nome menciona, está localizado no centro da Cidade do Panamá, próximo a Avenida Balboa. Visitamos este Shopping em duas oportunidades, porém, sempre à noite e as lojas já estavam quase fechando. Na verdade, nosso maior interesse no local era para visitar o Hard Rock Café, que fica localizado em suas dependências, bem como para acessar o Hard Rock Hotel, que fica ao lado, através da passarela de acesso existente que liga os dois prédios.

Achamos este Shopping mais antigo, principalmente quando comparado com os demais Shoppings da cidade, com corredores mais apertados e não muito moderno. Apesar disso, podemos dizer que o Multicentro possui algumas opções de lojas, e entre as marcas mais conhecidas, podemos citar: Crocs, Dudalina, Diesel, Guess, Hilfiger Denin, Nautica, Nike, etc.

O ponto forte do Multicentro é a sua localização, tornando-se uma boa opção para quem estiver hospedado na região e não quiser se locomover pela cidade.

O Shopping também conta com um amplo estacionamento, ótimo para quem vai visitar o Hard Rock Hotel. Inclusive, nas duas oportunidades que visitamos (à noite), não foi cobrado nenhum valor pelo estacionamento.

Para maiores informações, confira o site oficial (clique aqui)

 

Soho Mall

Recentemente inaugurado, o Soho Mall está bem localizado na Calle 50, quase em frente ao Riu Plaza Hotel, onde ficamos hospedados. Este é um Shopping de Luxo, que apesar de pequeno, abriga marcas renomadas, como Prada, Louis Vuitton, Burberry, etc. Para quem gosta dos macarons da Ladureé, não deixe de visitar o local, pois a pâtisserie francesa possui uma filial no Shopping.

* Fachada Soho Mall

Amphora Duty Free Amador

Localizado no final da Calzada de Amador, em Causeway, em uma região bem tranquila, o duty free é uma opção para quem gosta de compras. O Amphora conta com boas opções de produtos, dos mais variados tipos (óculos, perfumes, eletrônicos, bebidas, etc), com destaque para os souvenirs e produtos locais.

* O Amphora fica situado dentro deste prédio.


Os preços são bem semelhantes aos praticados no duty free do Aeroporto da Cidade do Panamá, mas é possível encontrar alguns itens com preços bem menores.

Confesso que para bebidas alcoólicas achei os preços bem interessantes, com promoções ótimas, e bem inferiores ao que tinha verificado no duty free do aeroporto da Cidade do Panamá e do Rio de Janeiro.

Ouvimos muitas pessoas falando que era obrigatório apresentar o passaporte, contudo, em nenhum momento foi exigido, mesmo na hora de efetuar o pagamento. Ainda assim, aconselhamos ter em mãos caso venha a ser exigido.

 

Centro Municipal de Artesanato

Chegamos por acaso até o local, mas posso dizer que valeu muito a pena. Por ali encontramos todos os tipos de artesanatos e boas opções de souvenirs, e claro, com melhores preços.

* Centro Municipal de Artesanato

Quase todas as “barracas” são cuidadas pelos próprios índios, que na maioria das vezes, estão vestidos com suas roupas típicas.

Se não tiver alugado um carro ou não seja uma parada de algum tour contratado, não acredito que vale a pena pegar um táxi para conhecer, pois existem também boas opções em Casco Viejo, e o desconto que possivelmente você iria conseguir vai gastar com o táxi.

 

Casco Viejo

Esta não é uma dica de Shopping, mas sim uma região da Cidade do Panamá, e na nossa opinião, parada obrigatória para quem visita a cidade. Pelas ruelas é possível encontrar diversas lojas de souvenirs, bem como produtos locais e artesanatos, com destaque para as peças produzidas pelos Emberas, grupo indígena que ainda permanecem situados no leste do Panamá.




Se estiver procurando pelo famoso Chapéu do Panamá, este é um bom local para adquirir.

* O famoso Chapéu do Panamá

Pela rua também é possível encontrar algumas barracas com artesanatos, que igualmente merecem destaque.


Obs: Se estiver procurando eletrônicos, uma dica é a Loja Panafoto, que vende diversos produtos e pode ser encontrada em vários endereços na cidade. Os preços não são tão competitivos como dos EUA, mas ainda assim melhores que os praticados no Brasil. No site oficial (clique aqui) você pode conferir os preços de alguns produtos vendidos pela loja.

Comentários

Avatar Leitor
Roque

Excelente trabalho, pessoal! Parabéns pela 'radiografia' das compras no Panamá! Abraços!


Avatar Leitor
Guia Panamá (@guiapanama)

Parabéns!! Muito bom.


Avatar Leitor
Romulo

Vale a pena comprar um GoPro Hero 5 no free shop do aeroporto do Panamá?


Avatar Equipe

Olá Romulo, tudo bem? Quando visitamos o Panamá, ainda não tinha a Hero 5 no free shop, então não sei te dizer se vale a pena. Indico dar uma olhada na chegada, e depois tentar verificar nas lojas no panamá, como a Panafoto por exemplo. Para lentes de máquinas valeu mais a pena na Loja da Panafoto. Abraços


Avatar Leitor
Allison

Boa noite, estou indo para punta cana na semana que vem e vou fazer conexão no panamá de 2 horas. É possível fazer compra nas lojas dentro do aeroporto? E o preço das lojas do aeroporto são mais caros? Obrigado e parabéns pelo artigo.


Avatar Equipe

Olá Allison, tudo bem? Existem algumas lojas dentro do aeroporto sim, mas confesso que não recordo exatamente os preços, mas alguns produtos eram sim superiores ao que encontramos nas lojas fora do aeroporto... Aconselho a olhar os produtos que você deseja no dutyfree do brasil e depois comparar com o do Panamá..


Avatar Leitor
Fabio

obrigado pelas informações! Estava pensando em ir lá (compras no varejo mesmo), mas já desisti. Lí tb o post "COMPRAS NA CIDADE DO PANAMÁ: VALE A PENA?" e ajudou muito! Obrigado por contar as histórias dos locais!


Avatar Leitor
Philip

Olá! Estou pretendendo fazer uma viagem de compras em Dezembro, mas estou em duvida entre Ciudad del Este e Cidade do Panamá. Considerando os preços de eletronicos, vestuários, perfumes, bebidas e celulares, em qual das duas cidades é mais barato?


Avatar Equipe

Bom dia Philip. Como relatei no post, existem algumas opções de shoppings e lojas, porém, os preços praticados na cidade ainda assim não se comparam com os praticados, por exemplo, nos EUA. Uma opção, seria ir para a Zona Livre de Colón, onde é possível encontrar algumas outras variedades de produtos, com preços um pouco melhores. Contudo, acho que você deve primeiro ver a relação custo benefício, pois normalmente uma passagem para o Panamá é mais caro que para Foz do Iguaçu, onde serviria de base para ir à Cidade do leste. Portanto, não sei se valeria a pena ir para o Panamá se você procura apenas compras. Qualquer dúvida adicional só nos avisar. OBS. temos um post exclusivo sobre Zona Livre de Colón, da uma olhada (http://www.bemvindosabordo.com.br/post/zona-livre-de-colon-no-panama)


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar