​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Depois de dois posts especiais sobre a querida e amada Torre Eiffel, encerramos agora a nossa série de três relatos, contando um pouco sobre o que esperar de uma visita a cada um dos andares da linda obra de Gustave Eiffel. Se no primeiro andar eu pude percorrer todo o espaço e apreciar a vista de dia lá de cima, com o sol brilhando, e no segundo nível fui seduzido por um maravilhoso pôr-do-sol, foi no terceiro e também conhecido como “top floor”, que eu me perdi na vista noturna da Cidade Luz.

Perdeu os dois primeiros posts onde relatei tudo sobre como é visitar o primeiro e segundo andares da torre e o que ver e curtir por lá? Então CLICA AQUI e AQUI. Já leu estes dois relatos? Então vem comigo para descobrir um pouco mais sobre o topo desta bela atração parisiense.

Quanto mais você sobe a torre, indo de andar em andar, mais forte vai ficando a sensação de que se está visitando uma estrutura realmente única no mundo. A altura da Torre Eiffel impressiona muito mais quando se está dentro dela, do que quando é apenas vista de fora. Lá em cima, juntamente com o vento, que é sempre presença certa, é praticamente impossível não se sentir frágil, pequeno e um pouco medroso, e mesmo assim ser contagiado por uma alegria e entusiasmo, um verdadeiro combo de emoções, que criam uma experiência para se guardar na memória para sempre.

Alcançando o terceiro e último andar, é realmente pertinente dizer que a a vista da torre já não é mais uma grande novidade para quem a visita, sendo que a esta altura do passeio, o visitante já produziu incontáveis vídeos e fotos, e já suspirou o suficiente pela belíssima imagem de Paris. É o elemento altura e a sensação de vulnerabilidade de se estar lá na pontinha da torre, que fazem a visita ao topo, de fato, valer muito a pena, afinal quando você chegar ao topo dela, estará a quase 300 metros do chão.

Do primeiro nível ao segundo, a possibilidade de se usar as escadas existe. Já do segundo para o terceiro não, e o acesso é apenas possível pelos lifts (elevadores) de vidro.

Assim como o segundo andar, o terceiro é um local quase que exclusivamente voltado a ser um observatório, até mesmo mais enxuto e obviamente menor que os outros dois primeiros.

O topo da torre é todo panorâmico, dividido em dois ambientes, sendo um ambiente interno e fechado, protegido por vidros, ideal para os dias de muito vento e também para àqueles visitantes que estão desafiando o medo de altura, mas ainda não querem se arriscar tanto. Já o outro ambiente é um local aberto, com corredores, mais estreitos que os do segundo andar, que permitem uma vista 360º, e que são também protegidos por grades de proteção.

Como todos os três andares desta audaciosa obra arquitetônica possuem algo a mais a oferecer para os visitantes, o terceiro andar também conta com algumas divertidas e curiosas atrações internas e uma estrutura de observação que fazem o passeio ficar ainda mais dinâmico e completo.

Em todo o topo é possível esbarrar com várias lunetas (as mesmas que também estão instaladas no segundo nível), e dentro do ambiente interno ficam alguns mapas panorâmicos, próximos às janelas de vidro, que mostram as atrações de Paris e cidades vizinhas que podem ser avistadas lá de cima, com a distância de cada local. Uma curiosidade bacana é que em dias de céu aberto e limpo, é possível avistar locais que ficam a cerca de 60 km de distância de Paris. Uma vista completamente privilegiada!

Dando uma volta pelo último andar, será possível admirar o Gustave Eiffel’s office (O escritório de Gustave Eiffel), um local que expõe com fidelidade através de figuras de cera e uma caracterização digna da época, o encontro de Gustave Eiffel e sua filha, com o famoso inventor Thomas Edison. Continuando o giro, se “esbarra” também com uma réplica em escala menor da torre e com um espaço dedicado a medir os visitantes com um “medidor de altura” disposto em uma das paredes, que precisam a altura exata do visitante, considerando o nível do solo até o topo da estrutura.

E para finalizar a lista de pequenos “mimos” dispostos no terceiro andar, a presença do Bar a Champagne, um espaço exclusivo para servir champanhe rosé ou branco, se faz totalmente necessária. Já imaginou estar curtindo a vista para a belíssima Paris, bem no alto, aproveitando um saboroso champanhe e poder brindar o momento especial com quem você ama? Difícil resistir, não é mesmo?

Se eu já tinha me encantado muito pelos dois primeiros andares da torre, em especial pelo segundo que possui dois níveis e onde pude apreciar um estonteante pôr-do-sol, com o terceiro andar não foi diferente. Gostei muito dele por ser o ponto mais alto de todo o passeio, com uma altura que angustia no começo e vai impressionando juntamente com a vista, logo no momento que você resolve se deixar levar pelo encantamento e ser guiado pela emoção.

Peguei o pôr-do-sol por volta das 21:30, lembrando que eu havia subido na torre às 20:00, então quando eu estava no topo já eram mais de 22:00 e eu abusei do meu tempo para admirar a capital francesa, com todo o seu charme noturno. As luzes hipnotizam demais e admirar cada um dos ângulos da vista no período da noite, tem um efeito totalmente diferente de ver os mesmos de dia. Posso dizer que a experiência é outra, bem diferente da vista a luz do sol. Me cativou ainda mais!

Quase 23:00 e eu resolvi descer, então posso dizer que fiquei 3 horas inteiras explorando tudo de melhor que a Torre Eiffel tem a oferecer, em seus três andares, com a incrível oportunidade de ter experimentado a sensação de se estar dentro dela de dia, no momento do sunset e no período da noite. Uma oportunidade fantástica!

Imagem: A noite vai chegando e Paris começa a acender suas luzes

Imagem: No terceiro andar (top floor), assim como no segundo, o observatório é 360 graus

Imagem: Visão noturna para os jardins do Trocadero

Imagem: Jardins do Trocadero e ao fundo, "La Defense", a região mais moderna da cidade 

Imagem: Não é a toa que Paris é chamada de Cidade Luz

Imagem: Visão noturna para o Champ de Mars (Campo de Marte) e ao fundo, a Torre Montparnasse

Conclusão do passeio completo? Bem, do meu ponto de vista uma visita à torre é um clichê maravilhoso e totalmente necessário para quem visita Paris. Por mais que você não faça o estilo turista que visita atrações turísticas, a torre oferece muito mais que apenas um “check” na bucket list dos viajantes.

Além de beleza e imponência, ela exala História, cultura e uma arquitetura que apaixona, não perdendo em nada para grandes galerias de arte e museus da cidade. Afinal de contas, você está ali, tendo a perspectiva da consagrada Dama, que é de ferro, e ainda assim acolhedora, e que desde 1889 vem sendo testemunha de grandiosos fatos que marcaram o mundo. Na minha opinião? Visitar e subir nela é um passeio obrigatório e que fica marcado para sempre.

Localização: Champ de Mars, 5 Avenue, Anatole - France, 75007 Paris, França.

Preços: Entrada e acesso ao elevador que leva até o primeiro e segundo andares, o ticket adulto custa 11 euros, o ticket para jovens (12 a 24 anos) sai por 8,50 euros e o infantil (4 a 11 anos) custa 4 euros.

 

Entrada e acesso a todos os andares da estrutura, o ticket adulto custa 17 euros, o ticket para jovens (12 a 24 anos) sai por 14,50 euros e o infantil (4 a 11 anos) custa 8,5 euros.

 

Entrada e acesso ao primeiro e segundo andares, com acesso apenas por escadas, o ticket adulto custa 7 euros, o ticket para jovens (12 a 24 anos) sai por 5 euros e o infantil (4 a 11 anos) custa 3 euros.

 

Horários de visitação: A Torre Eiffel abre todos os dias do ano, sendo que, do meio de Junho ao começo de setembro o horário vai das 9:00 até 00:45. No restante dos meses, fica aberta das 9:30 até 23:45. Lembrando que o último elevador sobe 45 minutos antes do horário de fechamento.

Obs: O Champanhe Bar localizado no terceiro andar abre diariamente do meio dia às 17:15, e das 18:15 às 22:45. Uma taça de champanhe branco custa 13 euros (taça clássica) e 18 euros (taça glow/brilhosa). A taça de champanhe rosé é servida a 17 euros (taça clássica) e 22 euros (taça glow/brilhosa).

Site Oficial: toureiffel.paris/en

* A nossa visita à Torre Eiffel foi realizada a convite da Torre Eiffel, mas as informações contidas neste post review demonstram a nossa real experiência.

LEIA TAMBÉM:

O QUE ESPERAR DE UMA VISITA A TORRE EIFFEL EM PARIS

O QUE ESPERAR DE UMA VISITA A TORRE EIFFEL EM PARIS – SEGUNDO ANDAR

UMA NOITE ESPECIAL NO CABARÉ PARADIS LATIN, EM PARIS

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar