​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Guadalajara é uma cidade rica em cultura, História e arte, tendo se tornado, no decorrer dos anos, um destino turístico de fundamental importância para o México, fazendo frente aos já consagrados “Cancun” e “Cidade de México”, e sendo a casa de dois dos maiores símbolos do país: A Tequila e os Mariachis.

Você já deve ter acompanhado o primeiro post sobre as principais atrações para se visitar em Guadalajara, onde mencionei a Plaza de Armas, o Palacio de Gobierno, a Catedral Metropolitana, o monumento chamado La Rotonda de los Jaliscienses Ilustres, a Plaza Tapatia, o Mercado San Juan de Dios e o Teatro Degollado. Caso ainda não tenha acessado, CLIQUE AQUI para saber mais.

Neste segundo post, vou apresentar alguns outros pontos turísticos e atrações imperdíveis por lá. Todos eles merecem estar em seu roteiro de passeio pelo Centro Histórico de Guadalajara e no entorno da zona metropolitana da cidade. Vem ver quais são:

INSTITUTO CULTURAL CABAÑAS

Um dos prédios mais emblemáticos e importantes de Guadalajara é o Instituto Cultural Cabañas, um monumento da época colonial que foi erguido em 1805, diante de uma sugestão do bispo Dom Juan Cruz Ruiz. No começo, o objetivo do prédio era o de abrigar crianças carentes e pessoas idosas abandonadas, ficando conhecido como “Hospicio Cabañas”.

Um memorável mural do artista mexicano José Clemente Orozco, chamado de “El Hombre de Fuego” está pintado em uma das capelas do instituto. Juntamente com a majestosa obra, mais uma porção de obras de arte encontram-se espalhadas pelas galerias do local, criando uma enorme importância cultural para o “Cabañas”, permitindo assim que o Instituto fosse declarado “Patrimonio Mundial da Humanidade” pela Unesco.

O Instituto Cabañas já foi também transformado em quartel militar e encerrou suas atividades em 1980, dando lugar ao que ele é hoje: Um espaço para promoção da cultura e arte da região. Não deixe de visitá-lo, pois ele é sem sombra de dúvidas uma das atrações mais interessantes da cidade.

Instituto Cultural Cabañas

CHAPALITA

A chamada Glorieta Chapalita é uma praça que fica situada na colônia Chapalita, no município de Zapopán, tendo sido projetada por José Amezcua Diaz. O lugar tornou-se um espaço para a promoção de cultura e lazer do povo, contando com espaços amplos e arborizados, ideal para um passeio com a família. A praça é cercada de árvores e conta também com um coreto central, bem típico das “plazas” do México.

* Chapalita - Foto: conoceguadalajara.com

Os artistas locais possuem o costume de expor os seus trabalhos ao ar livre, geralmente aos domingos, nos chamados “tianguis”. Esta mobilização artística acaba fazendo com que a praça fique bem movimentada, sendo possível encontrar gente de todas as classes e estilos circulando pela área. Se você for à Chapalita em um domingo, provavelmente irá presenciar bandas de música se apresentando para um público fiel e democrático, e muitas famílias buscando algumas horas de descontração. Um passeio divertido e leve, com certeza!

PLAZA DE LA LIBERACIÓN

A Plaza de la Liberación também merece uma visita, e caso você já estiver pensando em visitar o “Teatro Degollado”, fique tranquilo que ela praticamente já está inserida em seu roteiro, sendo que ela fica em frente ao teatro e é um dos pontos mais tradicionais de Guadalajara. Foi construída em 1952 e é local certo de festejos tradicionais da cidade, manifestações públicas, políticas e paradas militares.

EL RINCÓN DEL DIABLO

El Rincón del Diablo, um cruzamento de ruas que em tradução literal leva o nome de “Esquina do Diabo” é um lugar, de fato, interessante para uma caminhada em um belo dia de sol. Ali será possível avistar um prédio do século 18 que hoje é casa da Secretaria do Governo do estado de Jalisco. Já no passado, foi casa do conquistador Juan Saldivar e possui muita História e uma arquitetura bem única. No decorrer do ano, algumas exposições de arte são organizadas no local.

No lado de fora, bem ao meio da esquina “del Diablo”, encontra-se uma obra de arte e fonte nomeada de “Fuente de los Niños Miones”, que representa a alegria da infância. A obra foi inaugurada em 1982 e é do escultor Miguel Miramontes.

Fuente de los Niños Miones

PLAZA DE LOS MARIACHIS

A Plaza de los Mariachis precisa entrar em sua programação em Guadalajara, apenas pelo fato de ser dedicada a homenagear este símbolo folclórico tão famoso do México. Os Mariachis são internacionalmente conhecidos e ganharam uma praça para chamar “de sua”, onde grupos se apresentam dia e noite. Por lá, a animação é certa e é o local onde os românticos vão oferecer serenatas para as suas amadas. A Plaza de los Mariachis fica situada na Calzada Independencia, e leva o nome oficial de Plaza Pepe Guizar, em tributo a este importante músico e compositor mexicano.

ESTADIO JALISCO

Construído em 1960 e considerado o terceiro maior estádio de futebol do México, o Estadio Jalisco pode orgulhar-se do fato de já ter recebido jogos de duas copas do mundo, a de 1970 e a de 1986. Sim, a copa de 1970 que o Brasil foi tri campeão, passou por Guadalajara, e o jogo de estreia da seleção brasileira foi no Estadio Jalisco, onde derrotou a Tchecoslováquia por 4 a 1.

* Estadio Jalisco - Foto: futworld.esy.es

É inegável a relação de amizade e camaradagem do povo mexicano e brasileiro, e parte da relação de paz entre os povos vem do esporte que consagrou Pelé e Maradona, sendo que o Estadio Jalisco tem papel importante na História do nosso futebol, e só por isso, já merece ser visitado.

O Estadio Jalisco fica a aproximadamente 15 minutos de carro do Centro histórico da cidade.

PUENTE MATUTE REMUS

Uma ponte que lembra muito a Ponte “Estaiada” de São Paulo, a Ponte Matute Remus é uma obra moderna e que foi construída recentemente em Guadalajara, estando estrategicamente localizada em uma das áreas mais importantes da Zona Metropolitana. A noite a ponte ganha uma iluminação toda pensada para valorizar o seu “design” progressista e faz da obra um cartão postal moderno, em contraponto com tantas outras atrações mais “clássicas” e antigas da região.

Ponte Matute Remus - Foto: cdn.archinect.net

PALÁCIO MUNICIPAL

Bem próximo da Plaza de Armas se encontra o Palacio Municipal, mais um prédio público que vale a pena a contemplação. Ele tem data de construção recente, porém possui uma arquitetura clássica e antiga. Dentro do Palácio é possível avistar algumas obras de arte, como pinturas, e visitar o pátio central.

Espero que tenham gostado das dicas de atrações turísticas de Guadalajara e fique acompanhando o blog para mais informações sobre esta cidade imperdível. Para conhecer mais sobre a capital de Jalisco e arredores, acesse os links abaixo e confira todos os posts que já produzimos sobre a nossa viagem:

BEM VINDOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO - INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE GUADALAJARA, MÉXICO - PARTE 2

LOCAIS PARA COMPRAS EM GUADALAJARA, NO MÉXICO

LUGARES QUE VALEM A PENA CONHECER PRÓXIMOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO

EXPERIÊNCIA DE VOO COM A CLASSE EXECUTIVA DA COPA AIRLINES – DE SÃO PAULO A GUADALAJARA

PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA SE VISITAR EM GUADALAJARA, NO MÉXICO

*Visitamos a cidade de Guadalajara a convite do Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), da Copa Airlines (copaair.com) e da agência Scritta (scritta.com.br).

**Agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros: Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), Copa Airlines (copaair.com), agência Scritta (scritta.com.br), Secretaria de Turismo de Jalisco (secturjal.jalisco.gob.mx), Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara (vive.guadalajara.gob.mx), Mundo Cuervo (mundocuervo.com), NH Collection Guadalajara Centro Histórico (nh-collection.com), Sin Fin de Servicios (sinfindeservicios.com) e DragonFly (dragonfly.pro).

***Agradecimento especial aos profissionais que tornaram a nossa experiência em Guadalajara possível: Alejandra Ramirez, Arturo, Carlos Moreno, Fernanda Landa, Gabriel Lopez, Lorena Kunz, Jéssica Conceição, Juan Pablo Maass e Liliana Aceves.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar