​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Troca da Guarda em frente ao Palacio de Buckingham, em Londres

Uma das atrações mais famosas de Londres e que virou um verdadeiro “clichezão” por lá é a Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, um mix de show e desfiles carregados de tradição, que contam com a participação de muitos guardas reais e uma banda de música. Uma rotina que faz parte dos procedimentos de segurança do Palácio e que virou “must see” para os visitantes da capital inglesa.

O Palácio de Buckingham por si só já é uma atração deslumbrante e vale muito a pena ir vê-lo bem pertinho, sendo que ele é considerado a residência oficial da Rainha Elizabeth II, e a sede da administração da Casa Real Britânica. Para guardar o suntuoso Palácio e seus nobres moradores, a Guarda Real está sempre a postos e os seus guardas possuem caracterização inconfundível, ostentando uniformes vermelhos e os bearskins, emblemáticos chapéus feitos com pele de urso.

Imagem: De cima do memorial dedicado à Rainha Vitória, em frente ao Palácio, se tem uma visão privilegiada de toda a cerimônia

A Troca da Guarda é realizada diariamente em frente ao Palácio de Buckingham, nos meses de verão, após o dia 19 de Junho, com horário pontual: 11 horas da manhã. De janeiro a Março, acontece nas segundas, quartas, sextas e domingos. Já de abril até Junho a troca é apresentada nas segundas, quartas, sextas, sábados e domingos. Durante o resto do ano a Troca é realizada em alguns dias eventuais (Confira o calendário AQUI) e o evento pode ser cancelado, mediante às condições climáticas do dia.

Toda a rotina é apresentada em cerca de 45 minutos e além de toda a pompa da marcha e coreografia dos soldados, a banda da Guarda ainda apresenta algumas músicas para a multidão, inclusive algumas canções clássicas e outras bem famosas da cultura POP, como temas de filmes e musicais.

São muitos os turistas que vão prestigiar a cerimônia, porém tudo ocorre de forma devidamente organizada, pontualmente e com uma precisão tipicamente inglesa. A grande dica para fazer o passeio valer a pena é chegar bem cedo e tentar pegar um espaço logo em frente às grades do Palácio, e se possível bem próximo ao enorme portão central, pois é ali onde todo o movimento acontece, com a passagem da Guarda e da banda.

Caso não seja possível conseguir um lugarzinho privilegiado próximo à grade, indico subir no memorial dedicado à Rainha Vitória, que fica em frente ao Palácio. De lá se assiste ao espetáculo um pouco mais de longe, porém com a vantagem de se ver tudo de cima, com uma visão privilegiada para todo o pátio onde a Guarda Real realiza a troca.

Os movimentos são precisamente calculados e ensaiados, e a apresentação das armas e a entrega das chaves do Palácio se destacam como dois momentos emblemáticas do ritual. De forma muito bonita e harmônica, o novo pelotão (New Guard) “toma o lugar” da tropa antiga (Old Guard), sendo que tudo é realizado através de uma coreografia imperdível.

Imagem: O melhor lugar para assistir à Troca da Guarda é bem próxima às grades do Palácio

Imagem: O novo pelotão (New Guard) “toma o lugar” da tropa antiga (Old Guard)

Acredito que, apesar de ser uma cerimônia um pouco longa e a espera cansativa, a simbólica Troca da Guarda é uma atração a ser considerada no roteiro daqueles que visitam Londres pela primeira vez, pois é um evento gratuito e diferente. A Troca da Guarda reúne elementos preciosos da tradição monárquica do Reino Unido, que refletem bem os costumes da organizada e pragmática cultura britânica.

LEIA TAMBÉM:

COMO É VOAR COM A BRITISH AIRWAYS DE SÃO PAULO PARA LONDRES NA CLASSE WORLD TRAVELLER PLUS

4 MUSEUS PARA SE VISITAR EM LONDRES

5 LUGARES PARA SE VER LONDRES DE CIMA

4 PARQUES PARA SE CONHECER EM LONDRES

3 IGREJAS PARA SE VISITAR EM LONDRES

INDO DO AEROPORTO DE GATWICK AO AEROPORTO DE HEATHROW, EM LONDRES

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar